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Câmaras Municipais criam condições de atração nos respetivos concelhos

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A everis, desenvolveu o “everis startup map” que permite dar o seu contributo para traçar o perfil do ecossistema empreendedor em Portugal e saber quais as iniciativas que as Câmaras Municipais estão a criar para atrair e apoiar o desenvolvimento de start-ups.

Uma das conclusões a reter do “everis startup map” é que 87% das Câmaras Municipais apoia diretamente uma ou mais incubadoras no seu concelho. Este apoio acontece de forma bastante diversificada, que vai do apoio institucional à propriedade ou participação no capital da incubadora, passando pela disponibilização de espaço, pelo apoio na gestão ou pela dinamização de atividades empreendedoras (formação, mentoria, programas de aceleração, eventos, etc.). A criação de espaços com rendas controladas e a co-organização de eventos para startups são as mais comuns.

Em média, 30% das Câmaras Municipais têm fundos de apoio a start-ups ou outros mecanismos de facilitação de investimento que aceleram o crescimento destes negócios e alavancam o desenvolvimento local.

Susana Cunha Bandarrinha, Startup Catalyst at everis, afirma que “os dados recolhidos foram bastante interessantes porque permite-nos identificar a aposta que as diferentes Câmaras Municipais e geografias estão a realizar de acordo com os próprios recursos locais, quer seja através da captação de investimento, capitalização de estratégias locais e/ou atração de pessoas ao concelho. E conclui dizendo que “os municípios estão cada vez mais atentos ao tema do empreendedorismo apostando ativamente em estratégias e políticas de desenvolvimento local.”

Os benefícios das políticas municipais de atração de investimento e desenvolvimento económico já começam a ser sentidos e são das mais variadas ordens, como a dinamização da atividade económica e a captação de investimento, a fixação da população, com retenção de talento e de recursos qualificados, assim como a redução do desemprego e o aumento do poder de compra, mas também a valorização de produtos locais, requalificação do município (parques industriais, zonas históricas e zonas rurais), aumento do turismo e da atratividade do concelho.

As start-ups reconhecem o papel dos municípios, em especial a disponibilização de espaços físicos (26% não pagam renda e 43% pagam menos de 250 Euros) e a realização de eventos relacionados com empreendedorismo, inovação e tecnologia. O apoio das câmaras municipais à sua promoção e visibilidade é reconhecido mas parte das startups acredita que deve ser reforçado e que é necessário implementar outras iniciativas, designadamente incentivos fiscais e apoio financeiro direto. Estas duas mesmas sugestões são feitas pelas incubadoras, que sublinham ainda a importância de apostar em eventos internacionais.

A qualidade de vida de cada concelho é um fator de posicionamento das Câmaras Municipais que permite aumentar a sua atratividade e captar novas start-ups. 75% das start-ups indicaram que o que distingue o Município em que se encontram sediados de outros é a rede de ensino, proximidade de praias e/ou trilhos de montanha, oferta desportiva, equipamentos culturais, custo de vida e acesso a cuidados de saúde.

A informação e os principais resultados recolhidos no “everis startup map” permite identificar qual o envolvimento das Câmaras Municipais, Incubadoras e Start-ups na temática do empreendedorismo em Portugal e pode ser consultado aqui.

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