A Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial foi aberta hoje, no Palácio do Itamaraty, com a inauguração da exposição "Língua Viagem - em português todos se encontram".
A Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial foi aberta hoje, no Palácio do Itamaraty, com a inauguração da exposição “Língua Viagem – em português todos se encontram”. A exposição, organizada pelo Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, é um retrato do mundo lusófono e das suas diversidades.
A mostra reúne vídeos, painéis, livros, depoimentos e tradições de todos os oito membros da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP) – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
A língua portuguesa é a terceira mais utilizada no Ocidente com cerca de 270 milhões de falantes, conforme lembrou o diretor do Museu da Língua Portuguesa, Carlos Sartini.
Carlos Sartini mostrou-se ainda confiante no futuro da língua, um sentimento justificado pelo facto de os países da CPLP poderem ganhar um espaço importante no cenário mundial, à medida que se desenvolvem.