Fitness & Bem-estar

Semana em cheio sem gastar um tostão [até 01-03]

Mais uma semana, mais um roteiro só com atividades gratuitas. O nosso destaque vai para o ciclo "Fantas a Custo Zero", no Fantasporto, com exibição grátis de curtas metragens em estreia nacional.
Versão para impressão
Mais uma semana, mais um roteiro de atividades gratuitas. O nosso destaque vai para o ciclo “Fantas a Custo Zero”, no Fantasporto, com exibição grátis de curtas metragens em estreia nacional. Mas há também eventos gastronómicos, cinema, exposições e palestras.
 

Lisboa
 
Cultura na estação Baixa-Chiado
Continua esta semana programação cultural, gratuita, na estação do metropolitano da Baixa-Chiado. Esta sexta-feira, dia 24 de Fevereiro, a música na estação é com os “Macacos do Chinês”, a partir das 21h00. No sábado, pelas 17h00, a dança contemporânea vai animar o metropolitano do Chiado. Domingo é o regresso do teatro com a “Personagem 17”. Nos dias seguintes, há também música tibetana, cinema e uma exposição de fotografias.
Saiba mais AQUI.

Jazz e cinema no espaço SOU
Este sábado, pelas 22h00, vá até ao espaço SOU e assista ao concerto de jazz, do grupo “Jam do Silva”. Já na terça-feira, dia 28 de Fevereiro, pelas 22h00, é a vez da exibição do filme “Ivan Groznyy – Part I”, um filme de Sergei M. Eisenstein, inserido no ciclo Poder.
Saiba mais AQUI.

Jazz em Dose Dupla
O evento Dose Dupla regressa ao CCB para a sua quarta edição e mantém-se fiel à filosofia original de juntar em palco duos formados por um músico português e um convidado estrangeiro.  Isabel Ventura e George Esteves atuam, no dia 01 de Março, pelas 22h00, na receção do Centro de Reuniões.
Saiba mais AQUI.
 
Música clássica e Debates em Lisboa
Por estes dias a cidade de Lisboa será palco de vários recitais de música clássica e de algumas palestras alusivas às temáticas da informação, medicina e matemática. Todas as iniciativas são gratuitas.
 
24 de Fevereiro
 – 13h00 – Paços do Concelho – recital com solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa
 – 13h00 – Foyer do Cinema São Jorge – Concerto à Hora do Almoço: Recital de Viola e Percussao, por solistas da Metropolitana
 – 17h00 – Museu do Oriente – Concerto Chez Madame de Récamier, por solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa
 – 19h00 – El Corte Inglés – sessão do ciclo de conferências e debates Pensar Portugal: Liberdade e Informação, com José Manuel Fernandes e António Barreto
 
25 de Fevereiro
 
– 15h00 –  Anfiteatro da Biblioteca do Campus de Caparica da FCT da Universidade Nova – palestra: Medicina/Matemática, por Rui Rodrigues
  – 16h00 – Museu Nacional de Arte Antiga – recital, pelo Quarteto de Cordas Joly Braga Santos (solistas da Orquestra Metropolitana de Lisboa)
 
Fevereiro ao rubro no Hard Rock
Festa com muita música e DJ's é o que promete o Hard Rock Cafe esta sexta e sábado, a partir das 23h30. Domingo é a vez da música ao vivo com “Os Rédea Curta”. Segunda-feira, dia 27 de Fevereiro, o palco é dos “Traste”. Os concertos acontecem sempre pelas 23h00.

Bicharada no Museu Bordalo Pinheiro
Até ao dia 20 de Maio, de terça-feira a sábado, o Museu Bordalo Pinheiro tem patente a exposição “Bicharada” de Teresa Cortez. Esta exposição monográfica apresenta uma abordagem à obra cerâmica da artista, através da temática dos animais que é transversal no seu trabalho.
Saiba mais AQUI.
 
Ciclo de Cinemas do Mundo

Esta é a última semana do ciclo “Cinemas do Mundo” no Instituto Francês de Portugal. A 27 de Fevereiro termina o ciclo de cinema composto por filmes provenientes das mais variadas partes do mundo: do Tajiquistão à Roménia, passando pela Bélgica ou o Chade. Esta segunda-feira, dia 27, pelas 19h00, é exibido o filme ” Un Homme Qui Crie”, de Mahamat-Saleh Haroun.
Saiba mais AQUI.
 
Exposição “Políptico”
No âmbito da 2ª edição de Interferências, a exposição de fotografia “Políptico” parte de um motivo: a evocação dos Painéis de São Vicente de Fora, reinterpretados em “versão” fotográfica e reportados à sociedade portuguesa de hoje. A mostra está patente até ao dia 4 de Maio, no BES Arte & Finança.
Saiba mais AQUI.

Ilustrarte
Continua a “Ilustrarte” no Museu da Eletricidade, exposição patente ao público até ao dia 08 de Abril. São 150 as ilustrações que podem ser vistas na exposição. Desfrute de um passeio pelo melhor da ilustração para a infância contemporânea, oriunda dos quatro cantos do mundo.
Saiba mais AQUI
 
“Do Tejo ao Sião” – 500 Anos de relações luso tailandesas
A glória do passado da Tailândia e os 500 anos de relações luso tailandesas é o nome da mostra que vai estar patente na galeria da Academia das Ciências de Lisboa até 30 de Março. De 11 de Fevereiro a 10 de Março acontecem workshops de gastronomia tailandesa, totalmente gratuitos mediante inscrição. De 18 de Fevereiro a 17 de Março, com o apoio do Centro Tailandês de Massagens Terapêuticas, os visitantes podem usufruir de massagens, também gratuitas.
Saiba mais AQUI.
 
“Rir uma vez por semana”
A Casa da Achada, no Centro Mário Dionísio volta com mais um ciclo de cinema, desta vez dedicado à boa disposição. Esta segunda-feira assista ao filme “Gangsters Falhados”, de Mario Mociceli..
Saiba mais AQUI.
 
Ciclo de conferências: O mercado energético na Culturgest
Em Fevereiro, a Culturgest inicia um ciclo de conferências sobre o mercado energético, onde se analisa a evolução do preço do petróleo e os fatores que explicam as suas variações cíclicas, assim como a interação entre o consumo de energia, o desenvolvimento económico e o crescimento demográfico. Esta quarta-feira, pelas 18h30, no Grande Auditório assista à conferência “A Segurança energética de Portugal e da Europa: um novo conceito para o século XXI “.
Saiba mais AQUI.
 
Porto
 
Fantasporto a custo zero
A 32ª edição do Fantasporto, o festival de cinema que todos os anos se realiza na Invicta, começou esta semana e vai até ao dia 04 de Março. O ciclo “Fantas in Shorts” oferece ao público uma série de estreias nacionais, tudo completamente gratuito. O Fantas oferece também a possibilidade de assistir a debates e exposições, com a iniciativa “O Futuro Agora”. A edição deste ano vai homenagear o cineasta português António Pedro Vasconcelos. O evento desenrola-se no Rivoli Teatro Municipal e no Hard Club.
Saiba mais AQUI.
 
Recitais de Música
A Câmara Municipal do Porto vai apresentar de janeiro a junho de 2012, três ciclos de música denominados Recitais de Música, com a colaboração do Curso de Música Silva Monteiro, num total de 18 concertos, que terão lugar em três espaços municipais de excelência – a Quinta de Bonjóia, Palacete de Viscondes de Balsemão e Museu Romântico. Este sábado, pelas 17h30, Sara Braga Simões vai atuar no Museu Romântico da Quinta da Macieirinha, acompanhada pelo piano de Rui Martins.
Saiba mais AQUI.

Poesia no Olimpo
Esta quarta feira o bar Olimpo, a partir das 23h00, vai dedicar-se por inteiro à poesia. A noite poética é de participação livre e não só poder ouvir como ainda ser ouvido.
Saiba mais AQUI.

Fotografia: O Afeganistão visto por João Silva
Continua, no Centro Português de Fotografia a exposição de João Silva, fotógrafo do “The New York Times” que sofreu um acidente ao pisar uma mina no Afeganistão. A exposição conta com a colaboração do “New York Times” e do Festival Internacional de Fotojornalismo “Visa pour l’Image”, onde esteve igualmente patente no ano passado.
Saiba mais AQUI.
 
Serralves em família
Como vem sendo hábito a Fundação Serralves dedica mais um domingo à família com o percurso “Arte com Arte”. Através de jogos de observação e interpretação do espaço, “Arte com Arte” propões descobrir o museu e a dinâmica das suas exposições. O evento é gratuito e tem início pelas 11h00 do dia 26 de Fevereiro.
Saiba mais AQUI.

Um Diário da República
Na Galeria Fundação EDP Porto está patente, até ao dia 4 de Março, a exposição de fotografia “Um Diário da República”. São 365 imagens captadas pelos fotógrafos do coletivo Kameraphoto que viajaram intensamente por Portugal ao longo de todo o ano de 2010. O resultado desse trabalho é um verdadeiro diário do país.
Saiba mais AQUI.
 
“Habitar a Escuridão”
A Embaixada do México apresenta no Centro Português de Fotografia a exposição “Habitar a Escuridão”, do mexicano Marco António Cruz, um ensaio fotográfico sobre a cegueira no México.
Saiba mais AQUI.
  
NORTE
 
Terapia do riso no Dolce Vita Ovar
Este sábado, a partir das 11h00, o Dolce Vita Ovar promove sessões de terapia do riso. Para participar nestas sessões, totalmente gratuitas, basta fazer a inscrição prévia junto do Balcão de Atendimento do Dolce Vita Ovar. a organização pretende salientar os benefícios do riso para a saúde e esquecer, mesmo que por uma hora, os aspetos menos positivos do dia-a-dia são os objetivos principais destas sessões.
 
Ciclo de cinema Alemão
O ciclo de cinema sobre Herzog acontece no âmbito das Jornadas da Cultura Alemã, da Universidade do Minho. Esta sexta feira, pelas 21h30, na Casa do Professor, assista ao filme “O Enigma de Kaspar Hauser”. Terça feira, dia 28 de Fevereiro, também pela mesma hora, é exibido o filme “Aguirre, a Cólera dos Deuses”. Por fim, na quinta feira, dia 01 de Março, desta vez na Casa das Artes de Famalicão é exibido o filme “Kaspar Hauser”.
Saiba mais AQUI.

“Livros de artista: do Rato Mickey a Andy Warhol”
Até ao dia 18 de Março está patente, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, a exposição “Livros de artista: do Rato Mickey a Andy Warhol”, organizada pela Câmara de Matosinhos e pela Fundação de Serralves.
Saiba mais AQUI.
 
“Alexandre Herculano na Banda Desenhada”
A Câmara Municipal de Viseu apresenta na Biblioteca Municipal Dom Miguel da Silva a exposição “Alexandre Herculano na Banda Desenhada” e que pretende relembrar este gigante da cultura portuguesa, até ao próximo dia 2 de março.
 
Festa do Sável e da Lampreia
Até ao dia 29 de Fevereiro decorre o concurso fotográfico “Sável e Lampreia – o retrato de uma tradição”. No dia 7 de Março, pelas 12h00, no Auditório Municipal, realiza-se a prova de “Lampreia à Bordalesa” e “Sável Frito”. Os dias 9, 10 e 11 de Março estão inteiramente reservados, no Multiusos, para o 8.º Fim de Semana Gastronómico “Sável e Lampreia, um Sabor D’Ouro”.
Saiba mais AQUI.

Fotografia na Casa dos Magistrados
Até ao dia 29 de Fevereiro está patente na Casa dos Magistrados, na Covilhã, a exposição de fotografia da autoria de Tiago Garcia. “Espelho Nosso”. A mostra, que pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00, contém fotografias do início do século XXI.
Saiba mais AQUI.

CENTRO
 
A República
Até ao dia 29 de Fevererio, na Casa Museu João soares, está patente a exposição “A República”. Esta é uma mostra constituída por centenas de peças da coleção de António Pedro Vicente e que retrata a época em que a propaganda política conhecia verdadeiro esplendor, representando ou satirizando acontecimentos e protagonistas.
Saiba mais AQUI.

Utopia Azul
No Teatro José Lúcia da Silva, em Leiria, está patente até ao dia 25 de Fevereiro a exposição “Utopia Azul”. Esta é uma mostra que tem como principal temática as crianças índigo. As crianças e a arte, exploradas quer por diversos estilos e expressões artísticas quer por ações educativas e interventivas, vão proporcionar ao público pontos de reflexão sobre a identidade de ser criança.
Saiba mais AQUI.

 SUL
 
Herman José em Tróia
No dia 24 de Fevereiro o Tróia Design Hotel apresenta Herman José ao vivo no palco central do Casino. O espetáculo com o humorista tem inicio às 23h00. A entrada é gratuita, mas aconselha-se a fazer reserva através do número de telefone 265 101 500 ou através do email: rp@casinotroia.pt.
Saiba mais AQUI.
 
Feira do Queijo do Alentejo
O Pavilhão de Feiras e Exposições de Serpa vai receber a 11ª edição da Feira do Queijo do Alentejo, de 24 a 26 de Fevereiro. Esta é uma oportunidade única para degustar o Queijo Serpa, assim como outros queijos de renome da região e do país. O certame irá contar, também, com os produtos regionais do concelho de Serpa, com a doçaria, com o artesanato e ainda as célebres tasquinhas.
Saiba mais AQUI.
 
Exposição “Uma Cidade 2 Fotógrafos”

Através da fotografia, Júlio Bernardo e Francisco Oliveira, revelam os olhares registados durante a década de 50 até finais dos anos 70 do século XX. Não perca esta exposição dedicada ao quotidiano da cidade de Portimão, na sala de exposições temporárias do museu de Portimão.
Saiba mais AQUI.
 
ILHAS

Madeira 
 
Feira da Bagageira
Este domingo, a partir das 09h00, decorre a “Feira da Bagageira”, no parque de estacionamento do Casino Park Hotel. O evento tem inspiração na ideologia britânica de “car-boot sale”, onde são colocados à venda produtos em segunda mão, artigos regionais e doçaria entre outros, sendo que as verbas angariadas revertem a favor de diversas instituições de solidariedade social.
Saiba mais AQUI.
 
Exposição “90 anos do Raid Aéreo Lisboa-Funchal”
No piso 2, do Centro Comercial Forum Madeira está patente, até ao dia 04 de Março, uma réplica do hidroavião Felixtowe F.3, que fez a primeira viagem entre o Continente e a Madeira, no ano de 1922.
Saiba mais AQUI.

Açores

“Os artistas”
O Centro Municipal de Cultura, em Ponta Delgada, apresenta a exposição de arte “Os artistas – Comemoração do 10º Aniversário do CMC Auditório e Sala do Forno”. A exposição vai estar patente ao público até ao dia 29 de Fevereiro.

Exposição de Artesanato de Lurdes Couto
Até ao dia 12 de março 2012, no Centro Cultural de Vila Franca do Campo, de segunda a sexta feira, das 08H30 às 17H00, visite a exposição de artesanato de Lurdes Couto.

Caso saiba de eventos gratuitos relevantes na sua área de residência não hesite em enviar sugestões para o email asilva@boasnoticias.pt.

ANA SILVA
 

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close