Os desenhos são “um dos patrimónios pictóricos e científicos mais importantes dos últimos tempos”, conforme refere o jornal espanhol El Mundo e está agora disponível para todos o conhecerem em www.rjb.csic.es.
Mutis embarcou em 1783 numa verdadeira aventura científica para explorar o território de Granada (atual Colômbia), Panamá, Equador e Venezuela para além de algumas regiões no Brasil e Perú. Levava consigo uma equipa de 62 desenhadores e conseguiu assim formar uma colecção com milhares de desenhos da flora local tornando-se assim um dos pioneiros da Botânica.
Para o diretor do Real Jardin Botánico Gonzalo Nieto, citado pelo jornal espanhol Publico.es, a iniciativa “salda uma divida histórica para com a Colômbia”, ao disponibilizar uma “mostra singular da riquíssima diversidade biológica colombiana”.
Todas as ilustrações vêm referenciadas com informação relativa a cada imagem, nome do autor, formato e identificação da planta. A qualidade de resolução de cada ilustração é digna do legado histórico deixado pelo colombiano que se tornou uma referência neste campo.
O projeto de digitalização durou cerca de dois anos.