Sociedade

Marcas brancas permitem poupança de 30%

O consumo de marcas próprias das empresas de distribuição, como as grandes superfícies comerciais, aumentou em Portugal entre 2008 e 2009, em grande parte devido ao preço mais atrativo, que se traduz numa diminuição na ordem dos 30% face às marcas de
Versão para impressão
O consumo de marcas próprias das empresas de distribuição, como as grandes superfícies comerciais, aumentou em Portugal entre 2008 e 2009, em grande parte devido ao preço mais atrativo, que se traduz numa diminuição na ordem dos 30% face às marcas de outros produtores.

“Nos estudos comparativos que temos feito (da revista Proteste) os produtos de marca própria são muitas vezes a escolha acertada, pela sua qualidade e preço, e num cabaz alimentar permitem, de uma forma geral, poupanças de 30% aos consumidores”, afirmou o economista António Souto da Proteste.

Este mercado de marcas próprias representa atualmente 25% do mercado alimentar, segundo a Associação das Empresa de Distribuição (APED).

“Especialmente em momentos de crise económica, o consumidor está mais disponível para optar por uma solução que oferece um relação de qualidade/preço mais interessante”, explicou à Lusa o presidente da APED, Luís Reis.

Outra das razões do aumento do consumo de marcas próprias, em especial no mercado alimentar, é o facto de o distribuidor estar a introduzir cada vez mais produtos de marca própria.

As marcas brancas surgiram em Portugal no início da década de 90. No início eram associadas a uma menor qualidade que justificava o preço mais baixo, mas passados cerca de 20 anos ganharam a confiança dos consumidores.

“O consumidor já sente um certo à vontade em comprar marcas próprias, às quais está conferida uma certa qualidade. Qualidade ao ponto do estabelecimento ter colocado lá o seu nome como marca”, disse à Lusa o economista da DECO.

Iogurtes, leite cereais e bebidas são alguns dos vários produtos de marca própria que se encontram hoje em dia em qualquer grande superfície, a um preço mais barato do que os produtos semelhantes com marca do produtor.

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close