Negócios e Empreendorismo

Biofunny: uma cosmética biológica aliada à tradição

Há uma nova marca de cosméticos nacionais no mercado que, recuperando técnicas ancestrais, produz sabonetes, shampoos, gel de banho, cremes, óleos e outros produtos com selo biológico.
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Há uma nova marca de cosméticos nacionais no mercado que, recuperando técnicas ancestrais, produz sabonetes, shampoos, gel de banho, cremes, óleos e outros produtos com selo biológico. Foi pela mão do engenheiro químico André Saint-Maurice, de 41 anos, que nasceu, no final de 2011, a Biofunny.
 
por Estela Tavares

Numa combinação entre a tradição, o biológico e a química orgânica, os produtos da Biofunny transportam os métodos utilizados nos finais do século XIX para a realidade de hoje, privilegiando a produção de escala mais pequena e transformando as matérias-primas com químicos que a natureza oferece dispensando os aditivos sintéticos.
 
Todo este processo é realizado na Quinta do Bom Retiro, em Vila Franca de Xira, que está dividido em três espaços: o laboratório onde são feitos e testados os produtos, a plantação onde cresce a maior parte da matéria-prima que utiliza na confeção dos artigos e a casa onde André Saint-Maurice vive.

Apostando na faceta criativa do processo (motivo pelo qual a empresa se chama Biofunny), os sabonetes, shampoos, gel de banhos, cremes e óleos são feitos das mais variadas matérias-primas como café, soja, diferentes tipos de argila ou centeio. Todos os ingredientes naturais utilizados são nacionais e certificados pelas entidades responsáveis, à exceção de alguns raros materiais que não existem em Portugal como o óleo de palma e a manteiga de Karité.
 
No caso destas duas matérias-primas importadas do exterior, André Saint-Maurice explica, em declarações ao Boas Notícias, que apesar de não estarem certificadas, tem garantias de que a extração do óleo é feita da forma mais natural possível: “A manteiga de karité e o óleo de palma são produzidas de forma totalmente biológica, as pessoas vão à floresta e extraem logo no local o produto da árvore, por isso, apesar de não estar certificado não significa que deixe de ser biológico”.
 
Um negócio que privilegia o contacto pessoal

Os produtos Biofunny podem ser adquiridos de três formas: pela internet através da loja online disponível no site da empresa, numa das 20 lojas, da zona de Lisboa, que vendem os produtos com selo Biofunny e nos vários mercados biológicos espalhados pela capital.

Apesar dos produtos cosméticos biológicos serem comercializados através de três canais de distribuição, André Saint-Maurice considera que a venda dos artigos em mercados biológicos acrescenta um fator importante: a interacção entre o vendedor e o consumidor. “O contacto pessoal com os consumidores, o explicar um detalhe a uma pessoa mais curiosa dá-me um gosto especial”, explica o produtor.
 
Desta forma, André Saint-Maurice percorre vários mercados biológicos da grande zona de Lisboa. No primeiro sábado do mês, os produtos da Biofunny estão disponíveis no mercado de Loures, no segundo sábado a ronda passa por Algés, no terceiro sábado a banca vai até Carcavelos e no último sábado o mercado biológico de Cascais serve de veículo para dar a conhecer os produtos. Além disso, todas quartas-feiras, o trajeto passa pelo mercado biológico da Amadora.
 
Um mercado exterior em crescimento
 
Do contacto pessoal entre o vendedor e o consumidor surgiram oportunidades de exportar produtos para o estrangeiro. Impulsionado pelo boca-a-boca, o interesse de países como o Brasil, Bélgica, Holanda e Suíça tem sido exponencial. No caso do Brasil, a Biofunny regista já um volume de encomendas superiores às nacionais.
 
“Neste momento, os pedidos online feitos pelo Brasil ultrapassam as encomendas nacionais. Todo este movimento se gerou porque até ao final do ano passado estive a vender no centro comercial do Campo Pequeno e os turistas que iam passando compravam imensos produtos e, quando voltam, para o seu país queriam continuar a comprar os artigos da Biofunny”, conta André ao Boas Notícias.
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E para continuar a fórmula do sucesso, seguindo sempre a máxima da inovação e criatividade, o fundador da Biofunny já tem novos projetos em vista e um deles já está em fase de concretização: apresentar às lojas a possibilidade de criarem uma marca própria. A empresa de cosméticos biológicos cria uma formulação específica para o cliente que assim passa a ter um produto associado ao seu negócio.
 
Outro projeto que está em andamento é desenvolver as possíveis propriedades curativas das matérias-primas para determinado problema de saúde, o que já acontece com o creme artrítico de centeio produzido pela Biofunny: “As perspetivas de crescimento passam por criar novos produtos e resgatar receitas à medicina tradicional. Portanto, apostar numa vertente mais terapêutica direcionada para a saúde”.  
 
Enquanto André Saint-Maurice se embrenha na alquimia de novos produtos, vale a pena espreitar a loja online ou visitar um dos espaços onde vende os seus produtos para conhecer de perto os cheiros e as texturas da Biofunny, até pelo valor acessível de uma marca com cunho tradicional, onde os preços variam entre os 03 e os 30 euros.

Clique AQUI para visitar o site Biofunny e AQUI para aceder ao Facebook da marca.

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