Fitness & Bem-estar

Semana em Cheio sem gastar um tostão [até 03-05]

Esta semana, o Boas Notícias destaca a exposição World Press Photo, em Lisboa, com as fotografias que marcaram o ano de 2011, e a Festa das Cruzes, em Barcelos.
Versão para impressão

De norte a sul e também nas ilhas, aqui fica mais uma semana de eventos gratuitos para todos os gostos e feitios. Esta semana, o Boas Notícias destaca a exposição World Press Photo, em Lisboa, com as fotografias que marcaram o ano de 2011, a Festa das Cruzes, em Barcelos e ainda a Feira Medieval de Évora. ANA SILVA

LISBOA


World Press Photo no Museu da Eletricidade
Aquela que é a maior exposição internacional de fotojornalismo tem início esta sexta-feira, dia 27 de abril, terminando a 20 de maio, no Museu da Eletricidade, em Lisboa. Em exposição estão as melhores imagens captadas por fotojornalistas de todo o mundo sobre os acontecimentos do ano de 2011. A mostra tem entrada livre e pode ser visitada de terça a domingo entre as 10h00 e as 18h00.
Saiba mais AQUI.

Exposição World Press Cartoon
Até ao dia 30 de Julho está patente a exposição das 343 obras de 260 cartoonistas participantes no World Press Cartoon. A entrada no Sintra Museu de Arte Moderna é livre, podendo ser visitado de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00.
Saiba mais AQUI.

Diz-me do que gostas… dir-te-ei quem és
A não perder até ao dia 10 de Junho, no Museu do Design e da Moda a exposição “Diz-me do que gostas… dir-te-ei quem és”. O objetivo é fazer um retrato do panorama atual da moda em Portugal, reconhecendo as diferentes gerações, estilos e atitudes. São 22 designers, desde Ana Salazar até aos novos criadores como os White Tent ou Os Burgueses, passando por sólidos autores, como José António Tenente, Filipe Faísca e Luís Buchinho, entre muitos outros.
Saiba mais AQUI.

Holocausto: Ciclo de Cinema: Imagem e Memória
O Espaço Memória dos Exílios, no Estoril, recebe até ao dia 28 de Abril, o Ciclo de Cinema: Imagem e Memória. Este é já o segundo ano consecutivo que a Memoshoá – Associação Memória e Ensino do Holocausto, promove o ciclo de cinema, num conjunto de 14 sessões, que se realizam às sextas-feiras, pelas 21h00 e aos sábados pelas 16h00.
Saiba mais AQUI.

Eventos Bertrand
No dia 28 de abril, sábado, pelas 16h00, na Bertrand do Loures Shopping, decorre uma sessão de atividades infantis, para crianças dos 4 aos 8 anos, com a Planeta Tangerina, sob orientação da ilustradora Yara Kono.
 
Nikias Skapinakis. Presente e Passado, 2012 — 1950
No Museu Coleção Berardo está patente, até ao dia 24 de Junho, a exposição dedicada à obra de Nikias Skapinakis, reconhecido como um dos nomes mais relevantes da arte portuguesa na segunda metade do século XX.
Saiba mais AQUI.

Fundação Champalimaud: Habitar a Escuridão
A exposição de fotografia, “Habitar a Escuridão”, do mexicano Marco António Cruz, será inaugurada na próxima quinta-feira, dia 02 de Maio, pelas 19h00 no Fundação Champalimaud. A exposição, que está patente até ao dia 23 de Maio, é composta por 50 fotografias a preto e branco captadas entre 1977 e 2005, e tem como temática a cegueira. O fotógrafo conjuga com as fotografias diversos testemunhos da vida quotidiana dos invisuais no México.
Saiba mais AQUI.

LandArt Cascais
Até ao dia 01 de Julho está patente ao público a exposição “LandArt Cascais”, na Quinta do Pisão, no Parque Natural Sintra-Cascais e no Centro Cultural de Cascais. A LandArt Cascais propõe ao visitante uma nova perspetiva sobre a arte, ambiente e cultura, tendo como objetivo o envolvimento do Homem com todo o tipo de criações artísticas.
Saiba mais AQUI.
 
Almoços com Arte na Casa Museu Medeiros e Almeida
Os “Almoços com Arte” continuam, às quintas-feiras, na Casa-Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa. A entrada é gratuita e sem necessidade de reserva mas limitada ao mínimo de 5 e ao máximo de 15 participantes. Os “Almoços com Arte”, com a duração de cerca de 15 a 20 minutos, estão previstos até 28 de Junho e têm início às 13h30. Na próxima quinta-feira, dia 03 de Maio, o tema é “A Horas – Despertadores da Coleção”.

Ciclo Cinema: Política uma vez por semana
Depois do ciclo de cinema dedicado à comédia, a Casa da Achada regressa com mais uma temática, desta vez “Política uma vez por semana”. O ciclo de será semanal e os filmes serão exibidos todas as segundas-feiras, pelas 21h30. Esta segunda-feira, dia 30 de Abril, assista aos filmes “Torre Bela” (1977), de Thomas Harlen e “Nós Operárias da Sogantal” (2008), de Nadejda Tilhou.
Saiba mais AQUI.
 
Cinema na Faculdade de Letras
Todas as sextas-feiras, pelas 18h00, o cineclube da Faculdade de Letras abre ao público com cinema gratuito – o Ciclo de Cinema “Periférico”. A próxima sessão, no dia 27 de Abril, que tem início pelas 18h00, apresenta o filme “Heremakono – Waiting for Hapiness” (2002), de Abderrahmane Sissako.
Saiba mais AQUI.

Ciclo Claude Chabrol
Decorre no Instituto Francês de Portugal, até Maio, o ciclo de cinema em homenagem a Claude Chabrol, uma das figuras centrais da Nouvelle Vague francesa, juntamente com François Truffaut e Jean-Luc Godard. Esta segunda-feira, pelas 19h00, assista ao filme “Au Coeur de Mesonge – Um Coração de Mentira”, um filme policial de Claude Chabrol, de 1198.
Saiba mais AQUI.

Os melhores Chefs nos mercados de Lisboa
Os melhores chefs de cozinha continuam por Lisboa a ensinar os seus truques. Desta vez, a aula de culinária, que tem início sábado, dia 28 de Abril, pelas 09h30, é no Mercado de Sapadores, com o Chef Vasco Lello, do Restaurante Flores, Bairro Alto Hotel. Os interessados apenas necessitam de comprar os produtos. As inscrições têm um número limite de 20 pessoas e podem ser feitas diretamente através no mercado municipal onde decorre a aula.
Saiba mais AQUI.

Exposições na Casa das Histórias de Paula Rego
A Casa das Histórias de Paula Rego, em Cascais, tem duas novas exposições patentes ao público gratuitamente. “Mood / Humor” apresenta uma série (Possession) de sete pinturas de Paula Rego, que pertencem ao espólio do Museu de Serralves. Bruno Pacheco é o autor da segunda exposição, com o título “Mar e Campo”, que tem como base a arte contemporânea a partir de pinturas figurativas, desenhos e objetos.
Saiba maisAQUI.

BES Photo 2012 no Museu Coleção Berardo
Está patente até ao dia 27 de Maio, no Museu Coleção Berardo, a exposição BES Photo 2012. A exposição envolve a apresentação de várias experiências fotográficas. Em competição pelo prémio, estão quatro trabalhos: um português, um moçambicano e dois brasileiros.
Saiba mais AQUI.

Bicharada no Museu Bordalo Pinheiro
Até ao dia 20 de Maio, de terça-feira a sábado, o Museu Bordalo Pinheiro tem patente a exposição “Bicharada” de Teresa Cortez. Esta exposição monográfica apresenta uma abordagem à obra cerâmica da artista, através da temática dos animais que é transversal no seu trabalho.
Saiba mais AQUI.

Museu Nacional de Arte Antiga no Centro Colombo
O Centro Comercial Colombo apresenta na Praça Central a exposição “Construir Portugal. Arte da Idade Média” Esta mostra, que vai estar patente até ao dia 01 de Julho, centra-se no processo de formação do Reino, a partir de uma cuidada selecção de mais de três dezenas de peças do acervo do Museu.
Saiba mais AQUI.
 
Sem Limites, Arte mexicana Contemporânea
A exposição “Sem Limites, Arte Mexicana Contemporânea”, que vai estar patente até ao dia 31 de Maio, no Centro Cultural Palácio do Egipto, em Oeiras, reúne 36 obras de 32 artistas, entre pintura, escultura, desenho e instalação. Esta mostra, segundo a organização, pretende ir muito para além da arte convencional.
Saibai mais AQUI.
 
Exposição “L'accord primordial”
A exposição “L'accord primordial” está patente ao público no Institut français du Portugal, até ao dia 04 de Maio. A poesia e a francofonia são os temas explorados pelos artistas franceses Manon e Benoist Mallet Di Bento para esta exposição que combina fotografia, pintura, poesia e voz.
Saiba mais AQUI.

PORTO


Inaugurações Simultâneas no Miguel Bombarda
Este sábado, dia 28 de Abril, acontecem as inaugurações simultâneas nas galerias do quarteirão de Miguel Bombarda. São vários os artistas que participam como, Luís Gordillo, Manuel Santos Maia, Rui Matos e Vitor Ribeiro.
Saiba mais AQUI.

24 ª Feira Franca: Portugal Português
A Fundação da Juventude abre, este sábado, dia 28 de Abril, pelas 10h00, com a 24ª Edição das Feiras Francas, os portões do Palácio das Artes – Fábrica de Talentos a um “Portugal Português”. Na exposição vão estar patentes criações de Eco Design, Design de Produto, Design de Moda, Joalharia, Fotografia, Design de Mobiliário, entre outras.
Saiba mais AQUI.

Eventos Bertrand
No dia 28, a partir das 15h30, decorre o 1.º encontro do Clube de Leitura Bertrand do Fantástico, na Bertrand do Porto Gran Plaza. O livro a ser discutido será “Little Brother”, de Cory Doctorow. Já no domingo, dia 29 de abril, às 15h30, será a vez do Clube de Leitura Bertrand Jane Austen que realiza o seu 2.º encontro na Bertrand do Dolce Vita Porto. O livro do mês é “Orgulho e Preconceito”.

Cinema Polaco Infantil na fundação Serralves
No âmbito do programa Dias da Cultura Polaca no Porto, o Ciclo de Cinema Infantil conta com o filme “Árvore Mágica” – que será exibido este sábado, dia 28 de Abril, pelas 16h00 – e com o filme “Rei Mateuzinho Primeiro” – que será exibido este domingo, dia 29 de Abril, pelas 11h00.
Saiba mais AQUI.

Serralves em Família
Este domingo, dia 29 Abril, pelas 11h00, a Fundação Serralves propõe um percurso pelo Parque, para miúdos e graúdos. A temática desta visita/oficina é a Água. Serralves convida a explorar os caminhos que a água percorre no Parque e compreender como a sua abundância ou escassez afeta a ocorrência de flora e fauna.
Saiba mais AQUI.

Um recital e uma obra de arte
Até ao mês de Junho, a Câmara Municipal do Porto apresenta três ciclos de música denominados Recitais de Música, num total de 18 concertos, que terão lugar em três espaços – a Quinta de Bonjóia, Palacete de Viscondes de Balsemão e Museu Romântico. A entrada é livre até ao limite de lotação das salas. Este sábado, dia 28 de Abril, pelas 17h30, o recital é na Quinta da Bonjóia, com Ensemble de Sopros AMFF.
Saiba mais AQUI.
 
Exposições no Centro Português de Fotografia

Continuam, no CPF, as exposições “Mulheres de Camilo” – embora o título seja genérico, o mote desta mostra é Ana Plácido, a mulher que mais tempo passou junto de Camilo Castelo Branco -, “Way Home” de Paulo Costa Martins e a exposição de João Silva, fotógrafo do “The New York Times” que sofreu um acidente ao pisar uma mina no Afeganistão. 
Saiba mais AQUI.
  
Exposição de Jos de Gruyter e Harald Thys na Culturgest
Jos de Gruyter e Harald Thys trabalham em conjunto desde o final da década de 1980. O seu trabalho engloba obras em vídeo, fotografias, esculturas e desenhos. No final de 2009, a Culturgest desvendou o trabalho destes artistas através de uma exposição. Dois anos e meio depois, a Culturgest volta à obra de Jos e Harald, agora com uma mostra que vai estar patente até ao dia 19 de Maio, composta por 176 fotografias a cores.
Saiba mais AQUI.
 

NORTE


Festa das Cruzes em Barcelos
A famosa Festa das Cruzes decorre de 27 de Abril a 3 de Maio. Além da Procissão da Invenção da Santa Cruz e de todas as realizações de caráter religioso, o programa compreende muitos outros eventos desportivos e atividades culturais e recreativas. Este ano, destaque para o concerto dos UHF no dia 30 de Abril.
 Clique AQUI para ver a programação completa.

Hora do Conto 
O Centro Comercial Dolce Vita em Ovar estreia este sábado a “Hora do Conto”, uma programação dirigida às crianças e famílias. Este sábado, dia 28 de Abril, na “Hora do Conto”, vai ser apresentado o conto “O Snorkly Assustador”, de Bright e Jane Chapman.
Saiba mais AQUI.

O Mar: Uma Poética dos Seres Marinhos
No Centro Empresarial Lionesa está patente, até ao dia 30 de Junho, a exposição resultante dos trabalhos realizados no Quarto Simpósio de Pintura e Escultura de Matosinhos, intitulada “O mar: uma poética dos seres marinhos”.
Saiba mais AQUI.

Exposição “Aqui e Agora sem Palavras”
O Centro de Arte de Ovar tem patente, até ao dia 19 de Maio, a exposição “Aqui e Agora Sem Palavras: imagem escrita e texto visual em Emerenciano”. Esta mostra foca a obra de Emerenciano e interroga possibilidades diferentes de construção da imagem através da subversão dos signos e da intersecção entre escrita e pintura.
Saiba mais AQUI.

Lanterna Mágica em Vila do Conde
Até ao dia 03 de Junho decorre a exposição “Lanterna Mágica” na Solar – Galeria de Arte Cinemática. Esta é uma mostra coletiva dedicada ao Cinema de Animação que integra obras recentes de realizadores e artistas portugueses, e um conjunto de peças originais inspiradas em elementos do Pré-Cinema.
Saiba mais AQUI.

  CENTRO


Feira do Livro de Arganil
O Parque Verde Urbano do Sub-Paço, em Arganil, acolhe entre os próximos dias 2 e 5 de Maio a XIX Feira do Livro de Arganil. ALém dos livros há  encontro de autores, concertos e outras animações.
Saiba mais AQUI.

IX Encontro Regional Gaiteiros na Pena
No próximo domingo, 29 de abril, decorre na Pena o IX Encontro Regional de Gaiteiros, promovido pelo Centro Cultural e Recreativo. Este ano o evento é dedicado à mulher e conta com a presença de quatro grupos compostos unicamente por mulheres – Las Çarandas, Cramol, As Trigainas e Giraflores – bem como por outros que têm mulheres entre os seus elementos – Sempr’abombar, Colibry e Popularis. O evento conta também com uma mostra gastronómica.
Saiba mais AQUI.

Vamos ao Largo Dançar, em Góis
Dia 29 de Abril, a partir das 15h, o largo Francisco Inácio Dias Nogueira, em Góis, celebra a dança com vários workshops e atuações de bandas. O evento assinala o Dia Mundial da Dança.
Saiba mais AQUI.
 

Visita guiada à sala museu Afonso Lopes Vieira
Este sábado, dia 28 de Abril, pelas 17h00, não perca a visita guiada à sala museu Afonso Lopes Vieira, na Biblioteca Municipal. Conheça o espólio e a valiosíssima biblioteca pessoal que o poeta doou à cidade de Leiria.
Saiba mais AQUI.

No meu silêncio vejo-te em palavras
A exposição de pintura “No meu silêncio vejo-te em palavras”, da autoria de Maria João Franco, está patente no Edifício do Banco de Portugal, na cidade de Leira, até ao dia 22 de Maio. 
Saiba mais AQUI.

Inês de Castro
A Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (Leiria) apresenta a exposição “Inês de Castro”, no âmbito dos 650 anos da trasladação de Inês de Castro de Coimbra para Alcobaça. A mostra bibliográfica gira em torno da história de D. Pedro e D. Inês, um dos mitos mais transversais da cultura portuguesa no mundo.
Saiba mais AQUI.

Fotografia no Teatro José Lúcio da Silva
O Teatro José Lúcio da Silva (Leiria) apresenta duas exposições fotográficas. “Portugal, entre hoje e ontem”, de Paulo Rombo, partilha com o público o seu olhar sobre Portugal como era antes da entrada na União Europeia. A “Floresta encantada” é uma incursão pela natureza, naquilo que o autor designa como “ fotografia experimental”.
Saiba mais AQUI.

SUL


Exposição “Marie Curie” em Setúbal
A mostra bilingue retrata o percurso de Marie Curie, a primeira mulher a doutorar-se em Física, em França, a receber um prémio Nobel e a lecionar na Universidade de Paris. A exposição, integrada na Festa da Francofonia e no programa “Março Mulher”, foi proposta pelo Musée Curie. A exposição “Curie” está patente, até ao dia 29 de abril, no Museu do Trabalho Michel Giacometti.

Exposição – “Ilda Reis – Não quero ir onde não há a luz”
Até ao dia 10 de Junho está patente no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, uma exposição de gravuras e serigrafias que marcaram profundamente a Gravura Portuguesa Contemporânea. A mostra está aberta ao público de terça a sábado, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Exposição “Monsaraz na História” 
A exposição “Monsaraz na História” vai abrir as comemorações dos 500 anos do Foral Manuelino de Monsaraz. A mostra inaugura  terça-feira, dia 1 de Maio e poderá ser apreciada até 13 de Julho na Igreja de Santiago, na vila medieval de Monsaraz. Cinco séculos de história são apresentados ao 
público através de documentos, ilustrações, fotografias e textos explicativos.

Feira Medieval em Évora
É já este fim-de-semana que acontece a Feira Medieval de Évora com demonstração de diversos ofícios e venda de artesanato e artefatos típicos, música da época medieval, cortejos, animação de rua, mouraria, espetáculo de fogo noturno e a demonstração de aves de rapina.
Saiba mais AQUI.
 

Biblioteca de Serpa anima pais e bebés
A Biblioteca Municipal de Serpa recebe no sabado, 28 de abril, pais e bebés dos 12 aos 36 meses em mais uma sessão trimestral de animação de livros.

Ruas com história em Beja
Um passeio pelas ruas com história da cidade de Beja é a proposta da autarquia, para sábado, 28 de abril. O ponto de encontro é no Museu Regional de Beja, pelas 15h00. O objetivo é partir à descoberta de pequenas histórias da cidade ao longo de vários períodos pelas palavras de Susana Correia. As inscrições podem ser feitas através do email turismo@cm-beja.ptou do telefone 284 311 913.
Saiba mais AQUI.
 
Arqueo Conversas – Convento dos Remédios
No mês de Abril, o Convento dos Remédios apresenta uma série de exposições com direito a visita comentada. Na próxima sexta-feira, dia 27 de Abril, a partir das 15h00 decorre uma palestra com o Arquitecto Freitas Leal, sobre “O Castelo de Valongo”.
Saiba mais AQUI.
 
Jam Sessions

A Orquestra de Jazz do Algarve promove, esta segunda-feira, dia 30de Abril, pelas 21h30, uma Jam Sessions – Ajmma Jam Sessions, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de S. Bartolomeu de Messines.
Saiba mais AQUI.
 
Apresentação do Livro “Naturopatia: A Natureza cura a Natureza”
O naturopata Jão Beles, apresenta o seu livro ” Naturopatia: A Natureza cura a Natureza”,na Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, no dia 28 de abril, pelas 15 horas.
Saiba mais AQUI.
 
Grande Noite de Fados
Este sábado, pelas 19h00, na Praça da Restauração do Ria Shopping, em Olhão, acontece o espetáculo de Homenagem ao “Fado, Património da Humanidade”. A iniciativa decorre no âmbito do 3º Aniversário do Ria Shopping e tem entrada gratuita.

Exposição “Uma Cidade 2 Fotógrafos”
Através da fotografia, Júlio Bernardo e Francisco Oliveira, revelam os olhares registados durante a década de 50 até finais dos anos 70 do século XX. Não perca esta exposição, que está patente até ao dia 29 de abril, dedicada ao quotidiano da cidade de Portimão, na sala de exposições temporárias do museu de Portimão.
Saiba mais AQUI.

Ilhas

Madeira

Museu Vicentes
A Photographia – Museu Vicentes abre as portas ao público este sábado, dia 28 de Abril, das 10h00 às 12h30. A iniciativa “Sábados no Museu” propõe a quem por lá passe, conhecer os fundos fotográficos do Museu.

Roteiro “Funchal: A Flor e a Cidade”
Este sábado, dia 28 de Abril, a Direção Regional dos Assuntos Culturais realiza o roteiro “Funchal: A Flor e a Cidade”. Sábado de manhã, entre as 10h00 e as 12h00, as atividades são direcionadas às famílias. Para o público em geral serão feitas duas visitas guiadas, uma às 10h00 e outra às 15h00. As atividades incluídas no roteiro são todas gratuitas.

 Açores

Fútil e o Útil: Apegos da Publicidade na I República”
A exposição, “O Fútil e o Útil: Apelos da Publicidade na I República” é composta por 7 módulos com anúncios publicitários e algumas peças do quotidiano da época. Para ver até ao mês de Maio, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.

Caso saiba de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o email asilva@boasnoticias.pt.

 

Comentários

comentários

Etiquetas

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close