Ambiente Em Destaque

Programa circular de limpeza do mar e praias na Penísula Ibérica

O projeto contempla a limpeza de 80 praias e ambientes aquáticos, num total de 270 quilómetros de costa.
Versão para impressão

 

A Coca-Cola inicia este mês de junho um ambicioso programa de limpeza de praias e fundos marinhos em toda a Península Ibérica.

Denominada “Mares Circulares”, a iniciativa insere-se no programa “Avançamos”, a estratégia de sustentabilidade apresentada em novembro passado que a Companhia tem em curso até 2025 com o objetivo de melhorar o meio ambiente numa lógica de economia circular e de sensibilização para a cidadania, chamando a atenção para a importância da reciclagem e correta gestão de resíduos. No “Mares Circulares” participarão este ano mais de 5 mil jovens e 10.000 famílias frequentadoras de praias.

O projeto contempla a limpeza de 80 praias e ambientes aquáticos, num total de 270 quilómetros de costa da Península Ibérica, em colaboração com instituições e associações locais, autarquias, clubes de vela, ong´s e fundações. Além da constituição de bancos de voluntários, está prevista a participação de barcos de pescas de 12 portos ibéricos nas operações de limpeza no mar. Como resultado desta ação, vão ser recolhidos durante este ano 250 toneladas de resíduos, entre as quais 25 toneladas de plástico PET que será reintroduzido de forma circular na cadeia de valor ao ser transformado em roupa e esplanadas.

Para Márcio Cruz, Diretor de Relações Externas e Comunicação da Coca-Cola European Partners em Portugal, “Mares Circulares é uma oportunidade de responder ao compromisso que temos com uma estratégia de sustentabilidade, o programa Avançamos, que tem como objetivo recolher 100% das embalagens dos nossos produtos para que não terminem como resíduos, especialmente nos oceanos.”

Em Portugal, o projeto vai ser implementado em seis praias, num porto de pesca e numa reserva marinha nos Açores. Além disso, decorrerão várias ações de sensibilização que vão ensinar a separar e gerir resíduos.

A Coca-Cola vai promover ainda um concurso para premiar a ideia mais inovadora sobre lixo marinho, atribuindo 5 mil euros ao vencedor para que possa desenvolver estudos nesta área.

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close