Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 08-03]

Esta semana o destaque vai para a exposição alusiva às marionetas, a MONSTRA, no âmbito do Festival de Animação de Lisboa, no Museu da Marioneta.
Versão para impressão

Uma semana com workshops de magia, exposições, muita música, cinema, palestras, uma noite astronómica com observação por telescópio e muito mais. O destaque do Boas Notícias vai para a exposição Marionetas de Animação (Museu da Marioneta) integrada na programação do Monstra – Festival de Animação.

Lisboa

Mercado Urbano, Jazz e Cinema no SOU
Este sábado, dia 03 de Março, o espaço SOU recebe o Mercado Urbano, a partir das 15h00. Mais pela noite, às 22h00, é a vez do jazz com o concerto gratuito de Jam da Silva. Na terça-feira, dia 06 de Março, há cinema no sofá, pelas 22h00, com o filme “Magical Mistery Tour – The Beatles 1967”.
Saiba mais AQUI.

Apresentação do livro “O Bairro”
José Manuel Anes apresenta esta quarta feira, pelas 18h30, o livro “O Bairro” de Carlos Ademar. A iniciativa é da Oficina do Livro e do El Corte Inglês, onde decorre a apresentação.

Workshop de Magia
Este sábado realiza-se um workshop de magia na Bertrand do Centro Comercial Picoas Plaza, pelas 15h30. O público alvo desta iniciativa são os mais pequenos, com idades a partir dos 4 anos. A participação requer inscrição prévia na Livraria Bertrand do Centro Comercial Picoas Plaza ou pelo número de telefone 213593 359.

Jazz em Dose Dupla
Continua o evento Dose Dupla no CCB, que vai já na quarta edição e mantém-se fiel à filosofia original de juntar em palco duos formados por um músico português e um convidado estrangeiro. Ricardo Pinto e Dan Hewson atuam, no dia 08 de Março, pelas 22h00, na receção do Centro de Reuniões.
Saiba mais AQUI.

Encontro filosófico – José Gil e Gisèle Berkman
Esta sexta-feira, dia 02 de Março, a partir das 18h30, no Instituto Franco Português, realiza-se o encontro entre os dois filósofos José Gil e Gisèle Berkman. Esta conferência será em torno do livro “L'effet Bartelby, Philisophes lecteurs”.
Saiba mais AQUI.

Ciclo de conferências: Geografia e pensamento contraintuitivo
Neste mês de Março, a Culturgest dá início ao ciclo de conferências “Geografia e pensamento intuitivo” que pretende pensar os elementos centrais – instabilidade e complexidade, imprevisibilidade e contingência – das sociedades contemporâneas. As conferências são moderadas pelo especialista João Ferrão, investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Esta terça-feira, dia 06 de Março, pelas 18h30, assista à conferência “Revelar: o Mundo que não se vê”.
Saiba mais AQUI.

“Rir uma vez por semana”
A Casa da Achada, no Centro Mário Dionísio volta com mais um ciclo de cinema, desta vez dedicado à boa disposição. Esta segunda-feira assista ao filme “O Mundo é um Manicómio”, de Frank Capra.
Saiba mais AQUI.

Bicharada no Museu Bordalo Pinheiro
Até ao dia 20 de Maio, de terça-feira a sábado, o Museu Bordalo Pinheiro tem patente a exposição “Bicharada” de Teresa Cortez. Esta exposição monográfica apresenta uma abordagem à obra cerâmica da artista, através da temática dos animais que é transversal no seu trabalho.
Saiba mais AQUI.

Ilustrarte
Continua a “Ilustrarte” no Museu da Eletricidade, exposição patente ao público até ao dia 08 de Abril. São 150 as ilustrações que podem ser vistas na exposição. Desfrute de um passeio pelo melhor da ilustração para a infância contemporânea, oriunda dos quatro cantos do mundo.
Saiba mais AQUI.

“Do Tejo ao Sião” – 500 Anos de relações luso tailandesas
A glória do passado da Tailândia e os 500 anos de relações luso tailandesas é o nome da mostra que vai estar patente na galeria da Academia das Ciências de Lisboa até 30 de Março. De 11 de Fevereiro a 10 de Março acontecem workshops de gastronomia tailandesa, totalmente gratuitos mediante inscrição. De 18 de Fevereiro a 17 de Março, com o apoio do Centro Tailandês de Massagens Terapêuticas, os visitantes podem usufruir de massagens, também gratuitas.
Saiba mais AQUI.

MONSTRA no Museu da Marioneta
A MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa associa-se mais uma vez ao Museu da Marioneta. A mostra “Marionetas de Animação”, na Capela do Museu da Marioneta, documenta as competências criativas e a diversidade de estilos do antigo estúdio de animação DEFA, que existiu na Alemanha, entre 1955 e 1990. Nos claustros do museu, apresenta-se o “Projeto [RE]Animar”, uma interpretação contemporânea do Zootrópio, um dispositivo óptico dos primórdios do cinema que visa criar e explorar de novas formas o brinquedo ótico Zootrópio. As exposições vão estar patentes até dia 25 de Abril.
Saiba mais AQUI.

As Pessoas e a Cidade de Paulo Ossião
Na Livraria Leya – na Barata, Av. Roma – está patente, até ao dia 25 de Abril, a exposição “As Pessoas e a Cidade”. Esta mostra apresenta um núcleo de 12 pinturas e três esculturas de Paulo Ossião.
Saiba mais AQUI.

Porto

“Um Cheirinho de Poesia” no Olimpo
Esta terça feira, a partir das 22h30, o bar Olimpo apresenta pequenas intervenções poético musicais com Luís Beirão e Carlos Andrade, espaçadas e descontraídas. A noite poética é de participação livre.
Saiba mais AQUI.

Serralves em família
A Fundação Serralves dedica mais um domingo à família com o percurso “Aves no Parque” e a oficina “Aves na Cidade“. O percurso, que tem como objetivo observar a biodiversidade de aves existente num parque urbano, é gratuito e tem início pelas 0h00, mediante levantamento de senha na receção do Museu (09h30). Já a oficina “Aves na Cidade” convida as famílias a identificar as espécies mais comuns que ocorrem no Parque, podendo requisitar binóculos e realizar um percurso autónomo.
Saiba mais AQUI.

Fantasporto a custo zero
A 32ª edição do Fantasporto termina dia 04 de Março. O ciclo “Fantas in Shorts” oferece ao público uma série de estreias nacionais, tudo completamente gratuito. O Fantas oferece também a possibilidade de assistir a debates e exposições, com a iniciativa “O Futuro Agora”. A edição deste ano vai homenagear o cineasta português António Pedro Vasconcelos. O evento desenrola-se no Rivoli Teatro Municipal e no Hard Club.
Saiba mais AQUI.

Fotografia: O Afeganistão visto por João Silva
Continua, no Centro Português de Fotografia a exposição de João Silva, fotógrafo do “The New York Times” que sofreu um acidente ao pisar uma mina no Afeganistão. A exposição conta com a colaboração do “New York Times” e do Festival Internacional de Fotojornalismo “Visa pour l’Image”, onde esteve igualmente patente no ano passado.
Saiba mais AQUI.

“Habitar a Escuridão”
A Embaixada do México apresenta no Centro Português de Fotografia a exposição “Habitar a Escuridão”, do mexicano Marco António Cruz, um ensaio fotográfico sobre a cegueira no México.
Saiba mais AQUI.

Um Diário da República
Esta é a última semana da esposição de fotografia “Um Diário da República”, na Galeria Fundação EDP Porto. São 365 imagens captadas pelos fotógrafos do coletivo Kameraphoto que viajaram intensamente por Portugal ao longo de todo o ano de 2010. O resultado desse trabalho é um verdadeiro diário do país, que pode ver até ao dia 04 de Março.
Saiba mais AQUI.

Norte

Exposição “Aqui e Agora sem Palavras”
O Centro de Arte de Ovar tem patente, até ao dia 19 de Maio, a exposição “Aqui e Agora Sem Palavras: imagem escrita e texto visual em Emerenciano”. Esta mostra foca a obra de Emerenciano e interroga possibilidades diferentes de construção da imagem através da subversão dos signos e da intersecção entre escrita e pintura.
Saiba mais AQUI.

Lanterna Mágica em Vila do Conde
Até ao dia 03 de Junho decorre a exposição “Lanterna Mágica” na Solar – Galeria de Arte Cinemática. Esta é uma mostra coletiva dedicada ao Cinema de Animação que integra obras recentes de realizadores e artistas portugueses, e um conjunto de peças originais inspiradas em elementos do Pré-Cinema.
Saiba mais AQUI.

“Livros de artista: do Rato Mickey a Andy Warhol”
Até ao dia 18 de Março está patente, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, a exposição “Livros de artista: do Rato Mickey a Andy Warhol”, organizada pela Câmara de Matosinhos e pela Fundação de Serralves.
Saiba mais AQUI.

Festa do Sável e da Lampreia
A festa da lampreia e do sável continua no mês da primavera. No dia 7 de Março, pelas 12h00, no Auditório Municipal, realiza-se a prova de “Lampreia à Bordalesa” e “Sável Frito”. Os dias 9, 10 e 11 de Março estão inteiramente reservados, no Multiusos, para o 8.º Fim de Semana Gastronómico “Sável e Lampreia, um Sabor D’Ouro”.

Centro

Noite Astronómica com observação ao telescópio
O Centro de Interpretação Ambiental de Leiria realiza esta sexta feira, dia 02 de Março, uma sessão de observação ao telescópio, depois da palestra “Um pouco de Universo”, liderada por José Augusto Matos, divulgador e formador em astronomia.
Saiba mais AQUI.

“Contos e Cantigas”
A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira realiza no dia 02 e 07 de Março a hora do conto “- “Pai, querido pai! Como é o teu?”, de Luísa Ducla Soares e “Mariana e a missão primavera”, de Sylvie Auzary-Luton. A participação é gratuita, o público alvo são crianças dos 3 aos 10 anos, sendo necessária marcação prévia através do número de telefone 244 839 666 ou do email biblioteca.municipal@cm-leiria.pt.
Saiba mais AQUI.

Exposição de pintura de Maria Dulce Bernardes
De 02 a 25 de Março vai estar patente no Foyer do Teatro José Lúcio da Silva a exposição de pintura de Maria Dulce Bernardes “Reflexos em cidades alfa”. Esta exposição resulta da renúncia à realidade, baseada na interligação e oposição de cores e transparências, resolvendo-se na criação de cidades ambíguas, que se impõem por si só, próprias de uma dimensão imaginária.
Saiba mais AQUI.
 
Sul

Concerto Projeto Ciro
Esta quinta feira, dia 08 de Março, a partir das 21h00, o Cine Incrível, em Almada, apresenta o concerto do projeto Ciro. Vão ser apresentados alguns dos temas que farão parte do álbum de estreia, deixando espaço para umas participações especiais. Presença garantida será a de João Pedro Almendra, ex Peste & Sida e atualmente Punksinatra. A entrada é livre e sem consumo obrigatório.
Saiba mais AQUI.

“Março a Partir – A Participação é tua”
Março é o mês da juventude no concelho de Palmela com o evento “Março a Partir”, que vai já na 17ª edição. Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Palmela em conjunto com Associações Juvenis do concelho, que tem como objetivo proporcionar atividades para a juventude local. Este sábado, dia 03 de março, decorre, no Centro Cultural do Poceirão, pelas 21h30, o concerto Jovens Músicos, que conta com a participação do Coro Infantil e da Orquestra Juvenil dos Loureiros. Também no sábado, mas mais cedo pelas 10h00, realiza-se uma caminhada de 10 quilómetros com o percurso Pinhal Novo/Rio Frio/Pinhal Novo – o ponto de encontro é no Mercado Municipal de Pinhal Novo.

A realidade e a ilusão das imagens de Wai Kit Lam
Wai Kit Lam, fotógrafa e criadora de arte em vídeo e sons do quotidiano, apresenta entre os dias 5 e 30 de março uma exposição na Casa Monsaraz, na vila medieval de Monsaraz. A artista cria efeitos de sobreposição e justaposição de imagens com o objetivo de desenvolver um ambiente entre a realidade e a ilusão. Esta mostra, que decorre no âmbito do ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto, pode ser visitada de quarta-feira a domingo entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Exposição “Uma Cidade 2 Fotógrafos”
Através da fotografia, Júlio Bernardo e Francisco Oliveira, revelam os olhares registados durante a década de 50 até finais dos anos 70 do século XX. Não perca esta exposição dedicada ao quotidiano da cidade de Portimão, na sala de exposições temporárias do museu de Portimão.
Saiba mais AQUI.

Ilhas

Madeira 

Concerto na Casa das Mudas
Este sábado, dia 03 de Março, pelas 20h00, o Centro das Artes – Casa das Mudas recebe um concerto da Orquestra de Sopros do Gabinete Coordenador de Educação Artística (GCEA). Este espectáculo decorre no âmbito do projeto “Plateia Activa” e envolve cinco escolas do concelho da Calheta. A Orquestra de Sopros do GCEA, dirigida pelo professor Lino Fernandes, é composta por 67 elementos.

Exposição “90 anos do Raid Aéreo Lisboa-Funchal”
No piso 2, do Centro Comercial Fórum Madeira está patente, até ao dia 04 de Março, uma réplica do hidroavião Felixtowe F.3, que fez a primeira viagem entre o Continente e a Madeira, no ano de 1922.
Saiba mais AQUI.

Açores

Exposição “D. José Vieira Alvernaz, Patriarca das Índias Orientais”
Até ao dia 18 de Abril está patente no Museu de Angra do Heroísmo, na Sala da Oportunidades a exposição ” D. José Vieira Alvernaz, Patriarca das Índias Orientais”, de terça a sexta feira, das 09h30 às 17h00 e sábados e domingos das 14h00 às 17h00.

Exposição de Artesanato de Lurdes Couto
Até ao dia 12 de março 2012, no Centro Cultural de Vila Franca do Campo, de segunda a sexta feira, das 08H30 às 17H00, visite a exposição de artesanato de Lurdes Couto.

Caso saiba de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o email asilva@boasnoticias.pt.

ANA SILVA

Comentários

comentários

Etiquetas

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close