Ambiente

Zoo de Lisboa tem nova cria de Okapi

É mais um novo habitante para o Jardim Zoológico de Lisboa que anuncia o nascimento de uma nova cria de Okapi, a Girafa da Floresta. A cria macho nasceu no passado mês de outubro com 25 kg, mas só agora se encontra na parte exterior da instalação par
Versão para impressão
É mais um novo habitante para o Jardim Zoológico de Lisboa que anuncia o nascimento de uma nova cria de Okapi, a Girafa da Floresta. A cria macho nasceu no passado mês de outubro com 25 kg, mas só agora se encontra na parte exterior da instalação para que o público a possa visitar.

Em 2010, nasceram unicamente duas crias de Okapi em toda a Europa, mas apenas a portuguesa sobreviveu. O nascimento e sobrevivência desta cria, em Lisboa, são determinantes para a continuidade desta espécie, quase inexistente no habitat natural.

O Jardim Zoológico de Lisboa participa no Programa Europeu de Reprodução do Okapi (EEP) e apoia financeiramente o projeto da sua conservação no habitat natural, na República Democrática do Congo.

O Okapi, ou Girafa da Floresta, como também é conhecida, é uma espécie rara e a sua distribuição está muito concentrada nas florestas equatoriais do Nordeste e Centro-Leste da República Democrática do Congo onde está seriamente ameaçada pelo comércio, a caça desportiva e a perda de habitat como consequência da desflorestação.

O programa de conservação patrocinado pelo Zoo lisboeta foi iniciado em 1987 e tem como missão a conservação do Okapi em estado selvagem, preservando a dinâmica cultural e biológica da Floresta de Ituri.

O objetivo do Projeto de Conservação do Okapi é proteger os sistemas florestais naturais (Okapi Wildlife Reserve, com mais de 13.000 km2), apoiar e equipar os guardas florestais do governo, treinar e desenvolver infra-estruturas para melhorar a proteção dos animais selvagens e dos seus habitats, educando as comunidades para a conservação de recursos sustentáveis e promover práticas agrícolas alternativas.

Este programa é financiado por ONG´s, sendo que 1/3 desse financiamento é efetuado pelos Zoos que exibem Okapis nas suas instalações.

Comentários

comentários

Etiquetas

Pub

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório

Pub