Ambiente

Zoomarine devolve tartarugas-marinhas ao mar

Mar e Magnólia, duas tartarugas resgatadas pela equipa do Porto d'Abrigo do Zoomarine de Albufeira, já estão completamente recuperadas e vão, esta quinta-feira, regressar ao seu habitat natural.
Versão para impressão
Mar e Magnólia, duas tartarugas resgatadas pela equipa do Porto d'Abrigo do Zoomarine de Albufeira (Pd'AZ), já estão completamente recuperadas e vão, esta quinta-feira, regressar ao seu habitat natural.
 
O lançamento das tartarugas ao mar, na zona de Albufeira, conta com o apoio da Marinha Portuguesa, sendo que os técnicos do centro de recuperação colocaram “micro-chips e anilhas nos animais para posterior identificação no caso de futuros avistamentos”, explica o Zoomarine.
 
Segundo informação avançada à imprensa, a tartaruga Mar foi encontrada por pescadores em 2015, presa numa rede de pesca. O outro animal, Magnólia, foi recolhido numa praia holandesa e encaminhada para os cuidados do Porto d'Abrigo. 
 
O Zoomarine relata que as tartarugas marinhas Mar e Magnólia demonstraram desde o início “uma franca recuperação de uma pneumonia e anemia (no caso de Mar) e de um problema controlo de apetite e estímulo à predação de alimento vivo (Magnólia)”. 
 
Com a missão de resgatar, reabilitar e devolver ao meio natural, o Porto d'Abrigo do Zoomarine tem atualmente a decorrer vários processos de recuperação de tartarugas marinhas e cágados, entre outros animais como lontras e focas. 
 
Após confirmação de que o processo de reabilitação clínica, nutricional ou comportamental está concluído, e de que o espécime em causa reúne as condições de sobrevivência no meio natural, o Pd'AZ procede à sua devolução. Com a libertação de Mar e Magnólia, sobe para 11 o número de animais marinhos que foram recupados pelo Pd'AZ. 
 
Com uma equipa permanente de dois Biólogos e uma Enfermeira Veterinária, o Pd'AZ conta ainda com a colaboração contínua de equipas de Medicina Veterinária, Controlo de Qualidade de água, Manutenção de Equipamentos, Informática, entre  outros profissionais que contribuem para o sucesso da reabilitação destes espécimes.

Notícia sugerida por Elsa Martins

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório