“Amália Rodrigues representa para sempre uma das maiores embaixadoras de Portugal no mundo graças ao seu talento como intérprete de Fado”, sublinhou o autarca parisiense à AFP.
A “Promenade Amália Rodrigues”, uma espécie de circuito pedonal num jardim aberto, situa-se entre a boulevard d´Algerie e a Porte du pré Saint-Gervais no XIXe arrondissement, bairro número 19 de Paris.
“Amália é um símbolo e merece esta promenade; mas esta inauguração é igualmente importante porque é um acto que dá visibilidade aos portugueses e à cultura portuguesa em França”, explica ao Expresso Hermano Sanches Ruivo, um autarca local.
Já existiam as ruas do Tage (Tejo) e de Lisbonne, as avenidas dos Portugais e de Camoëns (o poeta português tem ainda um busto no local) e, nos arredores de Paris foram erigidas estátuas em homenagem a Eça de Queiroz, à Revolução dos Cravos e aos imigrantes portugueses.
Entre os convidados especiais para esta inauguração estarão dois embaixadores portugueses em Paris, Francisco Seixas da Costa e Manuel Maria Carrilho, e os fadistas Camané e Mísia.