Ambiente

Zoo de Madrid vê nascer nova cria de panda gigante

O Zoo Aquarium de Madrid deu, recentemente, as boas-vindas a uma nova cria de panda gigante. Hua Zui Ba, a fêmea daquela espécie residente no parque zoológico do país vizinho, deu à luz na madrugada de sexta-feira.
Versão para impressão
O Zoo Aquarium de Madrid deu, recentemente, as boas-vindas a uma nova cria de panda gigante. Hua Zui Ba, a fêmea daquela espécie residente no parque zoológico do país vizinho, deu à luz na madrugada de sexta-feira e, segundo a equipa de veterinários envolvida no parto, tudo correu “muito bem”. 
 
De acordo com a agência EFE, este é o quarto exemplar de panda gigante a nascer em Madrid, depois de Chulin (nascido em 1992 e já falecido) e dos gêmeos Po e De, nascidos em 2010 e também filhos de Hua Zui Ba, que foram enviados há pouco tempo para a reserva de Chengdu, na China, para se assegurar a sua reprodução.
 
O nascimento da nova cria aconteceu às 03.45h da manhã do passado dia 30 depois de um parto natural que durou quatro horas e que foi o culminar de 131 dias de gestação, explica uma nota de imprensa divulgada pelo Zoo.
 
Fontes do parque explicaram à EFE que se aperceberam dos primeiros sintomas do parto quando Hua Zui Ba começou a revelar uma “agitação constante”, procurando “a intimidade do ninho”. 

Durante os próximos meses, os técnicos e veterinários espanhóis vão contar, com a ajuda de dois colaboradores da base da reserva de pandas gigantes de Chengdu, que vão viajar até Espanha para auxiliar a equipa nos cuidados com a cria e a progenitora.
 
Segundo os especialistas do zoo, este nascimento é “uma grande notícia internacional”, já que o panda gigante é uma espécie “em grave perigo de extinção” e que, atualmente, existem menos de 300 exemplares em cativeiro e apenas cerca de 1.600 em estado selvagem.
 

Comentários

comentários

Pub

Aid Global

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub