Cultura

Fadista promove Lisboa com música de Caetano

A adaptação do tema "Os Argonautas" de Caetano Veloso, feita por João Botelho e pela fadista Gisela João, pretende promover Lisboa enquanto cidade ideal para a instalação de criadores e indústrias criativas. Esta é mais uma iniciativa da InvestLisboa
Versão para impressão
A adaptação do tema “Os Argonautas” de Caetano Veloso, feita por João Botelho e pela fadista Gisela João, pretende promover Lisboa enquanto cidade ideal para a instalação de criadores e indústrias criativas. Esta é mais uma iniciativa da InvestLisboa.

O vídeo intitula-se “Lisbon, Soul of the World” (“Lisboa, Alma do Mundo”, em português) e foi criado pelo realizador João Botelho. A fadista portuguesa Gisela João dá voz ao tema celebrizado por Caetano Veloso e que tem, no refrão, a famosa frase de um poema de Fernando Pessoa “Navegar é preciso, viver não é preciso”.

Rui Ramos Pinto Coelho, diretor executivo da InvestLisboa, empresa que resultou de uma parceria entre a Associação Comercial de Lisboa e a Câmara Municipal, afirmou ao Boas Notícias que o objetivo do vídeo é “promover Lisboa a nível internacional para mostrar que esta é a cidade ideal para os criadores e as indústrias criativas se instalarem”.

O diretor executivo acrescentou, ainda, que existem várias camadas de leitura do vídeo: “Em primeiro lugar queremos que Lisboa fique na mente, depois o importante é passar uma imagem positiva e, em terceiro, mostrar que a capital é um sítio de excelência para se criar”. 

Quanto à escolha do tema de Caetano, “Os Argonautas”, não ficou ao critério da InvestLisboa, a empresa que encomendou o vídeo, mas sim dos autores, explicou Rui Ramos Pinto Coelho ao Boas Notícias. 

Ao longo do “Lisbon, Soul of the World” surgem imagens de diversas personalidades associadas à capital como por exemplo, Xutos & Pontapés, Joana Vasconcellos, Camões e Fernando Pessoa, ao mesmo tempo que surge com um texto de enquadramento em inglês e em português. No final é possível ler-se uma mensagem: “Bem-vindos a Lisboa. Cidade Criativa.”

A InvestLisboa tem apostado na realização de vários vídeos com o objetivo de atrair investidores e empreendedores para a cidade, nomeadamente os vídeos “Lisboa para Empresas Brasileiras” (2011) e “Why Lisbon?” (2012), que têm atraído a atenção do público.

O lançamento deste vídeo surge numa altura em que se está prestes a celebrar um ano desde que o Fado foi considerado Património da Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close