Sociedade

Merchandising luso nos centros de arte europeus

Muitos não o sabem, mas muito do merchandising disponível nos principais museus é integralmente desenhado e produzido em Portugal.
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Muitos não o sabem, mas muito do merchandising disponível nos principais museus da europa é integralmente desenhado e produzido em Portugal. Tanto a UnknowDesign como a Artwear são duas empresas lusas responsáveis pelas lembranças disponibilizadas por alguns dos maiores centros de arte europeus para os visitantes levarem consigo para casa. 
 
No entanto, quem visita estes espaços e compra estes produtos, não sabe que está a levar consigo, também, um pouco de Portugal. É precisamente isso que acontece, por exemplo, a quem visita o Museu d'Orsay, em Paris, o Museu do Prado, em Madrid, ou a Royal Academy of Arts, em Londres. 
 
Quer através de colaborações permanentes ou pontuais, estas duas empresas lusas conseguiram dar o salto e passar do merchandising cultural de instituições nacionais de referência, como o Museu Fundação Oriente e a Fundação Calouste Gulbenkian, para prestigiados museus europeus, incluindo o Thyssen-Bornemisza e o Belvedere. 
 
No caso específico do trabalho da Artwear, criadora de merchandising de arte desde 1998, o mesmo despertou a atenção dos museus internacionais em 2012. Hoje em dia, 70% do trabalho da empresa destina-se a instituições estrangeiras.
 
Duarte Lukas, diretor-geral, acredita que o sucesso da marca junto dos museus se deve à qualidade do design, dos materiais e formatos do produto final, bem como ao profundo conhecimento da Artwear relativamente às tendências de compra nos museus.
 
Atualmente, a marca é produtora de uma vasta gama de peças, t-shirts, chávenas, canecas, capas de iPads, mochilas e leques. 
 
À semelhança do percurso da Artwear, também a UnknowDesign conseguiu chegar aos palcos europeus graças ao formato pouco tradicional de um dos seus produtos: os leques que, em 2010, produzia para o Museu Calouste Gulbenkian.
 
Os mesmos despertaram interesse junto dos responsáveis pelo Museu Thyssen-Bornmisza, em Madrid, que entraram desde logo em contacto com a coordenadora de projetos da marca, Isabel Penha Garcia.
 
Para a responsável, os principais trunfos da empresa são precisamente “a criatividade e a excelência do design de João Machado, que é quem supervisiona todas as criações da marca, bem como a própria paixão da equipa pelos museus e estudo dos seus acervos”. 
 
Criada em 2009 com o proposito de divulgar o património nacional, a UnknowDesign defende “o merchandising como um veículo por excelência da divulgação do património cultural”.
 
“Quando se trabalha com imagens do património, o rigor é sagrado”, sublinha Isabel Penha Garcia. “Não há margem para erros ou deturpações”. É, por isso, que todos os leques, echarpes, difusores e perfumes de ambiente, chávenas e candeeiros, entre muitas outras peças, são concebidas com um cuidado rigoroso e personalizadas à medida de cada exposição ou museu.  
 
Com um interesse crescente por parte dos museus internacionais, ambas as empresas estão actualmente em negociações para a formação de novas parcerias.

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