Inovação e Tecnologia

Autodidata português cria bicicleta híbrida

É uma bicicleta? É uma mota? Não. Trata-se de LUPA 1, um velocípede híbrido criado por um autodidata português que atinge 80 quilómetros por hora e tem uma autonomia de 100 quilómetros, graças a um duo de baterias de alta capacidade.
Versão para impressão
É uma bicicleta? É uma mota? Não. Trata-se de LUPA1, um velocípede híbrido criado por um autodidata português que atinge 80 quilómetros por hora e tem uma autonomia de 100 quilómetros, graças a um duo de baterias de alta capacidade.

por Patrícia Maia

Luís Pacheco, 39 anos, não frequentou a universidade. “Sou autodidata por opção. Quando acabei o liceu preferi usar o tempo do curso superior para estudar e testar por mim próprio os conceitos de mecânica que me interessavam, seguindo os passos do meu pai”, conta ao Boas Notícias.

A aposta em construir o seu próprio conhecimento na área da mecânica deu frutos. Hoje em dia, Luís, residente no distrito de Viseu, é gestor de projeto numa empresa de Tondela que produz máquinas industriais e que trabalha com países como a Espanha, a França, o México e o Brasil. Foi com o apoio da empresa que construiu o protótipo da LUPA1, uma bicicleta híbrida, com um design arrojado, que oferece mais autonomia e mais velocidade.

A LUPA1 vem equipada com duas baterias de lítio de 36 volts e 20 amperes o que lhe dá autonomia para cerca de 100km, desde que o “utilizador faça um uso racional da energia, alternando o motor com os pedais”, explica Luís Pacheco. Cada bateria leva cerca de sete horas a carregar e cada uma vem equipada com cabos elétricos independentes.

Image and video hosting by TinyPic
O autodidata da área da mecânica, Luís Pacheco, junto da sua invenção: a bicicleta LUPA1 equipada com duas baterias que oferecem uma autonomia de 100km

Graças à potência do motor, a LUPA1 consegue atingir os 80 quilómetros por hora, mas Luís Pacheco avisa que, de acordo com a lei portuguesa, o limite legal das bicicletas elétricas é de 25 km/h. Por isso, este híbrido vem com uma consola que pode limitar a velocidade, sendo que, salienta o criador do protótipo, está sempre nas “mãos do utilizador ter uma condução responsável”. A pensar na segurança da condução, a LUPA1 tem os pneus mais largos e os travões reforçados.

LUPA procura financiamento para produção em série

Mas talvez o fator mais distintivo deste velocípede híbrido seja o design drasticamente angular que faz com que a LUPA1 nem sequer pareça uma bicicleta. Luís Pacheco conseguiu ocultar as baterias, o que torna a estética ainda mais apelativa. “A diferença é que a LUPA1 foi pensada e criada de raiz para ser elétrica e não para ser uma adaptação de uma bicicleta normal”, explica o mentor.

Embora a empresa tenha apoiado a criação do velocípede, facilitando as instalações e o equipamento, Luís Pacheco criou este projeto de raiz apenas durante o seu tempo livre. No total, foram dois anos e meio entre a ideia e a concretização material da LUPA1.

Image and video hosting by TinyPic

Neste momento, o protótipo está à venda num site de anúncios gratuitos por um preço base de 9.750 euros, sujeito à melhor oferta. O preço é elevado mas Luís salienta que se trata de um protótipo original o que eleva os custos. “Se fosse produzida em série, o preço por unidade seria muito mais reduzido”, garante. No entanto, o mentor da LUPA1 salienta que “seria necessário o apoio e o financiamento de uma empresa para isso acontecer”.

No caso de se concretizar a produção da LUPA1, Luís Pacheco gostaria de manter o modelo com selo português em vez de vender a ideia lá para fora. Aliás, com o financiamento adequado, o criador garante que pode fazer “mais e melhor”. “Por exemplo, mesmo em termos de materiais, o quadro que foi feito em alumínio podia ser em fibra de carbono”, sublinha.
 
Com ou sem financiamento para uma futura comercialização, a LUPA1 existe e foi testada com sucesso, provando, mais uma vez, que em Portugal não faltam pessoas com talento e motivação para fazerem as coisas acontecerem.

Comentários

comentários

Etiquetas

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close