A Farmácia Paula de Campos, na Portela (Loures), realiza, no próximo dia 30 de Outubro, entre as 10h e as 19h, um rastreio à saúde do cabelo. Através de um aparelho inovador, a população terá oportunidade de avaliar o estado do seu cabelo, bem como esclarecer dúvidas sobre a alopécia, vulgarmente conhecida por queda de cabelo, e receber aconselhamento especializado.
Esta iniciativa, promovida pela Viviscal, pretende desmistificar esta patologia, informando a população sobre a saúde do cabelo, esclarecendo acerca dos vários tipos de alopecia, os sintomas de alerta e as formas mais eficazes para a combater.
O rastreio tem como suporte tecnológico um aparelho que mede o índice de massa capilar, determina o número e o diâmetro dos fios de cabelo, numa área localizada, quantifica a percentagem de cabelos partidos e detecta ainda a redução de cabelo, quando esta não é ainda visível. Tudo para que se detecte a patologia no seu estado inicial e possam ser tomadas as devidas medidas de combate.
A calvice, como é vulgarmente conhecida, é a principal razão da queda de cabelo nos homens, mas também nas mulheres. No entanto, outras situações podem atingir as mulheres provocando a queda de cabelo como o parto, a menopausa, situações de stress físico ou psicológico, dietas dramáticas.
Segundo um dos estudos realizados pela Viviscal sobre queda e enfraquecimento do cabelo, este problema pode originar distorção da autoimagem (20%), falta de confiança (14%), embaraço geral (13%) ou mesmo depressão (11%).