Negócios e Empreendorismo

RIPA: Uma gravata de madeira feita em Portugal

É uma gravata única, portuguesa e 100% reciclada. O projeto RIPA, criado por dois jovens de Viana do Castelo, aproveita desperdícios de madeira e tecidos para criar gravatas originais que já chamaram a atenção de clientes estrangeiros.
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É uma gravata única, portuguesa e 100% reciclada. O projeto RIPA, criado por dois jovens de Viana do Castelo, aproveita desperdícios de madeira e tecidos para criar gravatas originais que já chamaram a atenção de clientes estrangeiros. 

por Sara Fevereiro*

Ana Rita Carvalho e Nelson Sampaio, de 27 e 25 anos respetivamente, foram convidados para um casamento no Verão de 2014 e quiseram criar um acessório diferente para esse dia especial. Assim surgiu o conceito da gravata de madeira.

A bióloga e o designer decidiram apostar neste tipo de material porque se sentirem cativados “pelas característicias naturais da madeira”. O desenho final deste original acessório consiste em várias peças de madeira.

No dia do casamento o acessório fez furor. “Todas as pessoas reagiram positivamente à nossa invenção e vieram falar connosco sobre a gravata, mostrando muita curiosidade”.

Os convidados presentes na festa interessaram-se pela ideia, pela forma como era fabricada, pela fonte de inspiração para realizar o acessório, entre outras questões que refletiram que o produto não deixava as pessoas indiferentes.

A partir desse dia, Nelson e Ana Rita decidiram expandir o projeto RIPA. Contactaram carpintarias de Viana do Castelo da zona e começaram a produzir exemplares com desperdícios de madeira.

“Contactámos as carpintarias no sentido de adquirir material que seria, à partida, descartado. Essa madeira apresenta todas as características que necessitamos para o fabrico das nossas criações”, refere o designer Nelson Sampaio.

Foi assim que surgiu a RIPA, fazendo o nome alusão às finas ripas de madeira. “Cada peça é única, já que tiramos partido das características da própria madeira: a cor, os veios e os nós que nos permitem a criação de peças exclusivas”, contam os autores.

A produção destas gravatas ainda é limitada mas o 'feedback' tem sido muito positivo e até já há clientes no estrangeiro, nomeadamente da Suíça. O objetivo da marca não é substituir as gravatas convencionais, mas sim produzir objetos de design únicos com personalidade.

Atualmente, as gravatas são o principal acessório da marca, mas Ana Rita Carvalho e Nelson Sampaio já estão a trabalhar noutros produtos que em breve serão revelados.

Para adquirir as gravatas pode ir à loja online clicando AQUI.

Notícia sugerida por Maria da Luz

*Edição de Patrícia Maia

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