Em Destaque Semana à borla

De 6 a 12 de janeiro

Um guia para ter uma semana em cheio dedicada às artes, à cultura e à tecnologia sem gastar um tostão!
Versão para impressão
Norte
BICILETADA TROFENSE – Trofa

Bicicletada Trofense é um passeio de Bicicleta BTT no primeiro domingo de cada mês para todas idades e com um percurso aproximadamente de 25 quilometros, de dificuldade reduzida. A oito de janeiro de 2017 com início às 9h15 no Parque Nossa Senhora das Dores, na Trofa.

ESPETÁCULO “E faltou uma Batida ao Coração…” – Guimarães

A 07 e 08 de janeiro, a Asas de Palco vai trazer ao Centro Cultural Vila Floro espetáculo “E faltou uma Batida ao Coração…”. A partir de um dos clássicos mais sonantes na vida das obras teatrais, a tragédia de William Shakespeare é desconstruída, deixando apenas o amor como elemento inspirador ao novo texto construído por Joana Ji Antunes.

JOAN MIRÓ, MATERIALIDADE E METAMÓRFOSE – Porto

Não perca a exposição “Joan Miró, Materialidade e Metamorfose” na Casa de Serralves, patente até 28 janeiro. Pela primeira vez mostra ao público as obras deste pintor catalão adquiridas pelo Estado português.
A mostra abarca um período de seis décadas da carreira de Joan Miró, de 1924 a 1981. Debruçando-se de forma particular sobre a transformação das linguagens pictóricas que o artista catalão começou a desenvolver em meados dos anos 1920, aborda as suas metamorfoses artísticas nos campos do desenho, pintura, colagem e trabalhos em tapeçaria.

EVERYTHING IS ABOUT TO HAPPEN (PORTO): LIVROS E EDIÇÕES DE ARTISTA – Porto

“Everything is About to Happen (Porto): Livros e edições de artista” é dedicada aos desenvolvimentos mais recentes na área do livro de artista enquanto suporte e contexto para a arte contemporânea. Patente até 12 de fevereiro expõe mais de 200 obras, muitas delas publicadas em edições pequenas, difíceis de encontrar, com o objetivo de proporcionar uma ideia geral dos mais recentes desenvolvimentos na área das publicações de artistas.

Conversas: Arte portuguesa recente na Coleção de Serralves – Porto

O Museu de Arte Contemporânea de Serralves continua a sua programação dedicada à Coleção de Serralves com “Conversas: Arte portuguesa recente na Coleção de Serralves”. A exposição apresenta obras em diversos meios – pintura, desenho, escultura, fotografia, filme e vídeo – realizadas a partir dos anos 2000, recentemente adquiridas ou prestes a ser incorporadas na Coleção. Patente até 22 de janeiro.

Sábado no Parque – Vila Nova Gaia

Realiza-se a 7 de Janeiro, das 10 às 23h30, no Parque Biológico de Gaia. O programa inicia-se das 10 às 12h – Anilhagem científica. Com a colaboração de ornitólogos credenciados, são capturadas aves selvagens que são depois objeto de análise biométrica, são anilhadas e devolvidas à liberdade, prossegue às 15h com o Atelier “Põe aqui os teus ovinhos” e das 22 às 23h30 têm lugar observações astronómicas.

Clube de Xadrez – Vila Nova Gaia

Para participar no Clube de xadrez aos sábados, às 10h30 no Pólo de Leitura da Biblioteca na Afurada precisa apenas de se inscrever previamente.

Concerto dos Reis – Vila Nova Gaia

Realiza-se a 8 de janeiro, pelas 17 horas no Santuário do Coração de Maria em Vila Nova de Gaia, Carvalhos. Com os coros Per Piccoli I, II e III e Per Tutti 2.º ciclo + Orquestra Per Cordare, da Escola de Música de Perosinho e tem entrada gratuita.

Visitas guiadas ao Espaço Corpus Christi e ao Solar Condes de Resende – Vila Nova Gaia

As primeiras realizam-se de terça a domingo, das 10 às 18h no Convento Corpus Christi, e as visitas ao Solar Condes de Resende realizam-se todos os dias, das 9h às 19h. É necessária marcação prévia para ambas as visitas.

Centro
CABEÇA, ALDEIA NATAL – Seia

Até seis de janeiro a aldeia de Cabeça vai oferecer-nos a magia e autenticidade daquele que é o verdadeiro Natal do nascimento de Jesus. Para além das belíssimas decorações feitas com os elementos da natureza, temos uma variedade de animação e experiências para os mais pequenos onde poderão vislumbrar bonitos presépios espalhados pela aldeia, descobrir o maravilhoso mundo encantados dos brinquedos tradicionais, fazer um passeio na carroça encantada.

PRESÉPIO ARTÍSTICO DE VILA MEà– Carregal do Sal

O Presépio Artístico do Grupo Folclórico d’Alegria de Vila Meã, para além de representar o nascimento de Jesus, representa algumas das atividades características do meio rural onde se insere e que foram caindo em desuso, com o recurso a algumas figuras mecanizadas. Retrata, ainda, alguns elementos da aldeia, em miniatura, como é o caso da Escola, da Igreja, de chafarizes, alminhas e da Ponte Romana de Oliveira do Conde. Patente até 15 de janeiro 2017 no Largo de São Domingos – Vila Meã.

CONCERTO DE ANO NOVO – Marinha Grande

Projeto abraçado pela Junta de Freguesia e Câmara Municipal da Marinha Grande, sob proposta do Maestro Ricardo Santos. A Orquestra Ligeira Juvenil da Marinha Grande é hoje parte integrante do panorama artístico marinhense e instrumento privilegiado para a produção e fruição cultural das crianças e jovens do concelho. O concerto realiza-se a 7 de janeiro pelas 16 horas

EXPOSIÇÃO DE PINTURA “MÃOS E AFETOS” – Marinha Grande

A exposição de pintura “Mãos e Afetos” de Carla Martins está patente até 29 de janeiro de 2017 na Galeria Municipal de Marinha Grande no edifício dos Arcos, junto ao Jardim Stephens. A entrada é gratuita e a exposição pode ser visitada de segunda a sexta das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

EXPOSIÇÃO “BONECAS DO MUNDO” – Ovar

100 bonecas de mais de 50 países integram a exposição “Bonecas do Mundo”. O espólio chega do Museu de Ovar e convida a conhecer esta representação de diferentes culturas. As cem bonecas retratam mais de cinquenta países da Europa, Ásia, América e África, e vestem os trajes típicos dos seus estados de origem, representando a sua diversidade e multiculturalidade. Aberta ao público em geral, a mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta das 09h00-17h30 e sábados e domingos das 14h30-18h30 até 21 de janeiro.

EXPOSIÇÃO “ORIGENS” – Miranda do Corvo

Decorre até 29 de janeiro, na Casa das Artes, em Miranda do Corvo, a exposição “Origens” da autoria de John Traxel. Artista multifacetado apresenta trabalhos de desenho pintura e escultura de grandes dimensões em cores vivas e padrões étnicos. O artista JOHAN TRAXEL, nascido no Suriname, América Latina tem um importante percurso ligado às artes na Holanda, onde frequentou Royal Academy of Art (Haia) e a Liberty Arts Academy (Haia), trabalhado para o estado holandês no Culture Center of Den Haag (Haia). Reside em Portugal há 22 anos e desde então tem realizado várias exposições individuais.

PENELA PRESÉPIO 2016 – Penela

O Castelo de Penela, onde está instalado o Presépio animado, é composto por dezenas de figuras em movimento, com recurso à utilização de novas tecnologias e impressões 3D, onde não faltam as principais personagens do presépio tradicional; na vila do Espinhal, um presépio tradicional, feito por artesãos, representa a freguesia e o seu património. Decorre até 8 de janeiro.

SABUGAL PRESÉPIO – Sabugal

O maior Presépio natural poderá ser visitado até 8 de janeiro das 8h30 às 23h00. A animação contemplará ateliers de pinturas faciais, decorações natalícias, confeção de velas, sais de banho e ambientadores, prendas amigas do ambiente, crachás e construção de fantoches reciclados. Há, ainda, para os contos de encantar, espetáculo circense e concerto de Natal. As ruas serão animadas por personagens infantis ao som de música ambiente e para os mais aventureiros… uma Pump Track Bike.
As festividades da Quadra Natalícia culminam com a apresentação de duas peças, uma no dia 7 de janeiro, pelo Grupo de Teatro “Guardiões da Lua”, e outra no dia 8 de janeiro pelo Grupo de Teatro Anel de Pedra, no Auditório Municipal.

EXPOSIÇÃO DE PRESÉPIOS  – Nazaré

Os “Presépios Tradicionais da Nazaré” estão em exposição no Centro Cultural da Nazaré até 8 de janeiro. Dos presépios tradicionais em barro aos mais atuais, a exposição mostra a evolução das representações do nascimento de Jesus, ao longo de várias décadas. Aberto todos os dias, fim de semana e feriados das 15h às 18h. Semana 09h30 – 13h00 e 14h00 – 17h30. Entrada livre.

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA “[Todo] Centelles”  – Óbidos

A «[Todo] Centelles» propõe fazer a “história da fotografia”. O tempo da volta é o formato escolhido para “ver” através de mais de uma centena de cópias de autor, feitas a partir dos negativos originais. A Segunda República Espanhola, o início da Guerra Civil, a Frente de Aragão e, mais tarde, passando pelo campo de Bram, documentando as difíceis condições de vida dos presos, que nos dá a oportunidade de ver o seu trabalho original, documentado numa reunião entre imagens e imprensa daquele tempo. A mostra pode ser vista até 31 de janeiro, no Museu Municipal de Óbidos, de terça a domingo entre as 10h-13h e 14h-18h.

Lisboa e Vale do Tejo
EXPOSIÇÃO DE PEÇAS NATALÍCIAS – Constância

Serão apresentados os trabalhos realizados pelos artesãos e artistas do concelho, aliando desta forma o ambiente natalício à oportunidade de dinamizar a divulgação de artigos e a partilha de saberes. Esta mostra vai estar patente ao público até 8 de Janeiro.

DESENHOS DE JACOPO PALMA O JOVEM – Lisboa

Figura relevante do maneirismo veneziano, Jacopo Negretti, ficou mais conhecido por Palma, o Jovem (c. 1548/50-1628).  A sua extraordinária criatividade e o método de trabalho seguido, deram origem a uma abundante produção. As composições eram exaustivamente preparadas através do desenho, executadas num grafismo muito pessoal. Patente no Museu Nacional de Arte Antiga até 29 de janeiro.

DEBATE O MUNDO NOS NOSSO OLHOS – Lisboa

Debate de encerramento da exposição – O Mundo nos Nossos Olhos. Será que a arquitectura ainda pode oferecer modelos alternativos aos sistemas técnicos de planeamento urbano que se desenvolveram ao longo do século XX? André Tavares irá moderar a conversa entre João Gomes da Silva e Paulo Moreira. A decorrer no dia 7 de janeiro, pelas 17h, com entrada gratuita n Garagem Sul – Centro Cultural de Belém (CCB).

EXPOSIÇÃO “António Ole. Luanda, Los Angeles, Lisboa” – Lisboa

Exposição retrospetiva da obra de António Ole, uma figura tutelar de toda uma geração de artistas contemporâneos angolanos. António Ole, nascido em Luanda em 1951, é um dos grandes artistas contemporâneos angolanos. Artista plurifacetado, a sua vasta obra inclui escultura, instalação, pintura e colagem, desenho, fotografia e cinema. A presente exposição cria elos entre as cidades determinantes no percurso artístico de António Ole – Luanda, Los Angeles e Lisboa. As visitas são orientadas por Sílvia Moreira. A última realiza-se sábado, 7de janeiro pelas 15h no Museu Gulbenkian.

EXPOSIÇÃO “Mémoire de la Liberté” – Lisboa

A coleção de gravuras e de múltiplos de esculturas, intitulada Mémoire de la Liberté, concebida para promover o conhecimento da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adquirida para o Centro Cultural de Belém, em 1992, e que agora a expõe pela primeira vez, constitui um portfólio de 53 obras de artistas de 23 nacionalidades, particularmente representativo dos principais movimentos artísticos da segunda metade do século XX, que afirma a Liberdade como um elemento central da Arte. Patente até 25 de janeiro no CCB.

Dia Aberto da Geografia 2017 – Lisboa

O Dia Aberto da Geografia na Universidade de Lisboa tem um enorme sucesso há muitos anos. Os temas do Dia Aberto de 2017 serão: Migrações, Cidades, Planeamento, Modelação e Sistemas de Informação Geográfica, Europa, Riscos, Clima e Turismo. A decorrer no dia 6 e 9 de janeiro no novo edifício do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território.

Sul 
PRESÉPIO GIGANTE DE VRSA – Vila Real de Santo António

O presépio gigante de Vila Real de Santo António, que vai estar disponível para visita até oito de janeiro de 2017, no Centro Cultural António Aleixo, tem 4500 figuras, «afirmando-se como um dos maiores presépios do país e o maior do Algarve». O presépio integra na sua construção mais de 20 toneladas de areia, quatro toneladas de pó de pedra e 2500 quilos de cortiça e 160 metros quadrados de musgo. Patente até dia 8 de janeiro, no Centro Cultural António Aleixo, das 10h00 > 13h00 – 14h30 > 19h00.

EXPOSIÇÃO “O REGRESSO DO OBJETO: ARTE DOS ANOS 1980” – Faro

“O regresso do objeto” apresenta uma seleção de esculturas e pinturas de 7 artistas portugueses e internacionais que sedimentaram os seus discursos artísticos nos anos 1980. Organizada pela Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, esta iniciativa integra-se num programa de exposições e apresentação de obras da Coleção de Serralves especificamente selecionadas para os locais de exposição com o objetivo de tornar o acervo acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país. Patente no Museu Municipal de Faro de Ter a Sex: 10h00-19h00 e de Sáb a Dom: 11h30-18h00. Até dia 19 fevereiro.

EXPOSIÇÃO “VIAGEM PELO MUNDO DA FAIANÇA: ARTE E COMÉRCIO”– Faro

Patente até 29 de janeiro de 2017 no Museu Municipal de Faro.

Madeira
CANTAR OS REIS

Esta antiga tradição popular madeirense celebra-se um pouco por toda a ilha, reunindo famílias, amigos e vizinhos que saem à rua para “Cantar os Reis” ou “Janeiras” de porta em porta. Imbuída deste espírito, a Associação de Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira promove no Auditório do Jardim Municipal do Funchal, no dia 5 de janeiro, pelas 20h, o espetáculo “Cantar os Reis, Cantar as Janeiras”, integrado no Programa das Festas de Natal e Fim-de-Ano na Madeira.

Açores
PICO FESTIVAL

A MiratecArts decidiu criar este projeto para dar visibilidade à ilha do Pico através da montanha e assuntos globais ambientais devido à cultura de regiões montanhosas. Assim, em parceria com a Secretaria do Mountain Partnership das Nações Unidas, uma aliança voluntária de governos e organizações comprometidas em trabalhar em conjunto com o objetivo de alcançar o desenvolvimento sustentável das montanhas em redor do mundo, a associação promete dar mais visibilidade aos assuntos ambientais através da programação artística no Festival. De 2 a 10 de Janeiro.

 

 

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close