Negócios e Empreendorismo

Filme publicitário português premiado em Cannes

Um filme publicitário português de promoção do Windows 8, o mais recente sistema operativo da Microsoft, destinado a divulgar a simplicidade do produto em Portugal, conquistou um leão de prata no prestigiado festival de publicidade de Cannes.
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Um filme publicitário português de promoção do Windows 8, o mais recente sistema operativo da Microsoft, destinado a divulgar a simplicidade do produto em Portugal, acaba de conquistar um leão de prata no prestigiado festival de publicidade Cannes Lions International Festival of Creativity, em França. 
 
No vídeo, filmado em Dezembro passado na loja FNAC do Chiado e desenvolvido pela agência O Escritório, com sede no Estoril, a pedido da Microsoft Portugal, é oferecida aos clientes “uma pequena demonstração” do Windows 8, que, para surpresa de todos é, de facto… pequena.
 
Perante a estranheza dos curiosos, um dos funcionários da loja chama outro assistente que é nada mais nada menos do que uma criança de 10 anos e que, sem quaisquer dificuldades, explica aos clientes o funcionamento do novo sistema operativo. A ideia é clara: provar que o Windows 8 é tão simples que até uma criança sabe usá-lo. 
 
O filme premiado na categoria Promoção e Ativação foi desenvolvido por Nuno Jerónimo, diretor criativo d'O Escritório, e Tiago Canas Mendes, diretor executivo, com uma equipa inteiramente composta por portugueses. Foram eles Pedro Pereira Martins (account executive), Rita Lage (produtora), José Manuel Abrantes (diretor) e Gonçalo Abrantes (responsável pela banda sonora original do anúncio).


Veja o filme português premiado que já somou mais de 447 mil visualizações no Youtube
 

Ao site do festival de Cannes, os mentores desta ideia falaram dos objetivos da campanha. “A ambição era atrair e inspirar consumidores locais através de uma ativação de marca 'low cost', sem perder de vista a importância das caraterísticas do produto durante a transmissão da mensagem”, esclareceram.
 
O propósito era, portanto, proporcionar um momento que perdurasse na memória dos consumidores. O desenvolvimento da campanha envolveu um investimento total de 50.000 euros e as 60 demonstrações feitas na loja e filmadas durante um dia geraram cerca de 1,3 milhões de visualizações no Youtube, 25.000 'likes' e 3.300 comentários espalhados pelo Youtube, Facebook e Twitter, oriundos de todo o mundo. 

Filme publicitário da Dove com toque luso também premiado
 

É ainda de realçar a atribuição de um prémio Leão de Ouro a uma campanha com assinatura parcialmente portuguesa: o filme publicitário “Dove Real Beauty Sketches”, concebido pelo grupo Ogilvy Brasil com o o brasileiro Diego Machado e o português Hugo Veiga (com quem o Boas Notícias falou em Abril), foi um dos vencedores da categoria Relações Públicas. 
 
O vídeo soma já quase 55 milhões de visualizações e tornou-se viral nas redes sociais, tendo como objetivo alterar a conceção de beleza feminina mostrando a ideia, por norma demasiado negativa, que as mulheres têm em relação à própria aparência. 

Notícia sugerida por Vítor Fernandes

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