Inovação e Tecnologia

Carro elétrico funciona com energia vinda dos pneus

Pela primeira vez no mundo, um grupo de engenheiros japoneses demonstrou que é possível transferir energia elétrica para os veículos de forma remota, ou seja, sem fios, através do aço existente no interior dos pneus, recarregando-os durante a viagem.
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Pela primeira vez no mundo, um grupo de engenheiros japoneses demonstrou que é possível transferir energia elétrica para os veículos de forma remota, ou seja, sem fios, através do aço existente no interior dos pneus, permitindo recarregar as suas baterias durante a própria viagem.
 
Atualmente já existem várias propostas de mecanismos para recarregar os carros elétricos em movimento com recurso a eletricidade sem fios, mas os especialistas acreditam que esta ideia poderá ser, no futuro, uma alternativa eficaz, útil, barata e que não acarreta a necessidade de efetuar grandes modificações no automóvel.
 
Takeshi Ohira, da Universidade de Toyohashi, no Japão, e a sua equipa, provaram agora que, devido ao seu formato, o aço presente no interior dos pneus funciona, de forma natural, como uma bobine, capaz de capturar a eletricidade disponibilizada por elétrodos instalados sob o chão.
 
Os investigadores decidiram testar o conceito com recurso a um modelo de carro elétrico construído por eles à escala 1/32. Uma vez que os fios de aço estão isolados eletricamente pela borracha do pneu, a equipa utilizou uma corrente de alta frequência, capaz de cobrir com segurança a distância entre os elétrodos e a bobine.
 
Em comunicado citado pelo portal Science Daily, Ohira e os companheiros revelaram que o carro circulou de forma perfeita, tendo a eletricidade sem fios penetrado no veículo com uma eficácia de 75% a 52 MHz. 
 
Futuramente, desde que as ruas e estradas estejam equipadas para fornecer eletricidade sem fios aos veículos elétricos em movimento, os condutores destes automóveis precisarão, portanto, de muito menos baterias.
 
“Se este esquema for aplicado na prática, acreditamos que irá permitir um aumento tremendo na autonomia dos carros elétricos”, salientou o engenheiro.
 

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