Negócios e Empreendorismo

Gasto médio dos turistas no Norte aumentou 10%

Os turistas que visitam o Porto e toda a região Norte de Portugal em lazer estão a gastar mais dinheiro no país. Entre Julho e Setembro, o gasto médio situou-se nos 693 euros, um aumento de 10% face ao mesmo trimestre do ano passado.
Versão para impressão
Os turistas que visitam o Porto e toda a região Norte de Portugal em lazer estão a gastar mais dinheiro no país. Entre Julho e Setembro, o gasto médio situou-se nos 693 euros, um aumento de 10% face ao mesmo trimestre do ano passado, quando os turistas despenderam, em média, 625 euros. 
 
De acordo com comunicado do IPDT – Instituto de Turismo enviado ao Boas Notícias, houve também um aumento no que toca aos turistas que visitaram o país em negócios durante o período em questão, embora mais ligeiro: o gasto foi, em média, de 488 euros, um aumento de apenas cinco euros em relação a 2011.
 
Um estudo promovido pelo IPDT, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ERTPNP) e o Aeroporto Sá Carneiro concluiu que o principal motivo que traz os turistas ao Porto e ao Norte de Portugal continua a ser o lazer: 75% dos estrangeiros inquiridos viajaram para a região com o intuito de gozar férias.
 
Quanto aos principais mercados emissores de turistas no segmento de lazer, entre Julho e Setembro, destaque para França e Espanha. Por outro lado, um em cada quatro dos turistas que visitaram o Porto e o Norte de Portugal em negócios eram de nacionalidade espanhola, seguindo-se Inglaterra e Itália.

Turistas mostram-se “globalmente satisfeitos”

O inquérito apurou ainda que, à semelhança do que se tem verificado nos últimos tempos, as companhias low-cost permanecem as preferidas pelos turistas que procuram a região para descansar.

O destaque vai para a Ryanair, a companhia aérea escolhida por 72,7% dos turistas em lazer. Quem vem a Portugal por razões de negócios tende a optar pela TAP – três em cada quatro destes viajantes chegam até ao país em voos da companhia de bandeira portuguesa.

 
Os resultados do estudo mostram também que os turistas estão globalmente satisfeitos, apresentando a intenção de recomendar o Porto e Norte de Portugal aos amigos e de regressar a Portugal. Nos dois segmentos – lazer e negócios – a satisfação apresenta, aliás, valores médicos superiores aos registados no trimestre homólogo de 2011.
 
Os turistas que passam por Portugal, quer para trabalhar, quer para passar férias, salientam, como principais pontos fortes da região, o alojamento, a segurança, o domínio de línguas estrangeiras da população local, o comércio e os parques naturais. 
 
O “Perfil do Turista que visita o Porto e Norte de Portugal” é um estudo trimestral levado a cabo pelas três entidades (IPDT, ERTPNP e Aeroporto Sá Carneiro). Neste caso, os dados recolhidos tiveram por base um inquérito por entrevista pessoal (neste trimestre com 406 inquiridos), aplicado na sala de embarque do aeroporto. O objetivo é o de traçar a evolução do perfil dos turistas que visitam a região em lazer ou negócios.

Comentários

comentários

Etiquetas

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close