Portugal Excelência

A maior fábrica de atoalhados da Europa é portuguesa

É a maior empresa de têxteis atoalhados da Europa e uma referência mundial nesta área, fornecendo produtos para quase 35 países e para várias marcas de prestígio como a Marks & Spenser, a Desigual e a Laura Ashley.
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É a maior empresa de têxteis atoalhados da Europa e uma referência mundial nesta área, fornecendo produtos para quase 35 países e para várias marcas de prestígio como a Marks & Spenser, a Desigual ou a Laura Ashley. Com uma faturação de 38 milhões de euros em 2011, a Mundotêxtil emprega, neste momento, mais de 550 trabalhadores.

“Para nós a questão mais importante não é sermos a maior empresa, que de factos somos, o que nos preocupa é fazer com que sejamos os melhores. É nessa corrida que estamos”, é assim que o diretor comercial da Mundotêxtil, Rogério Matos, responde ao Boas Notícias quando questionado sobre o segredo do sucesso desta empresa portuguesa que, a partir das Caldas de Vizela, no Minho, produz atoalhados para todo o mundo.

A Mundotêxtil desenvolve há 37 anos um trabalho que aposta “na qualidade do produto e do serviço” mas onde também é fundamental a “aposta num design atual e que acompanha as tendências da moda”, explica o responsável. “Claro que o preço justo também é um fator de sucesso que acresce a todos os outros”, sublinha.

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A qualidade dos felpos da Mundotêxtil tem vindo a seduzir várias marcas internacionais. No mercado de segmento alto, marcas como a Gant, a Desigual, a Esprit, a Escada e Laura Ashley são alguns dos clientes da empresa portuguesa. Já num segmento médio e médio alto, a Mundotêxtil produz para a Auchan, a En Vogue, a Marks & Spenser e Bouchara entre muitas outras.

Além destes produtos encomendados por terceiros, a Mundotêxtil tem vindo a reforçar as suas próprias marcas, com selos como “a Bianca, nos EUA, e a Risart que, embora dirigida prioritariamente ao mercado espanhol, será objecto de uma ação que a irá lançar em novos mercados”, diz Rogério Matos.

Exportações representam 95% do volume de negócios

Desde que foi fundada, em 1975, a Mundotêxtil tem caminhado em direção ao crescimento. Nos últimos anos, e apesar dos desafios económicos mundiais, a produção aumentou cerca de quatro vezes e a empresa expandiu para novos mercados, escoando produtos para toda a Europa e para a América do Norte, num total de 34 países. Neste momento, cerca de 95% do volume de negócios é proveniente de vendas para o mercado externo.

O crescimento exigiu várias “reestruturações para garantir a modernização da empresa bem como o aumento de capacidade” e conduziu ao crescimento da equipa: neste momento, em Portugal, a Mundotêxtil emprega, de forma directa, perto de 560 trabalhadores e assegura, de forma indirecta, emprego a mais de 700 pessoas.

Mas o reflexo mais óbvio do sucesso de qualquer empresa será a facturação. Os resultados da Mundotêxtil falam por si: em 2011 a empresa facturou 38.200.000 euros e, este ano, prevê superar os resultados com uma facturação na ordem dos 39 milhões de euros.

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Nova aposta: parceria para produção de algodão

Sem medo da crise, de olhos postos num futuro mais amplo, a empresa promete “continuar a inovar, criar novos produtos e a apostar na expansão para novos mercados”.

Uma das próximas novidades, que está já a ser desenvolvida, será uma “parceria em Moçambique que envolve a produção de algodão e a sua transformação em produto final”, diz Rogério Matos. Esta parceria poderá ajudar a empresa a reduzir as importações de matéria prima de países como a Índia, o Paquistão ou os EUA.

Em Portugal, os produtos da Mundotêxtil podem ser adquiridos nas várias lojas da marca britânica Catherine Lansfield, que aposta na venda de produtos de alta qualidade para roupa de casa. Quem comprar estes atoalhados fica, assim, com  duas certezas: a de ter adquirido um produto de excelência e com selo português.

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