ordens religiosas católicas de todo o mundo com o objectivo de criar um
conjunto musical de freiras, noticia a BBC Online.
A editora quer gravar um álbum de músicas e cânticos que será lançado em setembro, durante a visita do Papa ao Reino Unido.
A ideia para o álbum foi inspirada num velho disco da Decca com “freiras cantoras” que o director da editora redescobriu durante uma mudança de instalações dos seus escritórios.
O concurso está aberto a todas as freiras de qualquer ordem religiosa. Para concorrer, as freiras têm que enviar para a editora uma maqueta com exemplos dos seus dotes vocais, até à penúltima semana do mês de Abril.
O director da Decca, Tom Lewis, que encontrou o velho álbum gravado por freiras entre discos antigos da editora, afirma que ouvir o canto das freiras transmite uma sensação de paz.
Aquelas vozes “afastam-nos dos desafios, do stress, do ritmo e do ruído do mundo moderno”. “É como vislumbrar um outro mundo, um mundo de paz e calma. É o som de algo antigo, imutável, intemporal”, acrescenta.
A Decca espera conseguir replicar o sucesso que alcançou com os monges de Stift Heiligenkreuz, que venceram num concurso semelhante organizado por Lewis em 2008. O álbum lançado pelos monges australianos foi disco platina.