No âmbito do Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, que se celebrou, realizou-se, em Castro Marim, uma Caminhada Solidária, à qual aderiram duas centenas de pessoas. Os contributos angariados com a inscrição dos participantes, dois euros por pessoa, destinam-se à Associação Oncológica do Algarve.
A iniciativa partiu do Grupo de Amigos da Caminhada de Castro Marim, foi apoiada pela Câmara Municipal e insere-se na “Onda Rosa”, conjunto de atividades dinamizadas a nível nacional, entre 15 e 30 de outubro, com o objetivo de incentivar à prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.
Depois do cancro da pele, também uma preocupação deste município, que promove anualmente dois rastreios (pré e pós balnear), o cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres. Em Portugal são anualmente detetados cerca de 4500 novos casos de cancro da mama e cerca de 1500 mulheres morrem com esta doença.
Ontem, no Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, a Câmara Municipal de Castro Marim promoveu, na Biblioteca Municipal, pelas 18h00, o lançamento e apresentação do livro “Elza, Minha Luz”, de Almerinda Romeira e Edite Esteves, cuja receita de venda também reverterá a favor da Associação Oncológica do Algarve.