Mundo

Portugal é o 19º país com melhor reputação

Portugal é o 19º país com melhor reputação do mundo. As conclusões são de um estudo promovido anualmente pelo Reputation Institute, segundo o qual Portugal mantém a mesma posição que em 2012 no ranking do Country RepTrak 2013.
Versão para impressão
Portugal é o 19º país com melhor reputação entre 50 países selecionados pelo prestigiado Reputation Institute. De acordo com este 'ranking', que se realiza desde 1999, Portugal mantém a mesma posição que ocupava em 2012 no Country RepTrak de 2013. 
 
O Canadá foi eleito o país com melhor reputação do mundo, seguindo-se a Suécia e a Suíça. À semelhança de Portugal, os três países mantêm a mesma classificação que no ano passado. Os EUA de Barack Obama ocupam o 22º lugar do 'ranking'.
 
O Country RepTrak avalia 50 países, selecionados de acordo com os seguintes critérios: tamanho da sua economia ou importância devido a acontecimentos políticos ou sociais atuais.

O 'ranking' de reputação dos países é estabelecido com base em 16 atributos divididos em três categorias – economia avançada, apelo do ambiente (como a beleza natural e o estilo de vida) e o governo. 

27 mil inquiridos
 

Realizado entre Janeiro e Março através de entrevistas on-line junto de 27 mil inquiridos dos países do G8 (EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá), o estudo colocou Portugal em 19º lugar na tabela, o mesmo lugar do ano anterior. O 'ranking' estabeleceu ainda uma comparação entre a perceção externa e interna de cada país avaliado.

Ainda assim, Portugal conseguiu melhorar em todos os atributos que determinam a reputação de um país. Por exemplo,  relativamente à eficiência do governo português, a imagem que os estrangeiros têm de Portugal é significativamente superior à opinião dos próprios portugueses, salienta a Lusa. 
 
Esta pequena mas significativa melhoria proporciona ao país um estatuto de reputação “moderada”. Também a imagem externa ganhou novos pontos, nomeadamente a nível da perceção para fazer negócios no país. 

Por sua vez, a perceção sobre a segurança em Portugal fica a perder no estrangeiro onde se tem uma pior opinião do que dentro do próprio país. 

 
A imagem externa melhorou também no que diz respeito ao desenvolvimento económico em Portugal, sendo agora superior à imagem nacional. Verificou-se uma subida significativa em termos de “marcas conhecidas” e de “confiança da mão-de-obra”. 
 
Ainda fora do país, a perceção sobre o ambiente natural em Portugal também sobe ligeiramente. Já os portugueses tiraram pontos à qualidade de vida no país.
 
Portugueses dão pouco valor ao seu país

Segundo Pedro Tavares, diretor executivo da OnStrategy, que representa o Reputation Institute em Portugal, “a autoavaliação dos portugueses acabou por penalizar o país”.
 

“Se nos outros anos o crescimento da imagem interna se deveu ao reconhecimento dos portugueses no esforço feito para cumprir com as medidas de austeridade impostas pelo Governo em conjunto com a troika, este ano parece que o estudo demonstra alguma desilusão, em contraste com a melhoria da imagem do país junto dos países estrangeiros”, refere o responsável à agência Lusa.
 
O Reputation Institute é líder mundial em consultoria em reputação e pioneiro em gestão de reputação das marcas. Com 12 anos de experiência está presente em mais de 28 países, dedicando-se ao estudo da reputação e à partilha das melhores práticas com os seus clientes e afiliados.

Clique AQUI para saber mais detalhes sobre o Country RepTrack 2013.

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

Etiquetas

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close