O Jardim São Lázaro, no Porto, é o típico jardim romântico cheio de flores e estátuas, árvores e canteiros e um pequeno coreto, refere a organização. Uma vez que foi o primeiro jardim público da cidade, inaugurado em 1834, o Urban Market resolveu revitalizá-lo através de várias iniciativas, tornando-o, novamente, um local de encontro das pessoas da metrópole.
Assim sendo, além da comercialização dos produtos nacionais das áreas de design de moda, art conception, joalharia, arts&crafts e design de mobiliário, o evento tentará voltar atrás no tempo e recuperar o antigo espírito do jardim através de concertos no coreto.
Entre as bandas convidadas destacam-se o grupo da escola de jazz do Porto, Jazz New Orleans, Dan Rivermen, SoulRichard, Ludgero Rosas e Usoutros. No primeiro dia da iniciativa, 8 de Setembro, a animação prolonga-se pela noite dentro com o Porto Sounds, na Praça dos Poveiros.
O certame conta, ainda, com a participação especial dos Anjos Urbanos Cabeleireiros e da Make-up Artist Joana Magano, bem como de vários alunos da Escola de Belas Artes da Faculdade do Porto que estarão no jardim a pintar e a desenhar à vista de todos. Paralelamente à venda dos produtos e aos concertos decorrerão, também, provas de vinhos organizadas pela Vindimeira, histórica casa do centro do Porto.
O evento organizado pela Portugal Lovers, entidade de marketing e eventos, em parceria com a Câmara Municipal do Porto, através da Porto Lazer, tem entrada livre. A meta desta edição do Urban Market é dinamizar o centro histórico daquela metrópole e cativar novos públicos, criadores e mercados.