A “SuperPacAPP” foi concebida com o objetivo de tornar as eleições e campanhas eleitorais o mais transparentes possível. Desta forma, sempre que um candidato tiver o seu tempo de antena na televisão, os utilizadores da aplicação poderão saber se aquilo que é dito corresponde à verdade.
Para que a aplicação funcione basta posicionar o telemóvel ao nível da televisão quando estiver a ser emitida a campanha eleitoral. A partir daí, através de uma tecnologia de reconhecimento áudio, a “SuperPacAPP” é capaz de detetar quem está no anúncio, quanto dinheiro foi gasto para o fazer e, sobretudo, se aquilo que é dito e prometido pelo candidato político é baseado em factos verídicos.
Além destas funcionalidades, a nova aplicação permite aos utilizadores atribuir uma classificação a cada anúncio a partir das informações previamente fornecidas. Estas avaliações feitas pela população têm como objetivo orientar os votantes entre si quanto à transparência dos candidatos.
A criação, da autoria da jornalista Jennifer Hollett e do consultor Dan Siegel, foi desenvolvida pela empresa Glassy Media a pensar especialmente nas eleições presidenciais norte-americanas que decorrem este ano. Assim sendo, neste momento, a aplicação funciona apenas nos Estados Unidos.
Para aceder à página da “SuperPacAPP” clique AQUI.
[Notícia sugerida por Elsa Martins]