i9magazine

NET – Novas Empresas e Tecnologias, S.A – Promover o empreendedorismo a Norte

Versão para impressão

Ao ter iniciado a sua atividade em, a NET foi pioneira na adoção do conceito BIC, sendo o mais antigo de Portugal e um dos primeiros da Europa.

Além de ajudar na promoção do empreendedorismo, inovação e modernização das PME, em particular na Região Norte do país, também “iniciou o apoio na área de incubação de valor acrescentado, ou seja, não tão importante na disponibilização de espaços para as empresas se instalarem, mas de apoio no arranque da sua atividade e entrada nos mercados”, frisa José de Almeida Martins, diretor-geral da NET.

Captura de ecrã 2016-05-31, às 11.08.01Mas o que torna este espaço diferente de qualquer outro de incubação de empresas? Para José Martins “o apoio da NET aos promotores é transversal, ou seja, começa pela validação do binómio ideia inovadora/promotor, de seguida orienta o desenvolvimento do seu plano de negócios, arranque e incubação de valor acrescentado, física e de consultoria, apoio na internacionalização com base na rede dos BIC mundiais e protocolos com outras redes de Parques Tecnológicos e Incubadoras”.

Efetivamente, em termos de resultados, a NET – BIC do Porto já apoiou a criação de 128 empresas, 20 na área industrial e 108 na área dos serviços, bem como modernização/reconversão de 85 empresas. De salientar que a taxa de sucesso na área da criação de empresas ao fim de cinco anos é de 93%. Um fato que poderá ser justificado pelos métodos originais usados pela rede de BIC. A metodologia particular procura estimular o espírito de iniciativa e inovação, aumentando as hipóteses de sucesso a partir do desenvolvimento do plano de negócios e dos conselhos de risco. Na primeira vertente, a NET assume o papel de orientadora e formadora, dentro do princípio que compete ao promotor construir e projetar o futuro da sua empresa, através da elaboração do seu plano de negócios. Por seu turno, o conselho de risco baseia-se no princípio de que a remuneração da NET depende fundamentalmente do sucesso da empresa a criar.

Quando confrontado com a proliferação de tantos espaços para incubação e aceleração de empresas, José Martins afirma que alguns “não são mais do que apenas a disponibilização de metros quadrados a preços abaixo do mercado, sem os necessários apoios de maturação do projeto e apoio de incubação. Esta preocupação não é apenas nossa, mas também do próprio Tribunal de Contas Europeu”.

Em 2008, o BIC do Porto inaugurou o Edifício Promonet, que se tornou na sede da NET, S.A.. Localizado no Polo Tecnológico do Porto, tem área total de 3.100 m² e uma área de construção de 2.000 m². Com capacidade para acolher 28 empresas e gerar até 150 postos de trabalho, é neste espaço que está instalada a Paulo Delgado.

A marca nasceu emCaptura de ecrã 2016-05-31, às 11.08.08 Nova Iorque, em 2014, depois de Paulo Delgado ter passado por uma situação de desemprego na sequência da crise vivida pelo setor da construção civil.

Formado em Engenharia Civil, decidiu apostar num MBA Executivo durante o qual reconheceu que o calçado português é de extrema qualidade e com elevado reconhecimento internacional.

Viveu um ano na big apple americana como comissionista a vender sapatos, uma experiência que lhe deu inputs para se lançar a título indiv
idual, concretizando assim o sonho de “fazer uma marca de calçado de alta qualidade e que con
siga competir ao mais alto nível entre as melhores marcas do mundo”.

Os sapatos Paulo Delgado são artigos de luxo, feitos à medida do cliente,  que integram as melhores peles e solas alemãs. No enanto a produção de cada sapato é feita em Portugal, numa fábrica de Oliveira de Azeméis.

Para ter um par de sapatos Paulo Delgado, basta definir o modelo que pretende e em 21 dias receberá, na sua morada, em qualquer parte do mundo, um produto exclusivo e personalizado.

Entre os seus clientes, destacam-se clientes de alto nível, como os CEO de grandes empresas nacionais, como a Douro Azul, Unilever, CIN, Frulact, entre outras, e internacionais. Na verdade, 95% das vendas da Paulo Delgado encontram-se em Portugal e Estados Unidos. De forma mais pontual, e a representarem os restantes 5% das vendas, estão países como Angola, Inglaterra, Alemanha, Japão, Canadá e Israel.

Além de sapatos personalizados e ready to wear, a empresa também tem uma linha de cintos, bolsas e carteiras que vende em três lojas de Nova Iorque e, recentemente, num espaço próprio da marca na cidade do Porto.

A residir atualmente nos Estados Unidos, Paulo Delgado vive o sonho americano, com um pé em Portugal, operando integralmente com recurso a capitais próprios.

A história da XPLOR-IT também passa pela NET. Esta empresa de consultadoria na área Captura de ecrã 2016-05-31, às 11.09.28de sistemas de informação teve início em 2012 e já tem quatro anos de experiência como parceiro Gold da SAGE.

Entre os seus produtos inovadores, destaca-se o software SAGE X3 – voltado para as médias e grandes empresas. Tecnologicamente avançado, tem uma ampla cobertura funcional e é capaz de concorrer com os melhores do mundo, tendo uma relação preço/qualidade muito competitiva.

A equipa de cerca de 30 consultores procura incessantemente oferecer a melhor qualidade nos serviços prestados. Analisam e fazem a integração, implementação, desenvolvimento e suporte do software para que cada cliente tenha o máximo retorno do investimento realizado.

Até ao momento, a XPLOR-IT tem-se financiado com capitais próprios, no entanto tem em fase de análise um projeto de apoio à internacionalização no âmbito do Portugal 2020. Com o objetivo de crescer noutros mercados para além de Portugal, Polónia e Brasil, onde já opera, a empresa tenciona abrir uma filial
no Reino Unido.

Sem esquecer a formação contínua dos seus colaboradores, a XPLOR-IT tem ganho importantes prémios: Parceiro do Ano SAGE X3 2014 e Parceiro do Ano SAGE XRT 2015.

A operar também no setor das Tecnologias de Informação (TI), a RIS 2084 elegeu o BIC do Porto para instalar o seu escritório na região Norte do país.

Com sede em Aveiro e outro escritório em Lisboa, a RIS 2048 nasceu em 2000 da integração, numa única estrutura, da atividade de várias empresas de sistemas de informação que operavam no mercado desde o início dos anos 90.

A empresa está organCaptura de ecrã 2016-05-31, às 11.09.42izada em duas vertentes – a Unidade de Sistemas e Comunicações e a Unidade de Aplicações e Desenvolvimento.

A primeira, área nativa da atividade da RIS 2048, constitui a base de uma oferta completa e eficaz que permite suportar todo o ciclo de vida das soluções dos nossos clientes. Aqui elegeu parcerias tecnológicas, com as quais trabalha com grande proximidade.

É parceira Platinum da Hewlett Packard Entreprise (HPE), o nível máximo de parceria com a HPE. Esta distinção atesta o elevado grau de certificação do staff técnico e comercial da RIS 2048, empenhado em apresentar uma gama completa de serviços de TI – de integração de sistemas e suporte de qualquer complexidade até ao planeamento estratégico.

Em simultâneo, é um HP Gold Partner com especializações certificadas em diversos segmentos.

A relação da RIS 2048 com a HP é fortemente valorizada, pelo que chegou a ser distinguida com os prémios HP Enterprise Business Excellence Awards em todos os anos de atividade. Em 2013 foi considerada a melhor empresa de suporte técnico HP a operar em Portugal, com a atribuição do prémio “Delivery”. Recebeu de igual forma o prémio especial “Compromisso”, que celebra a RIS 2048 como o parceiro com o melhor alinhamento estratégico com a HP Portugal e aquele que tem o maior nível de confiança e fidelidade para com a marca HP. Neste âmbito, ainda é Gold Certified Partner da Microsoft.

No que respeita à Unidade de Aplicações e Desenvolvimento, a entidade possui uma equipa muito experiente no desenho, instalação e suporte de uma ampla gama de aplicações, em particular para a Primavera Business Software Solutions, de quem são antigos e importantes parceiros.Captura de ecrã 2016-05-31, às 11.09.48

Em termos operacionais, no ano passado, a RIS 2048 integrava mais de 90 colaboradores, registou mais de 200 certificações técnicas e tinha mais de 3500 clientes ativos, totalizando um volume de negócios de 12 milhões de euros.

Esta empresa, à semelhança dos outros exemplos dados, assegura o impacto positivo obtido pelo apoio que a NET, S.A. confere às entidades aqui instaladas.

Início Atividade
1987

Localização
Porto

Infraestruturas
28 salas para incubação/aceleração

Nº empresas incubadas/aceleradas
17

Volume de negócios empresas (2015)
14 000 000€

Postos de trabalho criados (2015)
70

Capital investido empresas (2015)
2 000 000€

Nº patentes registadas (2015)
2

Website
www.net-sa.pt

// www.paulodelgado.pt

// www.xplor-it.com

// www.ris2048.pt

O conteúdo NET – Novas Empresas e Tecnologias, S.A – Promover o empreendedorismo a Norte aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close