Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 15-11]

Este é o fim de semana da castanha assada acompanhada da tradicional jeropiga para celebrar o São Martinho. Mas há muitos outros eventos gratuitos no nosso roteiro semanal, de norte a sul do país.
Versão para impressão
Este é o fim de semana da castanha assada acompanhada da tradicional jeropiga para celebrar o São Martinho. Mas além dos magustos, há muitos outros eventos gratuitos no nosso roteiro semanal, de norte a sul do país, com concertos, cinema e muita animação.

por ANA SILVA

Lisboa

Rotas e Rituais no Cinema São Jorge
A decorrer até ao dia 17 de Novembro está o festival Rotas e Rituais, no cinema São Jorge, em Lisboa. O evento centra-se no cinema e música brasileira. Os concertos requerem pagamento, mas os filmes têm exibição com entrada livre, limitadas à lotação da sala.
Consulte AQUI o programa.

Música Eletrónica nas Janelas Verdes
O Le Chat, espaço localizado nas Janelas Verdes, ao lado do Museu de Arte Antiga, abre as portas ao público, este sábado, dia 10 de Novembro, a partir das 17h00, para o lançamento da nova agência Double Date – Música Electrónica. A Double Date promete conquistar todos os amantes de boa dança com a vista magnífica para o rio Tejo. Por lá vão passar Mário Valente, Glam Slam Dance, Fulano47, Sininho, Pan Sorbe, Valise D'Images, Rui Estevão, entre outros.

The Lisbon Ballerina Project
O Jazzy Dance Studios – na Rua da Cintura do Porto a Santos, Armazém J – recebe, de 09 a 11 de Novembro, a exposição do The Lisbon Ballerina Project. A inauguração, esta sexta-feira às 20h30, conta com performances de dança, jazz e fado. A mostra tem 85 fotografias captadas ao longo de mais de dois anos, no âmbito de um projeto artístico de fotografia e dança, desenvolvido por Luís Rocha dos Reis e inspirado no conceito original de Dane Shitagi (NY, USA).
Consulte AQUI o programa.

Exposição “O Museu em montagem”
O Museu Coleção Berardo conta com a exposição fotográfica de Rodrigo Bettencourt da Câmara, “O museu em montagem”. A mostra reúne diversas fotografias que registam a montagem da exposição da Coleção Berardo e ainda de várias exposições temporárias.
Saiba mais AQUI.

Ruas de Baixo na Baixa-Chiado
A Ruas de Baixo, portal de cultura urbana e lifestyle, está presente durante todo o mês de Novembro na estação de metropolitano Baixa-Chiado. Garantidos estão concertos, exposições e debates.
Consulte AQUI o programa.

Ilustrações de Alice no País das Maravilhas
Para recordar a personagem criada por Lewis Carroll, Alice, visite a exposição “Um Chá para Alice”, na sala de Exposições Temporárias, no piso 01, da na Fundação Gulbenkian. A mostra conta com ilustrações de 21 autores contemporâneos oriundos de 15 países. Para além de Alice é possível ver ilustrações das personagens mais carismáticas da história de “Alice no País das Maravilhas”.
Saiba mais AQUI.

Festa de São Martinho em Oeiras
Este domingo, dia 11 de Novembro, a partir das 11h00, a festa da Castanha regressa ao concelho de Oeiras, no Largo 5 de Outubro do Centro Histórico. Para além de serem servidas castanhas gratuitamente, pode ainda contar com muita música e animação.
Saiba mais AQUI.

“A minha cidade vista pelos teus olhos”
“A minha cidade vista pelos teus olhos” é o tema do intercâmbio organizado pelo Goethe-Institut Portugal em 2012 e que reúne dois dos mais interessantes Urban Sketchers de Portugal e da Alemanha, Ricardo Cabral e Till Laßmann. Ricardo Cabral aventurou-se durante duas semanas pela Alemanha. Hamburgo foi o seu ponto de partida e Berlim, a capital, o destino. A mostra está patente no Goethe-Institut até ao dia 16 de Novembro.
Saiba mais AQUI.

BES Arte & Finança com Paulo Nozolino
Está em exposição, no espaço BES Arte & Finança, em Lisboa, até dia 04 de Janeiro, a mostra “Usura” de Paulo Nozolino. O artista reúne nove dos trípticos de fotografias a preto e branco, sendo que esta é a primeira vez que junta praticamente todos os trípticos desenvolvidos por si até hoje.
Saiba mais AQUI.

Exposição: “De Sensu et Sensato”
“De Sensu et Sensato”, de Martinha Maia, é a nova exposição patente no Espaço Arte Tranquilidade. A mostra, que está aberta ao público até ao dia 07 de Dezembro, conta com a curadoria de Maria do Mar Fazenda.
Saiba mais AQUI.

Matthias Contzen com exposição em Cascais
Está patente até ao dia 18 de Novembro a exposição “My Pocket Universe” de Matthias Contzen, na Fortaleza da Cidadela de Cascais. Matthias Contzen apresenta 24 esculturas que vão estar dispersas pelo perímetro interior da Cidadela e ainda no interior da Pousada Cidadela de Cascais.
Saiba mais AQUI.

Casa da Achada: “Artistas Amigos de Mário Dionísio”
A exposição “Artistas amigos de Mário Dionísio – desenho e pintura do século XX” conta com obras de artistas como Abel Salazar, Álvaro Cunhal, Júlio Pomar, Júlio Resende, Vieira da Silva, entre outros. São obras de 28 artistas, todos do século xx, de características muito diferentes. O que têm em comum é terem vindo das paredes (e das gavetas) de uma mesma casa: a de Mário Dionísio e de Maria Letícia, na Av. Elias Garcia, em Lisboa.
Saiba mais AQUI.

Riso: Uma exposição a sério
Como diz o ditado, “rir é melhor remédio”. Está patente, até ao dia 17 de Março, no Museu da Eletricidade uma exposição dedicada ao riso. São de 300 os artistas que estão representados em sete núcleos temáticos onde se encaixa tudo o que nos faz rir, desde pintura a vídeo, passando pela literatura e a escultura. A exposição está aberta todos os dias ao público, exceto à segunda-feira, das 10h00 às 18h00.
Saiba mais AQUI.

Exposição de desenho e pintura: Lisboa dos Fados
Está patente na Allarts Gallery, em Lisboa, até ao dia 24 de Novembro, a  exposição, “Lisboa dos Fados”, de desenhos e óleos de Albino Moura que retrata autenticidade da Capital do Fado.
Saiba mais AQUI.

Out Sessions no Quiosque
O quiosque do “Melhor Bolo de Chocolate”, na Av. da Liberdade, em Lisboa, regressa com as sessooes de música. Este sábado, dia 10 de Novembro, a partir das 21h00, o convidado é Nunchuck autor do documentário “Meio Metro de Pedra”, projeto único sobre a história do rock n'roll nacional.


Porto

Música no Metro de S. Bento
Esta segunda-feira, pelas 16h00, dia 12 de Novembro, na cidade Invicta vão ecoar os sons da múscia do DJ Ride, com um showcase ao vivo. O espetáculo vai decorrer na estação de Metro de S.Bento. A Rádio Nova Era vai estar presente, emiitndo em direto o evento.
Saiba mais AQUI.

Magusto com o Vespa Clube do Porto
Este sábado, dia 10 de Novembro, o Vespa Clube do Porto organiza um passeio/magusto pelas ruas do Porto. O ponto de encontro é por volta das  15h00 na antiga Escola Primária do Passeio Alegre (junto ao Castelo da Foz). O cortejo segue até às Galerias de Paris onde está previsto o magusto. Já por volta das 17h00 inaugura-se a exposição “Vespa e o Cinema” da Fundação Piaggio. O passeio requer inscriçºão através do e-mail vespaclubeporto@gmail.com.
Saiba mais AQUI.

Exposição Ernst Lieblich
A inauguração da exposição da Coleção Ernst Lieblich, que conta com mais de 40 obras de arte portuguesa, moderna e contemporânea, é já este sábado, dia 10 de Novembro, pelas 16h00,na Galeria Cor Espontânea. Na mostra estão patentes ao públicos trabalhos de artistas como Albuquerque Mendes,Gerardo Burmester, Júlio Resende, Maria Keil, Nadir Afonso, Nikias Skapinakis, Querubim Lapa, entre outros.
Saiba mais AQUI.

A arte da fotografia
Como vem sendo hábito o Centro Português de Fotografia brinda-nos com grandes trabalhos de fotografia. São várias as exposições que podem ser visitadas gratuitamente no próximos meses. Entre elas está uma mostra sobre a história da emigração portuguesa e outra que incide sobre as partes da cidade do Porto marcadas pelo abandono – “sossego”, nas palavras do seu autor.
Saiba mais AQUI.

Norte

Monção oferece Magusto
Este domingo, dia 11 de Novembro, pelas 14h30, celebra-se o São Martinho, em Monção, com um Magusto na Praça Deu-la-Deu Martins, aberto a todos os residentes e visitantes. Para além da castanha e da jeropiga, a festa conta ainda com a música dos tocadores de concertina e dos cantares tradicionais ao desafio.
Saiba mais AQUI.

Dia Europeu do Enoturismo
As autarquias de Monção e Melgaço organizam este domingo um programa que pretende divulgar o vinho característico da região, o Alvarinho. A partir das 10h00 realizam-se visitas guiadas aos centros históricos com entradas gratuitas em espaços culturais como a Torre de Menagem, o Museu do Cinema, o Museu de Memória e Fronteira, a Casa Museu de Monção/UM e o Centro Interpretativo do Castro de S. Caetano (Monção). Estão também previstas provas de vinho no Paço do Alvarinho, em Monção, e Solar do Alvarinho, em Melgaço.
Consulte AQUI o programa.

Mostra Coletiva de Fotógrafos em Ovar
Na galeria do Posto de Atendimento Turístico do Furadouro, em Ovar, está patente a exposição “Mostra Coletiva de Fotógrafos do Concelho de Ovar”, até ao dia 06 de Janeiro do próximo ano.

Exposição “Nomadismo e Disseminação”
Está patente até ao dia 16 de Dezembro, na Fábrica Asa, em Guimarães, a exposição “Nomadismo e Disseminação”. A mostra centra-se nos conceitos de deslocamento, nomadismo e disseminação territorial enquanto paradigmas práticos e teóricos da produção e educação artísticas recentes.
Saiba mais AQUI.

As obras de Michelangelo Pistoletto
Até ao dia 16 de Dezembro, no âmbito do evento Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012, a cidade apresenta um conjunto de obras que dão a conhecer o pensamento e a produção artística de Michelangelo Pistoletto. Este conceituado artista italiano desenvolveu, para a Capital Europeia da Cultura, um processo único de conhecimento articulado em três momentos: criação de uma instalação de arte pública cidade de Guimarães, uma exposição da obra de Pistoletto da série Love Difference em sete espaços da cidade e ainda uma conferência ‘Being Singular Plural’ na Fábrica ASA.
Saiba mais AQUI.

2012 Odisseia Kubrick
Está patente em Vila do Conde, no Solar – Galeria de Arte Cinemática, a exposição “2012 Odisseia Kubrick”, no âmbito da 20ª edição do Festival de Curtas de Vila do Conde, que inclui várias obras do cineasta. As sessões são de terça a domingo, até Novembro e têm entrada livre. Consulte AQUI o programa disponível até ao dia 11 de Novembro.

Guimarães com Edifícios & Vestígios
“Edificios & Vestígios” é a exposição patente no sector G da Fábrica Asa, em Guimarães. A temática de “Edificios & Vestígios” centra-se na era pós-industrial e réune uma série de projetos de várias áreas como a arte, arquitetura, fotografia, design, som, cinema, engenharia, história, arqueologia, antropologia ou etnografia.
Saiba mais AQUI.

“Style on Stage”: Oito bandas, oito talentos, oito concertos gratuitos
O The Style Outlets, em Vila do Conde, comemora o seu oitavo aniversário com um concurso de talentos musicais e ainda oito concertos de cantores e bandas nacionais. Entre os dia 10 e 17 Novembro, sempre às 19h30, são vários os artistas que por lá vão passar como os Expensive Soul, os Clã, Mónica Ferraz, Luísa Sobral, entre outros.
Saiba mais AQUI.

Maia: Conhecer a cidade através das nuvens
Todos os segundos sábados de cada mês, a Câmara Municipal da Maia convida o público a observar gratuitamente, através do mirador da Torre Lidador, com uma altura de 92 metros, a cidade da Maia e toda a Área Metropolitana do Porto.

Centro

Guarda: Exposição “Paisagens Improváveis”
A mostra “Paisagens Improváveis” tem inauguração marcada para este sábado, dia 10 de Novembro, na Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda. A exposição fotográfica, patente até ao dia 30 de Dezembro, é de entrada livre.
Saiba mais AQUI.

Feira da castanha em Marvão
A vila medieval de Marvão recebe por estes dias, 10 e 11 de Novembro, a 29ª edição da “Festa do Castanheiro”. Para além e encontrar os tradicionais produtos portugueses da época de Outono, pode contar com magustos, grupos folclóricos e musicais locais, animação circense,  fanfarras, os grupos de bombos e os teatros de rua.
Saiba mais AQUI.

“Ritmos de Cor e Composição”
Até ao dia 11 de Novembro está patente, no Foyer do Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, a exposição de pintura “Ritmos de Cor e Composição”, de Manuel Gorjão Henriques
Saiba mais AQUI.

Cine Teatro avenida de Castelo Branco: Exposição “Ecos”
O Cine-Teatro Avenida, em Castel Branco, tem patente, até ao dia 03 de Dezembro, a exposição “Ecos”. Esta é uma mostra coletiva de trabalhos de pintura, onde se notam as carateristicas singulares das técnicas e temáticas exploradas por cada artista.
Saiba mais AQUI.

Sul

25 anos do Museu do Trabalho Michel Giacometti
O Museu do Trabalho Michel Giacometti assinala os seus 25 anos com um programa comemorativo que conta com exposições, música e artesanato, no qual é lembrada a mostra “O Trabalho faz o Homem”, que estreou no primeiro dia de abertura do museu setubalense. A iniciativa tem início no sábado com várias atividades gratuitas a partir das 15h00. A exposição fotográfica “O Trabalho faz o Homem” está patente até ao dia 15 de Janeiro, com os painéis “A recolha Etnográfica da coleção Michel Giacometti” e “Momentos”.
Saiba mais AQUI.

A história do vinho no Redondo
O Museu Regional do Vinho, no Redondo, tem patente, até ao dia 29 de Janeiro, a exposição “ Vita Vinum Est”. Quem passar na terra do bom vinho fica a conhecer a história do néctar dos deuses e a sua cultura. Falamos do vinho, claro. A mostra apresenta uma história do vinho com base na recolha de dados arqueológicos no concelho do Redondo.

Exposição “Formas” no Palácio D. Manuel
A exposição “Formas” está patente no Palácio de D. Manuel, em Évora, até ao dia 30 de Novembro, uma exposição de escultura da artista plástica Visitação Zambujo, intitulada “Formas”.
Saiba mais AQUI.

“As Viagens de Gulliver”
Todos os domingos, até ao dia 11 de Novembro, o centro comercial Freeport, em Alcochete, conta com um espetáculo de teatro para os
mais pequenos, que decorre no Centro de Exposições. O teatro acontece todos os domingos entre as 12h00 e as 13h00.
Saiba mais AQUI.

Portimão: Festival Cidades Invisíveis
A 4.ª edição do Festival Cidades Invisíveis, que termina este fim de semana, dia 10 de Novembro, tem como tema Barcelona. Guiado por Eduardo Mendoza, o Teatro Municipal de Portimão propõe uma viagem em redor da Barcelona literária lendária, mítica, fantástica e já desaparecida, e interpela a Barcelona actual, através dos seus criadores contemporâneos, com uma programação de música, teatro, novo-circo, dança, fotografia, cinema e literatura.
Saiba mais AQUI.

Mostra do Fundo Antigo
No âmbito das comemorações dos 110 anos da Biblioteca Municipal de Faro está patente até ao dia 15 de Novembro a exposição Mostra do Fundo Antigo. O Fundo Antigo da Biblioteca Municipal de Faro é constituído por cerca de 4000 de livros do século XVI até ao século XVIII (período que antecede a industrialização do fabrico dos livros).
Saiba mais AQUI.

Faro: Os 200 anos do Arco da Vila
O Museu Municipal de Faro tem patente até ao dia 20 de Janeiro de 2013 uma exposição que assinala os 200 anos do Arco da Vila, monumento emblemático da cidade e uma das principais referências arquitetónicas do neoclassicismo algarvio. A mostra conta com esculturas atribuídas à oficina do mestre conimbricense Machado de Castro e pinturas de marca italiana dos finais de Setecentos e início de Oitocentos.
Saiba mais AQUI.

Ilhas

Madeira

Exposição do Museu da Baleia da Madeira
A Gare marítima do Funchal tem patente, até ao dia 02 de Dezembro, a exposição: “Museu da Baleia da Madeira – recordando o passado, preparando o futuro”. A mostra conta com três vertentes do museu: museologia, educação e ciência. Por outro lado, é possível também conhecer alguns trabalhos elaborados pelos alunos do Centro de Actividades Ocupacionais de Machico.


Açores
 
Exposição “Os Dias Que Passam”
Até ao dia 30 de Novembro está patente, na Galeria Fonseca Macedo, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, entre as 14h00 e as 19h00, a exposição “Os Dias que Passam” , de Tiago Silva Nunes.
Saiba mais AQUI.

Caso tenha conhecimento de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o e-mail asilva@boasnoticias.pt.

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close