Negócios e Empreendorismo

Cortiça: Exportações atingem 1.000 ME em 2015

Prevê-se que, em 2015, as exportações de cortiça atinjam os mil milhões de euros. Esta é uma estimativa feita pela Apcor, que anunciou esta segunda-feira um investimento de 7,3 milhões de euros numa campanha de promoção internacional deste material.
Versão para impressão
Prevê-se que, em 2015, as exportações de cortiça atinjam os mil milhões de euros. Esta é uma estimativa feita pela Associação Portuguesa de Cortiça (Apcor), que anunciou esta segunda-feira um investimento de 7,3 milhões de euros numa campanha de promoção internacional deste material.

Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a Associação afirma que “os objetivos estratégicos passam por manter e recuperar alguma quota das rolhas de cortiça nos mercado tradicionais, aumentar a quota nos mercados emergentes, aumentar a quota dos materiais de construção e decoração e posicionar a cortiça como o material de valor acrescentado, em alguns segmentos”.

No ano passado, as exportações da cortiça já rondaram os 850 milhões de euros, revelando um crescimento de 4% face a 2011. Sendo que, segundo a agência Lusa, entre os principais destinos da exportação nacional destacam-se países como França (20%), EUA (17%), Espanha (11%), Itália (10%) e Alemanha (9%).

Este é um investimento inserido no projeto de Promoção Internacional de Cortiça (InterCork II), pelo que 80% do financiamento fica a cargo do Programa Operacional Temático Fatores de Competitividade (COMPETE) e os restantes 20% são suportados pelos associados da Apcor.

Segundo o comunicado, o InterCork II vem no seguimento de uma campanha realizada anteriormente, e tem como principal objetivo dar continuidade aos mercados da Alemanha, EUA, Canadá, França, Itália e China, e de chegar a novos mercados como o Brasil e a Escandinávia.

Como referiu o presidente da Apcor, João Rui Ferreira, a participação no InterCork vai que a associação continue “a comunicar nos mercados internacionais”, sendo que consideram que a “comunicação é um pilar fundamental” para a atuação e um “fator chave para o reconhecimento da cortiça e das suas diferentes aplicações.”

Esta campanha vai apostar sobretudo na promoção de rolhas de cortiça e de materiais de construção, apresentando a cortiça junto dos consumidores e líderes de opinião como um material natural ecológico, com uma performance de qualidade e um design de inovação, capaz de dar resposta nas mais variadas aplicações.

Pode consultar o comunicado da Apcor AQUI.

Notícia sugerida por David Ferreira

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Passatempos

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close