Cultura

Gerador: O novo motor da cultura portuguesa

A cultura feita em Portugal ganhou um novo fôlego. A rede Gerador está nas ruas e quer transportar a arte dos artistas até às pessoas.
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A cultura feita em Portugal ganhou um novo fôlego. A rede Gerador está nas ruas e quer transportar a arte dos artistas até às pessoas. O primeiro evento decorreu no sábado passado, no Espaço Bica (Lisboa), e acolheu artistas de diversas áreas.

por Patrícia Maia

“Miguel Bica, um cético otimista, Pedro Saavedra, um sonhador com dois AA e Tiago Sigorelho, um inventor de ideias”. É assim que se apresentam ao Boas Notícias os mentores da Gerador – uma rede de artistas e autores que já começou a mudar a relação entre a cultura e as pessoas.

Embora esteja constituída como uma associação sem fins lucrativos, Tiago Sigorelho sublinha que a Gerador pode acontecer em qualquer lado pelo que não há urgência em “encontrar um espaço, no sentido de ter uma sede”. “Temos reunido em cafés, jardins, esplanadas ou átrios de prédios por todo o país e assim tencionamos que se mantenha”.

Foi o espaço Santa Catarina, na Bica, que acolheu o primeiro evento da Gerador. Ilustração, cinema de animação, instalações, exposições, arte urbana, banda desenhada, artesanato ou ilustradores a desenhar em tempo real transformaram a tarde de sábado passado numa festa de (ou da) cultura.

Declaração de amor à cultura portuguesa

Neste evento, a 1.ª comunhão da Gerador, foi também apresentada a revista homónima do projeto. Uma publicação que Tiago Sigorelho descreve como “uma declaração de amor à cultura portuguesa”.

“Pedimos a vários autores que escrevessem, ilustrassem, fotografassem, criticassem, elogiassem a cultura portuguesa através das suas próprias declarações de amor, respetivas a cada área da cultura em que estão envolvidos. E o resultado foi amoroso!”, brinca Tiago.

Os três mentores da Gerador, todos na casa dos trinta anos, querem reforçar a identidade portuguesa e mostrar que “a cultura está em todas as casas, em todas as ruas e que todos somos, de alguma forma, produtores de cultura”, inspirando as pessoas a serem “mais participativas e mais disruptivas no seu dia-a-dia”.

Para tornar a cultura mais inclusiva e próxima de todos, a Gerador quer apostar em eventos que tenham um custo acessível. Uma intenção que se reflete no preço da revista, à venda nas principais livrarias por apenas 5 euros.

“Ir ter com as pessoas”

A Gerador começou a sua “viagem” em Lisboa, mas a ideia, diz Tiago, é levar as iniciativas a vários pontos do país. No fundo, “ir ter com as pessoas aos locais onde elas estiverem, por mais inacessíveis que possam ser, em vez de ficarmos à espera que as pessoas venham até nós!”.

O próximo evento já está a ser preparado. Em Setembro arranca, em Lisboa e no Porto, a série 'Trampolim Gerador' que vai convidar “novos autores da cultura portuguesa a darem o salto” – sendo que há espaço para todas as áreas, “desde a gastronomia à ópera, passando pelas tatuagens ou pelo design de galos de Barcelos”.

E todos os autores estão convidados a alimentar este Gerador, pelo que Tiago incita os interessados a enviarem as suas propostas para o email geral@gerador.eu.

Clique AQUI para visitar o Facebook da Gerador e AQUI para aceder ao site oficial.

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