i9magazine

Rede de Centros de Alto Rendimento – Melhorar a performance desportiva de alta competição

Versão para impressão

São 13 centros espalhados de Norte a Sul do país e que, segundo diploma publicado em Diário da República a 8 de outubro de 2015, passaram a ser coordenados, rentabilizados, promovidos internacionalmente e propostos a fundos comunitários, por parte da Fundação do Desporto.

Neste âmbito, a entidade coordenadora lançou, em fevereiro do ano passado, o projeto “Internacionalização da Rede Nacional de CAR de Portugal”.

Liderado pela Fundação do Desporto e com a Universidade de Trás os Montes e Alto Douro como copromotor, esta iniciativa tem procurado: planear e avaliar estratégias de marketing e promoção internacional em mercados externos aos CAR; e promover ações de partilha de conhecimento e capacitação da rede. Além disso, foi definida a criação e registo da marca CAR, assim como a criação de uma aplicação eletrónica, suportes multimédia e sua divulgação online para difundir mundialmente os aspetos diferenciadores desta rede.

Em novembro de 2016, a mesma Fundação, que procura apoiar o fomento e desenvolvimento do desporto, sobretudo o de alta competição, assinou 21 protocolos de financiamento para os CAR que integram a Rede Nacional CAR. O apoio, no valor de 375 mil euros, será aplicado em projetos desportivos e de apetrechamento de equipamentos tecnológicos.

Ainda que geridos pelas câmaras municipais onde estão inseridos, cada um dos CAR incluiu um conjunto alargado de instalações, equipamentos desportivos e serviços de assistência multidisciplinar. O objetivo último de cada uma destas infraestruturas é melhorar e otimizar o rendimento desportivo dos atletas de alto rendimento, como os que integram as várias seleções nacionais.

Treinar, investigar, apoiar em termos médicos, psicológicos, fisioterapêuticos e nutricionais são algumas das valências atribuídas aos CAR.

Respondendo às necessidades das federações desportivas das diversas modalidades, os 13 CAR procuram detetar e potenciar novos talentos desportivos; funcionam como palco privilegiado para a realização de estágios, avaliação e monitorização de resultados, e para o rendimento, controlo e otimização dos treinos.

Fique a conhecer cada um destes centros, que podem ser multidesportivos, englobando vários tipos de desportos, ou especializados, isto é, monodesportivos.

// www.fundacaodesporto.pt

NORTE

CAR Remo         

Pocinho, Vila Nova de Foz Côa

Modalidades: remo, canoagem, motas de água, jet-ski e motonáutica

Equipamentos: A Zona de Treino possui uma área teórica que inclui um ginásio para desenvolvimento da condição física, com cerca de 500m²; salas de apoio administrativo e teórico ao treino; sala de reuniões de treinadores; sala multimédia para aulas teóricas e visionamento de filmagens; duas salas polivalentes e duas salas específicas para a equipa técnica nacional; uma área médica e uma área de relaxamento com piscina coberta; hidromassagem e respetivas instalações técnicas e vestiários/balneários de apoio. A Zona Residencial tem 85 quartos e espaços de convívio, com capacidade para cerca de 200 atletas. A Zona Social tem uma sala polivalente e espaços de convívio com acesso à internet.

Curiosidades: O centro dista cerca de 500 metros da margem do rio e já foi considerado como um local de excelência para o treino da modalidade. Foi construído nos socalcos do Rio Douro.

// www.cm-fozcoa.pt

CAR Surf Viana

Praia do Cabedelo, Viana do Castelo

Modalidades: surf, bodyboard e longboard

Equipamentos: na ala norte há 30 camas, divididas por sete quartos, servidos por instalações de apoio coletivo, vestiários e balneários. No lado sul, ficam as salas de formação, sala de aquecimento, balneários de apoio, gabinete médico e sala de massagens e recuperação. No piso térreo, situa-se o hangar para arrecadação de pranchas, material técnico e ainda uma sala de inovação. E a nascente, as áreas de lounge, cozinha, receção e gabinetes administrativos.

Curiosidades: Construção sustentável, assente em materiais “amigos” do ambiente e com reduzido consumo energético recorrendo a energias naturais.

// www.surfingviana.com

CAR Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia

Modalidades: taekwondo e ténis de mesa

Equipamentos: Unidade de acolhimento com 64 camas apetrechadas para acolher atletas com deficiência motora; pavilhão de ténis de mesa com 970m² de área de jogo e pavilhão de taekwondo com área de jogo de 530m².

Curiosidades: está integrado no Parque Municipal da Lavandeira (em Oliveira do Douro) e contemplou a remodelação do pavilhão existente. Cada unidade pode funcionar autonomamente ou “sinergindo” num evento desportivo de grande dimensão.

// www.cm-gaia.pt/pt/cidade/desporto/centros-de-estagio/centros-de-alto-rendimento

CAR Maia           

Maia

Modalidades: atletismo, ginástica e ténis

Equipamentos: Pista de atletismo e campo de treinos, quatro courts de ténis, dois deles cobertos.

Curiosidades: abriu em julho de 2015, após requalificar a pista de atletismo e o campo de treinos.

// www.desporto.cm-maia.pt

 

CENTRO

CAR – Velódromo Nacional       

Sangalhos, Anadia

Modalidades: Ciclismo, judo, ginástica, trampolins e desportos acrobáticos, esgrima e pentatlo moderno.

Equipamentos: Pista coberta, com 250m, para a modalidade de ciclismo; sala polivalente com 1100m² para formação/convívio, central técnica, lavandaria, área de arrecadação de bicicletas e oficina. O centro de estágio dispõe de 16 quartos duplos e um espaço adequado à preparação e recuperação de atletas com os mais variados equipamentos. No piso térreo, dispõe de uma área de restauração, sala museu, uma sala polivalente e outra de formação, a secretaria e um gabinete administrativo.

Curiosidades: A zona de Sangalhos teve desde sempre um grande número empresas da indústria de bicicletas, pioneiras em Portugal.

// pt-pt.facebook.com/centroaltorendimentoanadia

CAR – Caldas da Rainha

Caldas da Rainha

Modalidades: Badminton

Equipamentos: Dois recintos de jogo cobertos, um com 44,35m x 26m (12m de altura) com cinco campos de badminton e outro complementar com 35m x 9m de apoio/aquecimento com dois campos. Estes recintos são servidos por quatro blocos de vestiários/balneários para atletas com instalações de banho turco, dois blocos de vestiários/balneários para árbitros, instalações de apoio médico (primeiros socorros / controlo antidopagem), sala de treinadores e sala polivalente para formação/convívio.

Curiosidades: Este CAR também possui sala de musculação/cardiofitness, três estúdios para treinos específicos, e vestiários/balneários próprios para prática de outras modalidades.

// www.car.fpbadminton.com

Hippos

Golegã

Modalidades: desportos equestres

Equipamentos: Clínica veterinária, 40 boxes, zona de banhos, armazéns de palha ou aparas para camas, armazéns de forragens e rações, zona de preparação dos alimentos, sala de arreios e arrecadação de material de limpeza. Os cavaleiros possuem vestiários, balneários e instalações sanitárias. Local de primeiros socorros, gabinetes médicos e ginásio. O centro inclui um picadeiro ao ar livre de boxes desmontáveis, zonas de banhos para os cavalos, e bancadas para público.

Curiosidades: tem ainda apoio de outras infraestruturas como piscinas, picadeiro municipal, pavilhão desportivo, estádio, assim como de instalações de alojamento/centro de estágio e centro cultural e científico.

// pt-pt.facebook.com/pages/Hippos-Golegã/248546301937684

CAR Montemor-o-Velho            

Montemor-o-Velho, Coimbra

Modalidades: canoagem, natação (águas abertas), remo e triatlo

Equipamentos: capacidade para 90 atletas em regime regular, mas poderá acolher até 700 atletas durante os eventos. Existe um pavilhão com zona ampla para arrecadação de barcos, zona de gabinetes, sauna, ginásio e zona de balneários com hipótese de amplificação.  Possui uma pista de 2 km, mais canal de “arrefecimento”, canal de retorno e “aquecimento” – sistema que evita acidentes, permitindo que os atletas em competição e os barcos de serviço não se cruzem.

Curiosidades: a Canoagem e a Natação optaram por residências onde já vivem atletas durante o ano inteiro. A canoagem tem uma “Residência Universitária” que alberga dez atletas no total, entre eles, alguns dos mais importantes membros da Equipa Nacional de Velocidade Sénior.

// www.cm-montemorvelho.pt/centro_alto_rendimento.htm  

CARSURF           

Praia do Norte, Nazaré

Modalidades: surf, bodyboard, longboard

Equipamentos: A área desportiva e a sala polivalente/aquecimento tem 102,6m². Adjacente a esta, está o Hangar para pranchas, e espaço exterior para a zona de duches e para uma fruição exterior. Integrados nesta área, situam-se os balneários e instalações sanitárias, a área médica (primeiros socorros e massagem) e sauna. A zona residencial é constituída por sete unidades de alojamento com arrumação para fatos e pranchas de surf.

Curiosidades: O edifício, em “L”, faz com que esteja protegido dos ventos dominantes do Norte. Está direcionado a Sul e tem vista panorâmica sobre o mar.

// www.cm-nazare.pt/pt/iniciativas/centro-de-alto-rendimento-da-nazare

CAR Surf Peniche

Peniche

Modalidades: surf, bodyboard, longboard

Equipamentos: As instalações são compostas por quatro áreas: a técnico-desportiva, a residencial, a social e a administrativa.  Há ainda um espaço polivalente para convívio. A área técnico-desportiva é constituída por duas salas de aquecimento/laboratório, duas salas polivalentes de formação, vestiários/balneários/sanitários distintos para atletas e técnicos. Estes integram sauna, sala de massagens e sala de apoio médico/primeiros socorros, complementando com hangar para arrecadação das pranchas e outro material náutico. O edifício terá capacidade para alojar cerca de 30 pessoas em simultâneo, entre técnicos e atletas.

Curiosidades: Está localizado perto das praias de Supertubos e da Baía, do Molhe Este e do Baleal.

// www.cm-peniche.pt/carsurfpeniche

CAR Rio Maior 

Rio Maior

Modalidades: Natação

Equipamentos: Dotado de duas piscinas cobertas, com 25 e 50 metros, e ainda um tanque de saltos e um tanque de aprendizagem. O centro possui duas alas independentes de alojamento com 32 quartos, singles, duplos, triplos ou quádruplos. Todos os quartos estão equipados com telefone, internet wireless, televisão, mini-bar, ar condicionado e uma, ou duas, casas de banho, conforme a configuração. Há ainda cafetaria, restaurante e um auditório com capacidade para 90 pessoas, salas de reuniões, salas para equipamentos, ginásio, sauna, jacuzzi, banho turco e crioterapia.

Curiosidades: A piscina olímpica tem um sistema de recolha e integração de imagens subaquáticas em alta definição, ergómetros para ginásio de “treino em seco”, aparelhos de medição da força, desenhados para avaliar a performance dos atletas (força dinâmica e estática), e equipamento da mais recente tecnologia de terapia e recuperação (laser, ultrassons, magno terapia, ondas de choque, ondas curtas).

// www.desmor.pt

CAR Surf São Jacinto     

São Jacinto, Aveiro

Modalidades: Surf, bodyboard, longboard

Equipamentos: O centro possui uma área de secretariado e técnica, com sala polivalente (ginásio e formação), gabinete médico, área social e refeitório. O dormitório tem capacidade para 30 pessoas, possuindo ainda balneários exteriores e um hangar para acondicionamento das pranchas, assim como três postos de chuveiro ao ar livre.

Curiosidades: Foi dos últimos CAR a ser inaugurado – em junho do ano passado – e fica próximo da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto.

// www.cm-aveiro.pt  

SUL

CAR Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António

Modalidades: Atletismo, judo, futebol, triatlo, natação, pentatlo moderno e rugby.

Equipamentos: A nave desportiva inclui uma pista de atletismo coberta com 1.000 m², área de corridas (80 m em linha), área de saltos (vara, comprimento e altura), área de lançamentos (peso e bola), área de musculação (320 m²), área médica, de fisioterapia e recuperação, sala audiovisual e sala de controlo do treino. O complexo possui ainda um estádio principal, piscinas, pavilhão desportivo, centro de ténis e padel e zona envolvente.

Curiosidades: O complexo é CAR – “High Performance Training Centre” de nível europeu, reconhecido pela Federação Internacional das Associações de Atletismo (International Association of Athletics Federation – IAAF). É muito procurado por praticantes de atletismo.

// www.sportscentre-vrsa.com

O conteúdo Rede de Centros de Alto Rendimento – Melhorar a performance desportiva de alta competição aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close