Fitness & Bem-estar

Zoo de Lisboa tem cinco crias novas

Cinco novos bebés nasceram este ano no Jardim Zoológico de Lisboa. Uma Girafa-de-angola, dois Ádax e duas Palanca-ruana (estes dois últimos são espécies de antílopes) trazem nova vida ao zoo, reforçando-o como detentor de um dos mais elevados índices
Versão para impressão
Cinco novos bebés nasceram este ano no Jardim Zoológico de Lisboa. Uma Girafa-de-angola, dois Ádax e duas Palanca-ruana (estes dois últimos são espécies de antílopes) trazem nova vida ao zoo, reforçando-o como detentor de um dos mais elevados índices de reprodução da Europa.
 
Batizada com o nome Valentina, por ter nascido no dia de São Valentim (14 de Fevereiro), a mais jovem Girafa-de-angola do zoo completa uma família da qual fazem parte mais dois irmãos (Vasco e David), os pais (Babá e Barnabé) e ainda uma avó, Java, que já atingiu os 25 anos.
 
O animal, cuja espécie tem origem angolana, vai ser amamentado e defendido pela mãe até aos oito meses, mas apenas pode ser considerado adulto aos quatro anos, depois de atingir a maturidade sexual.
 
Outros dois membros da fauna no Jardim Zoológico são dois Ádax machos, de famílias distintas, um nascido em Janeiro e o outro em Fevereiro.
 
O nascimento das crias, filhas de progenitoras também nascidas no zoo, tem um significado especial, uma vez que a espécie já esteve extinta no seu habitat natural e que o Jardim Zoológico de Lisboa participou na sua reintrodução no meio selvagem.
 
Os Ádax têm a particularidade de mudar a cor da pelagem conforme a estação do ano, e distinguem-se pelos cornos “finos, anelados e espiralados”, como explica, em comunicado, o Jardim Zoológico.
 
Outra espécie da família dos antílopes, a Palanca-ruana, viu o agregado familiar no zoo a aumentar, com um macho e uma fêmea, também nascidos, respetivamente, em Janeiro e Fevereiro.
 
Esta espécie organiza-se em grupos com um macho dominante que expulsa todos os outros machos do grupo assim que estes completam dois anos de idade. Os animais expulsos formam, depois, um grupo de solteiros.

Comentários

comentários

BN TV

O Boas Notícias está de volta!

Live Facebook

Correio do Leitor

Subscreva a nossa Newsletter!

Receba notícias atualizadas no seu email!
* obrigatório