Ambiente

Loures e Barreiro “A pé para a escola”

Todos os dias, um ou mais encarregados de educação levam as crianças à escola, a pé, através de um percurso predefinido e com "paragens fixas" onde as crianças são "recolhidas". Esta é a iniciativa posta em prática por seis escolas do primeiro cic

Versão para impressão
Todos os dias, um ou mais encarregados de educação levam as crianças à escola, a pé, através de um percurso predefinido e com “paragens fixas” onde as crianças são “recolhidas”. Esta é a iniciativa posta em prática por seis escolas do primeiro ciclo dos concelhos de Loures e do Barreiro e que se prolongará, pelo menos, até julho de 2011.

A Fundação Calouste Gulbenkian financia o projeto experimental que visa promover a mobilidade sustentável, a saúde das crianças e a sua interação com a comunidade.

O projeto “A pé para a escola” espera contribuir também para a redução da utilização dos automóveis, especialmente em distâncias que, de tão curtas, muitas vezes não se justificam. Valoriza-se, assim, perante a comunidade escolar, a importância de andar a pé.

“Nos últimos anos temos vindo a assistir a uma quebra dramática do modo pedonal no acesso à escola por parte dos alunos”, refere a autarquia de Loures em comunicado. “A tomada e a largada de alunos nas escolas pelos seus pais, cada um no seu automóvel, têm-se tornado num grave problema de gestão da mobilidade, segurança rodoviária e organização do espaço público junto às entradas das escolas”.

O conceito foi também instituido em Lisboa (sob o nome Pedibus), nos bairros de Alvalade e Campo de Ourique. As escolas aderentes são as EB1 Santo António, Fernando Pessoa e Ressano Garcia.

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close