Ciência

Alunos portugueses descobrem três novos asteroides

Alunos de duas escolas portuguesas descobriram três novos asteroides no âmbito da iniciativa "International Astronomical Search Colaboration", um projeto mundial promovido pela Universidade Hardin-Simmons do Texas.
Versão para impressão
Alunos de duas escolas portuguesas descobriram três novos asteroides no âmbito da iniciativa “International Astronomical Search Colaboration”, um projeto mundial promovido pela Universidade Hardin-Simmons do Texas.

Um grupo de alunos com idades entre os 11 e 12 anos (da Escola Básica de Vilar de Andorinho, Gaia – na foto acima) e outro com alunos entre os 15 a 17 anos  (da Escola Secundária D. Maria II) são os autores desta descoberta. Os estudantes da escola de Gaia descobriram dois asteroides, enquanto os de Braga encontraram o terceiro corpo celeste.

A descoberta dos asteróides no âmbito do projeto International Astronomical Search Collaboration (IASC) foi fruto da captação de imagens “do céu noturno pelo Observatório Astronómico dos EUA”, disse à Lusa Ana Costa, a coordenadora da iniciativa em Portugal.

Durante a participação portuguesa no projeto, as imagens são enviadas imediatamente no dia seguinte para as escolas lusas e tratadas pelos estudantes com a ajuda de um 'software' especial de astronomia, explicou a professora.

Agora, as novas descobertas serão “batizadas pelo Minor Planet Center, num processo que pode demorar vários anos”, explica Ana Costa à agência Lusa.

Em Portugal, a cooperação neste projeto mundial é feito através do Núcleo Interativo de Astronomia, instituição sem fins lucrativos que promove o ensino da Ciência, principalmente as áreas da Astronomia e Astrofísica.

[Notícia sugerida por Elsa Martins]

Comentários

comentários

PUB

Live Facebook

Correio do Leitor

Mais recentes

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub

Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais aqui.

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close