Fitness & Bem-estar

Guia da Nutrição: Pizza sem pão e sem culpa

Quando pensa em pizza pensa em algo saboroso, mas demasiado calórico? Então pense outra vez porque a pizza que vos trago hoje é deliciosa mas não leva farinha, ou seja, a base não é pão, mas sim couve flor e tofu.
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[por Sara Pinhão, Nutricionista Funcional]

Image and video hosting by TinyPicQuando pensa em pizza pensa em algo saboroso, mas pouco saudável e demasiado calórico? Talvez as pizzas atuais, com excesso de carnes gordas e queijo e com uma base de pão demasiado gordurosa e feita à base de farinha refinada não sejam, propriamente, a refeição mais equilibrada, mas na verdade a pizza pode ser saudável e até bastante económica.
 

A palavra “pizza” foi documentada pela primeira vez no ano 997 dC em Gaeta, Itália, mas a origem deste prato não é de todo clara. Há relatos de influências egípcias, gregas, hebraicas e fenícias. Inclusive foram encontrados vestígios de preparados semelhantes à pizza, datados da idade neolítica. Contudo, atualmente associamos a pizza a um prato típico italiano, mas com uma popularidade a nível mundial.

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A preparação típica da pizza consiste numa base de massa, em forma de disco, feita com farinha de trigo fermentada, regada com molho de tomates e coberta com ingredientes variados. Ora, se optarmos por farinha integral para a base, e escolhermos ingredientes para a cobertura, como vegetais que são ricos em vitaminas e fibras e pobres em gorduras, obtemos um prato saudável. A pizza caseira permite até aproveitar as sobras de alimentos que estão no frigorífico e fazer uma refeição económica para toda a família. 
 
A pizza que vos trago hoje (na imagem acima) é ainda mais alternativa e não leva farinha, ou seja, a base não é pão, mas sim couve flor e tofu. É  perfeita para doentes celíacos, é uma boa ideia para dar vegetais aos mais pequenos sem que eles se apercebam… e é uma delícia!

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INGREDIENTES:

Base – 1 couve flor,  tofu, coentros, sal, pimenta
 
Cobertura – molho de tomate, espinafres, cogumelos frescos, queijo mozzarella, tomate cherry, azeitonas, azeite, orégãos
 
MODO DE PREPARAÇÃO:
BASE

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1) Corte a couve flor em floretes e pique na picadora até parecer arroz
 
2) Coloque a couve flor picada num tacho com água a ferver e deixe cozer durante 4 minutos

3) Pique muito bem o tofu juntamente com os coentros (se preferir pode optar por juntar outra erva como salsa ou orégãos ou adicionar um alho)

4) Escorra a couve-flor para um escorredor coberto com um pano de cozinha
 
5) Esprema muito bem o pano com a couve-flor para retirar o máximo de água. Atenção, a água que vai sair está muito quente – pode esperar um pouco ou deixar correr água fria sobre a couve-flor para ajudar a arrefecer
 
6) Numa taça, coloque a couve-flor escorrida e o tofu, tempere com sal e pimenta (q.b) e envolva bem com o ovo
 

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7) Coloque o preparado para a base num tabuleiro de ir ao forno coberto com uma folha de papel vegetal. Espalhe e calque com uma colher de pau ou mesmo com as mãos e dê o formato que desejar à sua base, seja redonda, quadrada ou retangular. Deixe o rebordo um pouco mais espesso
 
8) Pré-aqueça o forno a 200ªC e coloque a base no forno durante 30 minutos
 

Image and video hosting by TinyPic COBERTURA

A cobertura da pizza pode ser bastante variada, mas para a tornar mais saudável aposte em combinações de vegetais bem nutritivos e coloridos como curgete, pimentos, espargos ou rúcula, em vez de carnes gordas como chouriço, bacon e salsichas.

A cobertura que eu coloquei é meramente um exemplo. 1) Primeiro coloque o molho de tomate. (Pode fazer o seu próprio molho caseiro e guardar em doses individuais no congelador); 2) Seguidamente coloque os restantes ingredientes: cebola, espinafres, cogumelos, queijo mozzarella, tomates cherry, azeitonas, regue com um fino fio de azeite e polvilhe com orégãos;

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3) Coloque no forno durante 12 minutos
 
4) E já está: pode deliciar-se nesta pizza saudável sem qualquer sentimento de culpa!

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Image and video hosting by TinyPic A nutricionista Sara Pinhão é fundadora da Nutrexpert, um projeto que associa os mais avançados conhecimentos científicos sobre o funcionamento do organismo, o poder da alimentação e estilo de vida para promover a saúde e o bem-estar físico e emocional. 

Contactos:
sara.pinhao@nutrexpert.pt
www.facebook.com/nutrexpert
913 261 772

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