Em Destaque Lifestyle

Intenções de consumo no Natal de 2017

Vestuário, perfumes e livros são os presentes mais desejados neste Natal
Versão para impressão
por redação

O vestuário continua a ser o presente mais desejado pelos portugueses para receber no Natal. A conclusão é do Observador Cetelem Natal 2017, estudo anual que procura aferir quais as intenções de compra dos portugueses nesta época de forte consumo. Este ano, os produtos culturais – como livros, bilhetes ou CD – sobem ao top 3 na lista de presentes mais desejados pelos portugueses, ultrapassando smartphones e viagens.

34% dos portugueses inquiridos afirmam querer receber vestuário neste Natal, o que confirma, assim, a tendência verificada em anos anteriores. Em 2017 esta categoria regista, no entanto, um crescimento de 9 pontos percentuais face ao ano passado, o que significa que haverão mais peças de vestuário no sapatinho dos portugueses.

De acordo com o estudo Observador Cetelem Natal 2017, o segundo lugar é ocupado por perfumes e relógios, com 15% das respostas, menos 8 pontos percentuais face ao ano transato. No terceiro lugar da lista dos presentes mais desejados encontram-se os produtos culturais, como livros, referidos por 12% dos portugueses, o que representa um acréscimo de 1% face a 2016.

Já os telemóveis e smartphones são mencionados por 11% dos inquiridos do Observador Cetelem Natal 2017, uma quebra de 4 pontos percentuais em relação ao ano passado, passando para o quinto lugar das preferências nacionais. Quanto às viagens e lazer, produto que os consumidores têm demonstrado grande motivação para adquirir, assiste-se a uma quebra de 13 pontos percentuais de 2016 (19%) para 2017 (6%).

“O Natal é um período de grande consumo, centrado na compra de presentes, em especial para os mais pequenos. No entanto, é interessante verificar que mesmo os mais velhos gostam de receber presentes dos que lhes são mais próximos, embora prefiram aqueles que são mais práticos, como o vestuário, amplamente sugerido pelos inquiridos no estudo do Observador Cetelem. É ainda interessante verificar que, além dos perfumes e relógios, os produtos culturais mantêm o seu espaço. Por fim, as viagens e lazer sofrem uma forte quebra de 2016 para 2017. Parece verificar-se que neste período do ano a motivação dos portugueses está substancialmente diferente, mais focada na família e nas reuniões caseiras”, considera Pedro Camarinha, Diretor Distribuição do Cetelem.

Numa comparação entre as duas grandes cidades portuguesas, o vestuário é mais desejado no Porto, com 31% de respostas, mais 3 pontos percentuais que o registado em Lisboa. Refira-se que na capital do país há um maior equilíbrio nos desejos natalícios, pois 22% dos inquiridos lisboetas referem os perfumes ou relógios, 16% produtos culturais e 13% telemóveis ou smartphones. Já no Porto o desequilíbrio é maior, dado que, além do vestuário, apenas telemóveis esmartphones (13%) e viagens e lazer (13%) ultrapassam a barreira dos 10% de respostas. A nível nacional, percentualmente, o vestuário é mais desejado no Centro do país, com 42%. Quanto a perfumes e relógios, regista-se um maior equilíbrio, com 15 pontos percentuais no Norte e Sul, mais 1% que no Centro.

O Observador Cetelem Natal 2017 tem por base uma amostra representativa de 600 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os géneros e com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos. Estes foram entrevistados telefonicamente, com informação recolhida por intermédio de um questionário estruturado de perguntas fechadas. O trabalho de campo foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen, entre os dias 23 setembro a 6 de outubro, e um erro máximo de +4,0 para um intervalo de confiança de 95%.

Comentários

comentários

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close