Gastronomia

Pera portuguesa é “estrela” de campanha no Brasil

A pera portuguesa é uma das "estrelas" de uma campanha publicitária da Hortifruti, uma rede de hortofruticultura do Brasil que se tem celebrizado no país pelo seu sucesso no que toca à publicidade.
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A pera portuguesa é uma das “estrelas” de uma campanha publicitária da Hortifruti, uma rede de hortofruticultura do Brasil que se tem celebrizado no país pelo seu sucesso no que toca à publicidade. 
 
Nos novos cartazes desta campanha, a fruta aparece diante de um painel dos tradicionais azulejos lusitanos e sobre um chão feito de calçada portuguesa e, com um lenço vermelho na cabeça, garante ser “uma pera portuguesa com certeza”.
 
A ação publicitária desta temporada, da qual a pera portuguesa é uma das protagonistas, passa pela colocação de 'outdoors' em pontos estratégicos como estações de metro e ruas movimentadas do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.
 
Além disso, adianta a Lusa, a estratégia de marketing da empresa inclui ainda uma espécie de 'dossier' com curiosidades e diversas dicas sobre o produto, entre as quais o tipo de vitaminas que fornece ao nosso organismo, a melhor forma de avaliar a sua qualidade e os meios adequados de as conservar em casa.
 
Na campanha atual estão, ao lado da pera portuguesa, outros produtos conhecidos no Brasil pela sua sua nacionalidade, como a couve-chinesa, a batata inglesa ou o tomate italiano. Segundo a diretora de marketing da empresa, Fernanda Erthel, citada pela Lusa, estão, portanto, em causa produtos cujos nomes, com referência ao país, já estão instuticionalizados.

17 toneladas de peras portuguesas vendidas em janeiro
 

Só em janeiro deste ano, a rede Hortifruti comercializou 17 toneladas de peras portuguesas, das quais 12 toneladas importadas de Portugal. O conceito inclui também, no entanto, s peras da mesma espécie produzidas noutras regiões, entre elas o Brasil.
 
A empresa brasileira ganhou notoriedade no mercado daquele país graças à sua primeira campanha de marketing que tratava os legumes e as frutas como “celebridades”, colocando-as nos cartazes publicitários a fazer declarações típicas das estrelas nas revistas do social.
 
Entre os anúncios que conquistaram o público brasileiro estava o do limão (“Já passei muitos apertos na vida”, admitia o fruto) ou da beterraba, que dizia nunca ter negado “vir de baixo”. Nas últimas temporadas, a rede enveredou também pela área do cinema, apresentando cartazes de filmes como “Kiwi Bill”, “Eduardo Mãos de Cenoura” ou “O quiabo veste Prada”.

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