Negócios e Empreendorismo

Nova rota turística promove a sardinha

Um filme, um passeio de barco e uma refeição à base de sardinha são os ingredientes da nova rota turística criada por investigadores da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche.
Versão para impressão
Um filme, um passeio de barco e uma refeição à base de sardinha são os ingredientes da nova rota turística criada por investigadores da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche. O objetivo é dar aos visitantes da região a oportunidade de aprenderem mais sobre a pesca da sardinha.

O 'Fish Tour' tem como principal objetivo ser “uma experiência única” para os turistas. O percurso começa com a visualização de um documentário sobre os ciclos de vida da sardinha e da sua pesca, seguindo-se depois um passeio no mar para observar a faina, que terminará com a degustação de um prato típico confeccionado à base de sardinhas.

Em declarações à agência Lusa, João Costa, coordenador da iniciativa e também professor naquela instituição, afirma que este é um projeto “inovador a nível internacional”, uma vez que não existem passeios do género no país, que permitam conhecer as tradições e a cultura da arte da pesca.

Para a equipa de Peniche, a 'Fish Tour', como é denominada, poderá ajudar na criação de postos de trabalho ligados ao turismo sustentável ou à restauração, bem como atribuir novas oportunidades de emprego aos pescadores, que poderão ser recrutados para conduzir embarcações, por exemplo.

Projeto pode ser ampliado a outras regiões pesqueiras

João Costa defende que se poderá estender a rota desde a costa algarvia até Matosinhos, regiões que também se dedicam àquele tipo de faina. 

O coordenador afirma que o projeto foi apresentado a algumas empresas, sobretudo as que oferecem atividades relacionadas com o mar na região, como por exemplo as que levam turistas até às Berlengas ou as que acompanham mergulhos, mas que ainda “nenhuma implementou” o projeto.

Para testarem a ideia, os responsáveis levaram 21 turistas a bordo, na maioria estrangeiros, a quem lhes foi pedido para realizarem um inquérito: 65% dos inquiridos gostaram da experiência, 71% manifestaram intenções de a repetir em breve, e 95% recomendariam a viagem a amigos.

Para a promoção do projeto, João Costa, Francisco Dias, Nuno Almeida, Mário Carvalho, Rui Pedrosa, Paulo Maranhão e Sérgio Leandro produziram um documentário em vídeo, que será exibido esta quarta-feira.

A este vídeo junta-se a criação de um site que promove o produto e as marcações dos turistas, bem como o desenvolvimento de um estudo-piloto que revela que a rota turística da sardinha tem uma “elevada procura potencial”, conclui João Costa.

Notícia sugerida por Maria da Luz

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close