NORTE
Addict – Cluster das Indústrias Criativas do Norte de Portugal
Objetivos: Tornar a região Norte do país favorável à criação, produção e distribuição de cultura e criatividade. Apoia organizações privadas e/ou públicas e profissionais ligadas às artes performativas, edição, património, arquitetura e urbanismo, design e publicidade, cinema, vídeo e audiovisual, artes visuais e antiguidades, televisão e rádio, música e software.
Quando Abriu: 2008
Número de associados:71
Curiosidades: Fundado pela Fundação de Serralves, Casa da Música, Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana, Associação Comercial do Porto, AEP – Associação Empresarial do Porto, Fundação da Juventude, ANJE – Associação Nacional de Jovens Empreendedores, Universidade Católica Portuguesa, Universidade do Porto e Universidade de Aveiro
ADVID – Cluster dos Vinhos da Região do Douro
Objetivos: Modernizar a viticultura e contribuir para o aumento da rentabilidade das vinhas da Região Demarcada do Douro, preservando a sua sustentabilidade.
Quando Abriu: 1982
Número de associados: 204
Curiosidades: A qualidade da vinha da região do Douro é reconhecida há mais de 250 anos.
// www.advid.pt
AIFF – Associação para a Competitividade das Indústrias da Fileira Florestal
Objetivos: Entidade dinamizadora do polo de competitividade e tecnologia das indústrias de base florestal que aposta na redução da emissão de gases de efeito de estufa, na biomassa e nos subprodutos lenhosos, além de ajudar a qualificar a mão-de-obra intensiva e tradicional.
Quando abriu: 2009
Número de associados: 28
Curiosidades: Um terço do território nacional é floresta – o eucalipto, o pinheiro e o sobreiro são as espécies mais relevantes da floresta portuguesa, criando produtos como a pasta e papel, a cortiça, e os painéis de madeira – uma importante fatia das exportações portuguesas.
Cluster do Mobiliário
Objetivos: Tem como missão aumentar 20% as exportações do mobiliário português.
Quando Abriu: 2015
Número de associados: 80
Curiosidades: O setor do mobiliário faz parte da fileira da madeira, responsável por 12% do PIB industrial, 9% do emprego industrial e 12% do total das exportações nacionais. A Associação para o Polo de Excelência e Inovação das Empresas de Mobiliário em Portugal resulta da parceria entre os municípios de Paços de Ferreira (Capital do Móvel) e Paredes (Rota dos Móveis) e respetivas associações empresariais.
// www.clusterdomobiliario.com
Health Cluster Portugal
Objetivos: O Polo de Competitividade da Saúde procura transformar Portugal num player competitivo no âmbito da investigação, desenvolvimento, fabrico e comercialização de produtos e serviços ligados à saúde.Quando abriu: 2008
Número de associados: 158
Curiosidades: Os seus associados criaram 21 600 empregos, investiram 127 M€ em I&D e registaram 2160 teses de doutoramento.
Oceano XXI – Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar
Objetivos: Atua nas áreas de portos, logística e transportes marítimos; náutica de recreio; pescas, aquicultura e indústria do pescado; energia, minerais e biotecnologias marinhas; indústrias navais; obras e serviços marítimos; defesa e segurança; ambiente, ensino, formação e I&DI. Procura empreender, desenvolver, inovar e modernizar as empresas e os procedimentos ligados à economia do mar. Também é responsável por alcançar novos conhecimentos e tecnologias aplicadas ao mar e apoiar a internacionalização do setor.
Quando Abriu: 2015
Número de associados: 135
Curiosidades: Portugal tem a 11ª maior zona económica exclusiva no mundo e a 3ª maior da UE. O que é 15 vezes a área de Portugal continental.
Polo das Indústrias de Refinação, Petroquímica e Química Industrial
Objetivos: Integração infraestrutural do polo, promovendo as relações entre empresas do setor; substituição de importações; criação de massa crítica e centros de I&DT; atração de profissionais altamente qualificados; desenvolvimento ambiental sustentável; aceitação de comunidades locais e atração de empresas internacionais.
Quando Abriu: 2008
Número de associados: 29
Curiosidades: Polo dinamizado pela AIPQR – Associação das Indústrias da Petroquímica, Química e da Refinação.
// www.aipqr.pt
Polo da Mobilidade
Objetivos: Promovido pelo CEiiA – Centro de Engenharia para Inovação da Industria Automóvel, tem como missão o desenvolvimento de atividades de inovação e tecnologia para uma mobilidade mais sustentável.
Quando abriu: 1999
Número de parceiros: 40
Curiosidades: O Sistema mobi.me, voltado para a mobilidade inteligente e smart cities recebeu o Prémio Inovação na Green Business Week 2015. Foi apresentado durante a COP21, em Paris (França) e já está a administrar o serviço de partilha de scooters elétricas em Barcelona.
Portugal Fashion Cluster – Associação Polo de Competitividade da Moda
Objetivos: Responsável pela promoção e desenvolvimento do setor têxtil, do vestuário, calçado e ourivesaria nacionais. A campanha de promoção da imagem dos criadores e fabricantes portugueses “Fight for Fashion”, qualificação e formação, competitividade responsável, criação do Instituto Português da Moda, o projeto de I&DT “Fashion for the Future” e o projeto de componente tecnológica, IMATEC são algumas das estratégias levadas a cabo por este cluster.
Quando abriu: 2008
Número de associados: 26
Curiosidades: APCM – Associação Polo de Competitividade da Moda foi constituída por em 2008, mas só em 2009 foi reconhecida como Polo de Competitividade e Tecnologia pelo Ministério da Economia.
Portugal Foods – Polo de Competitividade e Tecnologia Agroalimentar
Objetivos: Reforço da competitividade das empresas do setor agroalimentar através do aumento do seu índice tecnológico, promovendo a produção, transferência, aplicação e valorização do conhecimento orientado para a inovação, bem como promover a internacionalização das empresas do setor através da sua capacitação para a internacionalização e na identificação e captação de oportunidades.
Quando abriu: 2009
Número de associados: 136
Curiosidades: Em 2014 este polo foi distinguido com o 1º Prémio Nacional na categoria de Apoio à internacionalização das empresas nos Prémios Europeus de Promoção Empresarial.
PRODUTECH – Polo das Tecnologias de Produção
Objetivos: Cooperação, inovação, desenvolvimento sustentável e internacionalização da fileira nacional das tecnologias de produção – fabricantes de máquinas, equipamentos e sistemas, integradores de sistemas, empresas de desenvolvimento de aplicações informáticas, empresas de engenharia e consultoria industrial, entre outros.
Quando Abriu: 2008
Número de associados: 106
Curiosidades: Polo ativo na digitalização da indústria nacional (e europeia), marcando presença em eventos internacionais sobre fábricas do futuro, indústria 4.0, etc…
CENTRO
AED Portugal – Cluster da Aeronáutica, Espaço e Defesa
Objetivos: O promotor deste cluster é a Associação Nacional de Aeronáutica, Espaço e Defesa (AED). Está assente no crescimento do transporte aéreo, na inclusão de tecnologias de base espacial no quotidiano e na proliferação de tecnologias de duplo-uso na economia nacional.
Quando abriu: 2015
Número de associados: 70
Curiosidades: Atualmente este setor cresce dois dígitos, emprega 19 mil pessoas e gera um volume de negócios de 1,72 mil milhões de euros, dos quais 87% são exportação. Em outubro decorreu o AIR DAY, evento que juntou empresas e investigadores da aeronáutica nacional e internacional.
Ageing@Coimbra
Objetivos: consórcio que pretende valorizar o papel do idoso na sociedade e a aplicação de boas práticas para o seu bem-estar geral e para um envelhecimento ativo e saudável.
Quando abriu: 2013
Número de associados: 60
Curiosidades: A Região Centro de Portugal é uma das 32 regiões de referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável reconhecidas pela Comissão Europeia, a única em Portugal.
AgroCluster Ribatejo – Cluster Agroindustrial
Objetivos: Cluster do setor agroindustrial do Ribatejo, Alentejo e Oeste, em especial, nos seguintes subsetores: produtos cárneos; frutos e produtos hortícolas; produção de óleos e gorduras animais e vegetais; arroz; bebidas; serviços associados.
Quando abriu: 2009
Número de associados: 108
Curiosidades: Já apoiou várias estratégias de internacionalização (feiras internacionais, receção de importadores e missões empresariais, totalizando mais de 600.000 € de exportações para o Brasil, Equador, EUA, Dubai e Alemanha.
Centro Habitat – Cluster Habitat Sustentável
Objetivos: A sua estratégia engloba três projetos de ação: internacionalização e negócios; eco inovação e fomento industrial nas fileiras dos materiais, da construção e imobiliário e outros fornecedores de bens e equipamentos para territórios e cidades sustentáveis.
Quando abriu: 2009
Número de associados: 152
Curiosidades: Lançou em 2013 o sistema de registo de declarações ambientais de produtos para o habitat (www.daphabitat.pt) para uso eficiente de recursos.
EnergyIN – Polo de competitividade e Tecnologia da Energia
Objetivos: Criar sinergias entre empresas do setor energético estabelecidas em Portugal com entidades do SCTN para melhorar a competitividade dessas empresas, focando-se nas energias renováveis e eficiência energética.
Quando abriu: 2008
Número de associados: 13
Curiosidades: Além de abordar as áreas da eficiência energética, energias solar e eólica, a EnergyIn também se centra em estudos sobre combustíveis não-fósseis para uma mobilidade sustentável, na biomassa, hidrogénio e armazenamento de energia.
Engineering & Tooling
Objetivos: como o cluster que integra as indústrias de moldes, ferramentas especiais e de plásticos, pretende desenvolver, produzir e integrar os moldes e novas ferramentas e maquinarias numa cadeia alargada para os mercados automóvel, aeronáutico, saúde, energia e ambiente, eletrónica e embalagens.
Quando abriu: 2008
Número de associados: 70
Curiosidades: Com a criação da marca coletiva “Engineering & Tooling from Portugal”, as exportações crescerem 40% em 2012.
InovCluster- Associação do Cluster AgroIndustrial do Centro
Objetivos: contribuir para a afirmação nacional, ibérica e europeia da Região Centro como um território líder no setor agroalimentar, suportado na singularidade e na qualidade dos seus agro-recursos e dos seus produtos.
Quando abriu: 2009
Número de associados: 177
Curiosidades: O setor agroalimentar em Portugal representa 20% da indústria transformadora; é constituído por 10.500 empresas, emprega 104.000 pessoas e representa um volume de negócios de 14.600 milhões de euros.
TICE.PT – Polo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica
Objetivos: Construir uma plataforma que mobilize os principais atores das TICE nos processos de inovação, I&DT, transferência de conhecimento, produção, comercialização de produtos, serviços e internacionalização para tornar Portugal numa grande referência mundial nesta área até 2020.
Quando abriu: 2008
Número de associados: 54
Curiosidades: Criou a Plataforma 560 In Business (www.560inbusiness.pt) que integra informação sobre os produtos e serviços portugueses e ainda sobre a diáspora portuguesa e em breve irá integrar dados sobre o Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN).
// www.tice.pt
SUL
Cluster da Pedra Natural
Objetivos: A internacionalização, sustentabilidade e competitividade do setor da pedra natural através de projetos estratégicos que englobam a valorização da pedra, a sustentabilidade ambiental da indústria extrativa e o INOVSTONE – novas tecnologias para a competitividade da pedra.
Número de associados: 34
Curiosidades: criaram a marca da pedra natural portuguesa – STONE.PT e desenvolveram novos sistemas de extração e transformação de pedra natural, bem como novos produtos arquitetónicos.
Em 2009 estes polos foram reconhecidos como Estratégias de Eficiência Coletiva (EEC)
O conteúdo Clusters e polos de competitividade e tecnologia nacionais aparece primeiro em i9 magazine.