Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 16-04]

Moinhos abertos ao público, os encontros gastronómicos do Ouriço ou da "comida de Rua", o Algarve Nature Week, o festival internacional de chocolate de Óbidos são alguns dos eventos para pôr na agenda esta semana, muito rica em atividades.
Versão para impressão
Moinhos abertos ao público, os encontros gastronómicos do Ouriço ou da “comida de Rua”, o Algarve Nature Week, o festival internacional de chocolate de Óbidos são alguns dos eventos para pôr na agenda esta semana, muito rica em atividades, em todo o país.

por Lucília Ribeiral
 

NACIONAL 
 

Moinhos abertos ao público em todo o país
Dia 7 de Abril celebrou-se o Dia Nacional dos Moinhos, por isso este fim-de-semana, os moinhos de Portugal estão abertos ao público para visitas gratuitas. Várias dezenas de moinhos aderiram à iniciativa com um programa próprio que deve ser consultado na página da Rede Portuguesa de Moinhos. Saiba mais AQUI.
 

LISBOA

 
V Ciclo de Concertos na Igreja de São Vicente de Fora
Para celebrar os 250 anos do Órgão histórico da Igreja de São Vicente de Fora, entre Abril e Dezembro de 2015,os segundos sábados de cada mês vão ser preenchidos com um concerto de música barroca dos séculos XVI, XVII e XVII, às 17h00. O encontro vai ser organizado pelo Patriarcado de Lisboa e a Editora Althum e começa já este sábado. Requer inscrição prévia. Saiba mais AQUI.
 
Feira da Buzina em Alvalade
A Feira da Buzina acontece mais uma vez, este domingo, entre as 11h00 e as 19h00, no Mercado de Alvalade. Este evento típico destaca-se por ser um espaço os artigos são vendidos a partir da bagageira do carro. Saiba mais AQUI.
 
Feiras das Almas nos Anjos
O primeiro fim-de-semana de cada mês está reservado para a Feira das Almas, na Taberna das Almas, nos Anjos, mas em Abril, o mercado passou para a segunda semana, em virtude das celebrações pascoais. Assim sendo, este sábado e domingo, entre as 11h00 e as 19h00, pode visitar as mais de 70 bancas com artigos variados, vintage, em segunda mão e usados. Saiba mais AQUI. 
 
Conversas sobre luz no Museu de História Natural e Ciência
O Museu Nacional de História e da Ciência vai promover, a partir de 15 de Abril e até 8 de Julho, o Ciclo de Conferências Light. Estes encontros informais com historiadores, investigadores e fotógrafos vão debater a luz. O primeiro, esta quarta-feira, convida o astrofotógrafo Miguel Claro, às 19h00, na Sala Vandelli. Saiba mais AQUI.
 
1ª edição do Street Food European Festival no Estoril
Está a decorrer até 12 de Abril a 1ª edição do Street Food European Festival, nos Jardins do Casino do Estoril, entre as 12h00 e as 20h00, e até às 22h00, no fim-de-semana. O evento reúne mais de 50 veículos com todo o tipo de oferta gastronómica, desde as tapas ao sushi. Saiba mais AQUI.
 
1ª edição do Mercado 28 em Alfama
A 1ª edição do Mercado 28 acontece este sábado, entre as 10h00 e as 18h00, no Espaço Alfama Artes e Eventos, e vai contar com artigos de vestuário, acessórios, moda africana, arte portuguesa, artes plásticas, bem como uma área de petiscos com refrescos tropicais. Saiba mais AQUI.
 
Festival Internacional de Biotecnologia
Portugal é o primeiro país a receber o World Biotech Tour, esta sexta-feira e sábado, no Pavilhão do Conhecimento e no Time Out Mercado da Ribeira. Empresários, investigadores e jovens embaixadores da área vão encontrar-se durante estes dias para contar as suas experiências, e recorrer a atividades, jogos e debates, para demonstrar a sua aplicação no quotidiano. Saiba mais AQUI.   
 
Workshops e aulas grátis de espanhol
O Instituto Espanhol de Línguas está a oferecer até 16 de Abril aulas grátis de Espanhol e workshops sobre a cultura do país. Nos dias 14 e 15 de Abril (terça e quarta-feira) acontecem as aulas do nível inicial, às 19h00. Dia 16 de Abril (quinta-feira), às 18h30, há um workshop sobre o tema “Estudar em Espanha” e no mesmo dia, pelas 19h30, o workshop “Erasmus em Espanha”. As atividades requerem inscrição prévia. Saiba mais AQUI.
 

PORTO

 
Feira Artesanatus Porto
Até domingo visite a Feira Artesanatus Porto, entre as 10h00 e as 24h00, na Praça D. João I. O mercado conta com uma mostra variada de joalharia, brinquedos, cerâmica, madeira, entre outros produtos. Saiba mais AQUI.
 
A cultura e o turismo na era digital em discussão em Serralves
Serralves promove na próxima segunda-feira, entre as 18h00 e as 20h00, a conferência “A promoção da cultura e do turismo na era digital: qual o papel das indústrias criativas?”, com a participação de Alice Loy, especialista norte-americana em empreendedorismo cultural. O encontro requer inscrição prévia e conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos. Saiba mais AQUI.
 
Porto Anti-Stress regressa
Este domingo acontece mais uma edição do Porto Anti-Stress, com hora marcada para as 10h00, no Parque Oriental da Cidade do Porto, em Campanhã. Não é necessário efetuar inscrição, só tem que trazer roupa e calçado confortável. Saiba mais AQUI.
 
Pãodemónio em concerto no Largo de São Bento
O projeto Locomotiva volta a marcar a agenda da cidade, com um concerto esta sexta-feira, pelas 18h00, no Largo de São Bento, dos Pãodemónio, que vão apresentar o seu novo CD. O encontro musical insere-se também no ciclo Jazz em São Bento. Saiba mais AQUI.
 
Exposições, ciclo de cinema e teatro na Maia
O Fórum da Maia e Centro Comercial Plaza inauguram este sábado, pelas 16h00, a exposição coletivo “Rua do Sol 172”, acompanhada de ciclo de cinema, performance de teatro e visita guiada às exposições patentes. A iniciativa tem início às 16h00, com a visita às exposições “Viagem ao Princípio do Mundo” e “Ontem como Hoje”. Segue-se o ciclo de cinema, pelas 17h00 e a performance-teatro às 18h00, com a peça “Perdição – Momento II”. Saiba mais AQUI.
 

ÁREA DE SETÚBAL

 
Feira do Livro de Viagem em Almada
A Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, em Almada, está a promover até 19 de Abril a Feira do Livro de Viagem. Além do mercado com edições de cadernos, livros de gastronomia, discos, tudo relacionado com o tema viagens, há ainda espaço para uma workshop de tipografia, conversas sobre viagens e a apresentação do CD livro “Periplus» de Amélia Muge e Michales Loukovikas”. Saiba mais AQUI.
 
“Um Corpo Estranho” na Fnac de Setúbal
A Fnac de Setúbal recebe este domingo, pelas 17h00, João Mota e Pedro Franco com o projeto “Um Corpo Estranho”, que faz parte da Compilação dos Novos Talentos Fnac 2013.Os artistas, naturais da região, intitulam-se contadores de anti-estórias, tocam guitarra, ukulele, banjo, theremin, percussões e serrote musical. Saiba mais AQUI.
 

NORTE E CENTRO

 
1º Festival Internacional do Ouriço-do-Mar
O 1º Festival Internacional do Ouriço-do-Mar acontece este fim-de-semana, na Ericeira, inserido nas Jornadas Técnicas sobre Ouriço-do-Mar com Especialistas, Biólogos e Investigadores desta espécie. Além das apresentações de estudos científicos, os restaurantes da região associaram-se à iniciativa e vão confecionar pratos com este ingrediente especial. Um dos momentos altos vai ser o showcooking apresentado por vários 'chefs', no sábado, a partir das 15h00, no Hotel Vila Galé. Saiba mais AQUI.
 
Mais uma edição do Festival de Chocolate de Óbidos
Para delícia dos amantes do chocolate, arranca esta quinta-feira, dia 16 de Abril, mais uma edição do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, que vai durar até 3 de Maio. Este ano não deve ser exceção, por isso espera-se a habitual enchente de 200 mil pessoas, que todos os anos visitam a vila histórica por esta altura. Saiba mais AQUI.
 
Maior evento de ginástica no Bombarral
O Bombarral recebe este fim-de-semana o maior evento de ginástica para todos a nível nacional, o Gym for Life, que reúne cerca de 2300 participantes de todo o país, no recinto desportivo bombarralense. O encontro é organizado pela Federação de Ginástica de Portugal e pela União Progressiva do Vale Covo. Saiba mais AQUI.
 
XIII Festival de Sopas e Merendas de Alenquer
O XIII Festival de Sopas e Merendas de Alenquer acontece este sábado e domingo, com o objetivo a divulgar o tipo de alimentação que os trabalhadores rurais tinham no passado. Além da oferta gastronómica que vai a concurso, o recinto da Adega Cooperativa da Labrugeira, acolhe também uma mostra de vinhos e outros produtos confecionados no concelho, bem como animação cultural, com grupos de artistas locais. Saiba mais AQUI.
 
Feira Medieval de Castelo de Mendo
Castelo de Mendo faz uma viagem ao passado este fim-de-semana, com a Feira Medieval da vila, que começa às 19h00 de sábado e se prolonga por todo o domingo. “Sobem ao palco” cavaleiros de armadura reluzente, bobos, jograis, monges, damas, nobres, bruxas e mendigos, acompanhados de variados manjares, aromas e bebidas medievais. Uma verdadeira viagem à Idade Média. Saiba mais AQUI.
 

ALGARVE E ALENTEJO

 
Algarve Nature Week
O Algarve Nature Week arranca este sábado, com uma programação variada, que pretende atrair mais turistas para esta região do país. Algumas atividades são pagas ou requerem inscrição prévia, mas há muito por onde escolher, entre caminhadas, passeios de barco, observação de aves e workshops. Saiba mais AQUI.
 
Mais um fim-de-semana com o Terras Sem Sombra 2015
O Festival Terras Sem Sombra 2015 está a decorrer no Alentejo, em oito fins-de-semana distintos, até 21 de Junho. Este fim-de-semana, ocasião para ouvir melodias de piano do século XVIII, na Península Ibérica, sábado, às 21h30, na Igreja Matriz de Sines, e para fazer um passeio, no domingo, às 10h00, para observar as espécies alienígenas terrestres do Alentejo Litoral. Saiba mais AQUI.
 
Comemorações do Dia Internacional do Jazz
A Orquestra de Jazz do Algarve comemora o Dia Internacional do Jazz (30 de Abril) durante todo o mês, com vários momentos dedicados à música. Esta sexta-feira, pelas 17h00, a Escola de Artes de Lagoa debate, com a ajuda de Yuri Daniel, o tema “Jazz elétrico nos anos 80 – Bandas tipo Weather Report”. Mais tarde, pelas 21h30, o auditório da capela do Convento de São José, também em Lagoa, recebe um concerto do duo Sax & Brass Talks, com David Paz e Luís Henrique. Saiba mais AQUI.
 
Cineclube de Faro festeja 59 anos
O Cineclube comemorou esta segunda-feira, 6 de Abril, o seu 59.º aniversário, por isso preparou para todo o mês de Abril uma programação variada com exibições de filmes e eventos musicais. Destaque para a Festa de Aniversário que acontece este sábado, a partir das 23h00, com entrada livre. Saiba mais AQUI.
 
Conferência Internacional Tadeusz Kantor em Évora
A Universidade de Évora, em parceria com a Embaixada da República da Polónia, vão assinalar os 100 anos do nascimento do criador polaco Tadeusz Kantor, com uma Conferência Internacional, entre os dias 15 e 21 de Abril, no espaço da universidade. Os encontros, que pretendem debater o impato da obra do artista no teatro mundial, são abertos ao público em geral. Saiba mais AQUI.
 
Caso tenha conhecimento de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o e-mail: roteiro@boasnoticias.pt

Comentários

comentários

Etiquetas

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close