O Governo vai alargar a distribuição gratuita de bombas infusoras de insulina às crianças com menos de cinco anos, a quem tenha sido diagnosticada a diabetes, anunciou este domingo, Dia Mundial da diabetes, a ministra da Saúde.
[Foto Lusa] O Governo vai alargar a distribuição gratuita de bombas infusoras de insulina às crianças com menos de cinco anos, a quem tenha sido diagnosticada a diabetes, anunciou este domingo, Dia Mundial da diabetes, a ministra da Saúde.
Segundo Ana Jorge, esta medida, insere-se no seguimento da ação do Ministério da Saúde de “alargar faseadamente esta disponibilidade de meios de tratamento, a todos que tenham indicação do médico para poderem usar as bombas”.
“As bombas de insulina são fundamentais para que estas crianças possam viver a sua vida normal, correr, saltar e brincar como todas as outras crianças”, adiantou a ministra da Saúde, que falava durante a abertura do IV Fórum Nacional da Diabetes, em Aveiro.
Segundo o coordenador nacional da diabetes, o número de crianças com diabetes tipo 1 está a aumentar, em Portugal, para idades cada vez mais jovens, surgindo anualmente cerca de 40 crianças com menos de quatro anos com a doença.
As previsões apontam para que em 2020, em relação a 2005, a incidência de diabetes tipo 1 duplique nas crianças com menos de cinco anos, disse à agência Lusa a endocrinologista Alice Mirante, da Sociedade Portuguesa de Pediatria, a propósito do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala este domingo.
A diabetes afecta 900 mil pessoas em Portugal sendo que metade dos que sofrem da doença não sabe que está doente. As ações programadas para este Dia Mundial da Diabetes sublinham a importânica de olhar para o tratamento, mas também para a prevenção.
[Notícia sugerida por Elsa Martins]