A presença do Turismo de Portugal nesta 33.ª edição da FITUR está assente no conceito “A vida num bairro português” que pretende transmitir aos visitantes uma série de experiências relacionadas com a vivência em comunidade, nas vertentes cultural, artística ou gastronómica, reproduzindo espaços como um restaurante, uma padaria ou um quiosque.
O júri foi unânime na atribuição da distinção, realçando a originalidade, a criatividade e a estética do stand, associada à recriação de um ambiente português que permitiu transmitir duas das principais características de Portugal: a hospitalidade e a genuinidade.
A administradora do Turismo de Portugal, Maria de Lurdes Vale, recebeu sexta-feira o prémio em Madrid das mãos da diretora da feira, Ana Larrañaga.
A experiência gastronómica que se pode viver no bairro é introduzida pelos alunos das Escolas de Hotelaria e Turismo de Lamego e Estoril que oferecem degustações de produtos tradicionais da gastronomia portuguesa (vinhos, azeites, conservas, pastéis de nata, enchidos) aos visitantes da feira, no espaço “Prove Portugal”.
A arte de bem receber está também em evidência, com o sorteio de prémios que permitem tomar contacto com Portugal através de ofertas de música de autores portugueses, produtos alimentares tradicionais, postais, poemas e vouchers para usufruir de experiências em Portugal.
“Viver Portugal/ Vivir Portugal” é o tema do stand nacional que destaca também o turismo religioso e a arquitetura portuguesa. O espaço reúne 24 empresas e sete regiões, num espaço com 815 m2, e está localizado nas posições 4C02 e 4C04, à entrada do pavilhão 4, na IFEMA – Feira de Madrid.
De Janeiro a Novembro de 2012 os turistas espanhóis geraram cerca de 3 milhões de dormidas em Portugal, contribuindo com mil milhões de euros em receitas turísticas.