Dr.ª Cátia Nunes
Consultório Médico Em Destaque

Saúde é movimento, faça exercício!

Motive-se e mantenha-se em forma pela sua saúde e bem-estar.
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por Dr.ª Cátia Nunes, médica de Medicina Geral e Familiar

As pessoas que praticam exercício físico vivem mais anos do que as pessoas sedentárias, e com maior qualidade de vida. O exercício aumenta a capacidade física, a mobilidade e o equilíbrio, melhora o sono, a digestão, bem como a sua destreza mental, e permite reduzir o peso, a ansiedade e o stress, a dor, o colesterol e a tensão arterial. Além disto, ajuda a prevenir doenças do coração, a diabetes, a osteoporose, e muitos outros problemas de saúde. Por outro lado, a falta de atividade física é atualmente reconhecida como um dos principais fatores de risco para a doença e aumento da mortalidade.

Segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o exercício deve ser praticado num período mínimo de 30 minutos, 5 vezes por semana. Não é necessário que sejam seguidos, podendo ser utilizados vários períodos, não inferiores a 10 minutos, como por exemplo no intervalo de almoço ou no tempo livre. Poderá tornar a sua prática mais divertida aproveitando a companhia de um colega, um amigo ou um familiar e selecionando atividades que goste. Comece pouco a pouco, aumentando a sua atividade habitual, como por exemplo, ir a pé para o trabalho, não usar o elevador, estacionar o carro mais longe do local de trabalho. Caminhar, nadar, andar de bicicleta, correr e dançar, são boas opções de atividade física. Exercícios de flexibilidade são também importantes e devem ser incluídos, como por exemplo, ioga ou trabalhos de jardinagem, assim como exercícios de força, como subir escadas, levantar pesos, sentar e levantar-se em sessões repetidas. Qualquer atividade física é melhor que não fazer nada.

Deve consultar o seu médico antes de iniciar um programa de exercício físico programado, e no caso de apresentar a tensão arterial alta, doenças do coração, açúcar no sangue ou qualquer outro problema. Algumas doenças contraindicam o exercício físico, como o enfarte de miocárdio recente. As mulheres grávidas e no pós-parto, também podem necessitar de algumas precauções extra, pelo que devem consultar o seu médico.

Nunca é tarde para adicionar atividade física à sua vida.

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