Negócios e Empreendorismo

Douro promove-se nos EUA para atrair mais turistas

Arranca esta quarta-feira a missão "O Douro no mundo", uma iniciativa que vai passar por Nova Iorque, Newark e Washington, nos EUA, para dar a conhecer a paisagem duriense, a sua história e os seus vinhos de forma a atrair mais turistas.
Versão para impressão
Arranca esta quarta-feira a missão “O Douro no mundo”, uma iniciativa que vai passar por Nova Iorque, Newark e Washington, nos EUA, para dar a conhecer a paisagem duriense, a sua história e os seus vinhos de forma a atrair mais turistas e a criar oportunidades de negócio.
 
A missão, que junta o projeto “Douro e Estrela – In Tourism”, a Estrutura de Missão do Douro (EMD) e o Museu do Douro (MD), prolonga-se até 10 de Setembro e pretende “influenciar” um dos principais mercados emissores de turistas.
 
“Juntos potenciamos esta região”, disse, esta segunda-feira, à Lusa, o diretor do Museu do Douro, Fernando Seara, realçando que “ao nível de estrangeiros que visitam o museu, os EUA são o país em primeiro lugar e com grande distância para o segundo”. 
 
Segundo os dados do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), entre Janeiro e Maio, as vendas de vinho do Porto para os EUA aumentaram 2,7% em comparação com igual período do ano passado, o que se traduz num volume de negócios de 8,8 milhões de euros. Além disso, as parcerias estabelecidas pelos operadores turísticos que cruzam o rio estão a atrair muitos norte-americanos.

Missão vai dar a conhecer potencialidades locais
 

Os responsáveis destas três entidades pretendem, agora, fazer aumentar o número de turistas, dando a conhecer as potencialidades do território. Alberto Tapada, responsável da Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR), revelou à Lusa que, nos encontros agendados com os operadores dos EUA, vão ser apresentados pacotes turísticos já devidamente estruturados.
 
“São conferências, mesas de negócios. É uma missão virada para áreas fundamentais como a visibilidade, a notoriedade e a informação sobre a região”, elucidou. Como complemento, algumas das principais empresas do Douro vão colaborar com a iniciativa, dando a provar os seus vinhos nos EUA, que serão apresentados a par dos vinhos da Beira Interior e de compotas e queijos nacionais.
 
No âmbito desta missão promocional, a região do Douro vai, igualmente, associar-se às festas da comunidade portuguesa em Newark com o propósito de transformar os emigrantes em “embaixadores” do território nacional nos EUA. 
 
Já o Museu do Douro será responsável por partilhar o seu conhecimento relativamente a aspetos como a paisagem, o património, a cultura e a história daquela que é a mais antiga região demarcada do mundo. Na bagagem para os EUA levará ainda a exposição itinerante “Douro Património Mundial”, que engloba 20 fotografias da paisagem vinhateira.
 
Na mesma ocasião, a EMD vai apresentar um projeto realizado em parceria com a National Geographic Society, que culminou na criação do mapa geográfico da Região Demarcada do Douro.
 
Até 2014, o projeto “Douro e Estrela – In Tourism”, outro dos parceiros da missão, vai aplicar 400 mil euros na promoção internacional do Douro e da Guarda (com o apoio da Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA) e da AETUR) com vista ao desenvolvimento turístico.

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close