Em Destaque Sociedade

Contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento de sete milhões de raparigas

Os rapazes têm 1,5 vezes mais hipóteses de possuírem um telemóvel em comparação com as raparigas
Versão para impressão

 

A Fundação Vodafone uniu-se à organização mundial sem fins lucrativos Girl Effect para ajudar sete milhões de jovens mulheres a terem acesso a serviços e conteúdos através do telemóvel em oito países: África do Sul, Gana, Índia, Lesoto, Moçambique, Quénia, República Democrática do Congo e Tanzânia.

A iniciativa surge na sequência de um estudo levado a cabo em 25 países pela Fundação Vodafone e pela Girl Effect, cujos resultados revelam que, a nível mundial, os rapazes têm 1,5 vezes mais hipóteses de possuírem um telemóvel em comparação com as raparigas, e é 1,3 vezes mais provável que tenham um smartphone.

Um dos principais fatores para a falta de acesso e para a utilização restrita de telemóveis por parte das raparigas deve-se, sobretudo, a preconceitos sociais que as impedem de ter as mesmas liberdades que os rapazes. Mais de dois terços (67%) dos rapazes inquiridos indicaram possuir um telemóvel (em comparação com 44% das raparigas) e 28% revelaram usar equipamentos emprestados – em comparação com mais de metade (52%) das raparigas.

“As raparigas estão a ficar para trás. Em muitos países, o acesso a telemóveis é fundamental para a saúde, para a aprendizagem e para o desenvolvimento destas jovens. Temos que encarar o facto de que raparigas e rapazes não têm as mesmas hipóteses no que diz respeito ao acesso a um telemóvel e contribuir para que se comece a mudar este paradigma. Acreditamos que este estudo será muito útil para informar e desenvolver soluções tecnológicas que enderecem as necessidades destas raparigas, contribuindo, assim, para os Objetivos Globais para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas”, refere Andrew Dunnett, Diretor da Fundação Vodafone.

No âmbito desta parceria, a Fundação Vodafone Portugal convida os portugueses a apoiarem esta iniciativa, entregando os seus telemóveis obsoletos numa loja Vodafone durante o próximo ano.

Girl Effect

A Girl Effect é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a tecnologia para ajudar raparigas no mundo inteiro a melhorarem as suas vidas. Fundada pela Fundação Nike, em 2004, a Girl Effect está presente em 66 países e já impactou a vida de mais de 48 milhões de pessoas. O trabalho da organização passa por garantir que as raparigas conseguem expressar-se, e serem valorizadas, sem serem prejudicadas pelos estigmas das sociedades onde se inserem.

 

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close