Portugal arrecadou cerca de mil milhões de euros líquidos (998,2 milhões ?) em turismo internacional no último mês de Agosto. Constituiu-se, assim, um novo recorde, que superou o anterior máximo do mesmo período de 2011 em 8,5 (78 milhões de euros).
Portugal arrecadou cerca de mil milhões de euros líquidos (998,2 milhões €) em turismo internacional no último mês de Agosto. Constituiu-se, assim, um novo recorde, que superou o anterior máximo do mesmo período de 2011 em 8,5% (78 milhões de euros), anunciou esta segunda-feira o Banco de Portugal.
Naquele mês, por tradição o mês de maior atividade do turismo, as despesas de turistas estrangeiros em Portugal, isto é, as receitas turísticas, aumentaram 5,5% (66,77 milhões de euros) para 1.272,2 milhões, ao passo que os portugueses reduziram os gastos em viagens e turismo no estrangeiro em 4% (11,3 milhões) para 247 milhões.
Segundo os dados do Banco de Portugal, citados pela agência de notícias Presstur, a despesa dos turistas estrangeiros em Portugal tem tido aumentos homólogos consecutivos desde Dezembro de 2009, momento em que a crise económico-financeira mundial começou a atenuar-se.
Este ano, o maior aumento mensal homólogo em valor absoluto desta despesa ocorreu em Julho, mês em que entraram no país mais de 82,9 milhões de euros, seguido de Agosto, em que as receitas foram de 66,77 milhões.
Em percentagem, o maior aumento registou-se nos primeiros dois meses do ano, com um incremento de 10,9% no dinheiro deixado pelos turistas em Portugal em Fevereiro e de 9,6% em Janeiro.
Os mesmos dados mostram ainda que, depois de completos três quartos da época alta (de Junho a Agosto, inclusive), Portugal registava à data um aumento da receita global turística em 6,1% (174,57 milhões de euros).
Comentários
comentários