i9magazine

Inovação, tecnologia e turismo: oportunidades e desafios

Versão para impressão

À medida que o mercado da “Internet of Things” continua a crescer, é necessário inovar no relacionamento com os consumidores através de plataformas tecnológicas, incrementando a experiência turística. As plataformas existentes abrem um mundo de oportunidades para a criação de novos modelos de negócio, ligando potenciais turistas a qualquer pessoa e lugar. As novas soluções permitem tornar as operações mais eficientes, garantindo, ao mesmo tempo, um maior conhecimento e melhor gestão dos clientes e da concorrência, possibilitando a personalização dos serviços e a oferta de experiências únicas.

Os recentes negócios que operam sob o conceito de “Sharing Economy” destacam-se pelo valor que acrescentam à viagem, inovando com base na autenticidade da experiência turística, mas também pelos impactos que trazem às empresas e destinos. Estas novas configurações têm potenciado a transformação dos turistas tradicionais em prosumers, que desejam cocriar as suas experiências de viagem, personalizadas e em tempo real. Estamos perante inovações arquiteturais e disruptivas, que resultam de novos conceitos tecnológicos e possibilitam o desenvolvimento de novos produtos e mercados.

Não é por acaso que as empresas mais inovadoras na área das viagens e do turismo emergem dos conceitos de “Internet ofThings” e da “Sharing Economy” através de aplicações móveis. Destacamos empresas como a Uber ou as menos polémicas Lyfte Sidecar, em que pessoas comuns se tornam motoristas; o Peek, um site de experiências turísticas onde o “guia de viagens se funde com o concierge do hotel”; o Tensator Virtual FlightAssistant, um holograma que responde às questões dos passageiros nos aeroportos; ou o Vayable, em que um residente local se transforma num guia turístico oferecendo uma experiência de visita diferente. O grande protagonista desta revolução é o AirBnB, a maior cadeia hoteleira do mundo sem ser proprietária de um único hotel. O conceito vem responder aos viajantes que procuram experiências autênticas, pessoais e diferenciadas, um segmento que até à data era servido apenas por hotéis de posicionamento (e preço) elevado. Assentando no modelo “peer-to-peer”, combina benefícios para os turistas e para os residentes, proporcionando interação social e a cocriação da experiência autêntica da vida local.

Estes novos negócios que têm vindo a proliferar trazem importantes desafios para as empresas e destinos turísticos. As empresas devem afirmar a uniqueness da sua oferta, abandonando procedimentos padronizados e apostar na personalização dos serviços e das experiências. Para além da inovação tecnológica, é fundamental a inovação social integrando-se nas economias e comunidades locais, especialmente em áreas menos privilegiadas.

Os destinos terão de equacionar os impactos a diversos níveis. É importante preencher o vazio regulatório que existe em questões como a segurança, os impostos, concorrência e proteção dos consumidores. É fundamental compreender as novas dinâmicas do mercado e os efeitos na economia: estes serviços mais económicos promovem o aumento de turistas e de gastos no destino? Atraem segmentos adicionais que não teriam visitado o destino se os mesmos não existissem? Estará esta nova configuração de oferta a atrair segmentos de mercado que gastam menos nos locais que visitam, reduzindo os benefícios económicos do turismo? Poderá o mercado de trabalho do turismo vir a ressentir-se?

É necessário que exista um debate contínuo sobre a relação entre a necessária inovação tecnológica no turismo e os novos modelos de negócio, garantindo a competitividade das empresas e dos destinos, quer dos já estabelecidos, quer dos que emergem destas dinâmicas de inovação.

O conteúdo Inovação, tecnologia e turismo: oportunidades e desafios aparece primeiro em i9 magazine.

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close