A curta metragem que cada equipa realizar será exibida numa sala de cinema em Lisboa, onde será sujeita à votação por parte de um júri e do público.
O 48 Hour Film Project visita Lisboa no fim-de-semana de 14 a 16 de maio. Nessa data, cineastas de todo país competirão para ver quem é capaz de fazer a melhor curta-metragem em apenas 48 horas. A equipa vencedora competirá contra filmes de todo o mundo. As vagas são limitadas.
Este ano, o critério para aceitação de equipas será baseado nos primeiros a efectuar o registo. Uma vez que o registo inicial esteja completo, a organização deixará equipas em lista de espera. Se uma das equipas registadas decidir abandonar o projecto, serão recrutadas novas equipas da lista de espera.
O registo custa 150 ou 130 euros se o pagamento do registo for feito antes do dia 1 de maio. O registo é feito através do site do projeto onde também se pode visionar alguns dos melhores filme das últimas edições do 48 Hour.
Mais de 80 cidades de seis continentes estão inscritas no 48 Hour Film Project de 2010, o maior número de cidades participantes desde a primeira edição do evento, há 10 anos. Casablanca [Marrocos], Joanesburgo [África do Sul] e Lima [Perú] participam pela primeira vez.